Romance no mundo da fantasia

A badalada escritora americana Victoria Schwab participou da XX edição da Bienal do Livro Rio, nesta terça-feira, como convidada especial da mesa de debate “O desenvolvimento de histórias de romance em livros de fantasia”, promovida pelo Grupo Editorial Record. Autora do best-seller “Vicious” e da série “Shades of Magic”, ela conversou com os fãs de forma virtual e explicou sua paixão por esse universo.

“Eu cresci querendo que o mundo fosse estranho, mais estranho do que era. É a razão pela qual sou sempre atraída pelo especulativo, pelo sobrenatural. Eu trato a fantasia como uma metáfora. Eu adoro dar forma física e concreta a uma ideia, e nada melhor do que acrescentar o romance a essa realidade”, disse ela a uma plateia cheia.

A autora dividiu com o público o que a levou a criar um pseudônimo – ela escreve para todas as idades e usa duas formas de assinar seus livros: Victoria Schwab para o público infantil, e V. E. Schwab para as obras destinadas ao público adulto.

“Acho o mercado americano muito sexista, e muitos leitores homens não leem livros de ficção científica e fantasia escritos por mulheres, por isso, adotei também um pseudônimo de gênero neutro”, contou aos fãs.

Na mesa de debate, que teve mediação de Giu Domingues, escritora brasileira também especialista em fantasia e romance, Schwab contou detalhes de seu processo de criação.

“Eu começo sempre pelo fim. Algo que seja emocionante, que me dê vontade de continuar escrevendo. Começar pelo fim faz com que eu já tenha um caminho para percorrer. Pelo fim eu formei a história e comecei a criar um espaço de descoberta pelos capítulos”, explicou, tirando dúvidas dos visitantes presentes.

Rayssa Rayde, de 17 anos, foi a primeira da fila para entrar no espaço “Estação Plural” e assistir à conversa de sua escritora favorita. “Eu a admiro muito. Ela é incrível, seus livros são incríveis”.

As falas de Victoria Schwab contaram com tradução simultânea e também tradução para a linguagem de sinais. Todas as mesas de debate da Bienal do Livro Rio estão sendo transmitidas pelo site do evento.