Programação

Confira a programação completa da Bienal 2021!

08 de dezembro - quarta

JUNTE-SE COM A TURMA DA MÔNICA JOVEM EM XÔ FAKE NEWS (SESSÃO EXPOSITOR EDIOURO – ON-LINE)
SESSÃO TOTALMENTE ON-LINE 11:00

JUNTE-SE COM A TURMA DA MÔNICA JOVEM EM XÔ FAKE NEWS (SESSÃO EXPOSITOR EDIOURO – ON-LINE)

CONVIDADOS: MAURICIO DE SOUSA (ON-LINE), JANUÁRIA ALVES (ON-LINE) E CAMILA COUTINHO (ON-LINE)
MEDIADORA: MARIA CLARA CABRAL

O mundo digital já é parte da vida de crianças e jovens do mundo inteiro. Segundo dados do UNICEF, um em cada três usuários da internet no mundo tem entre 0 e 18 anos. No Brasil, a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019 aponta que 89% da população de 9 a 17 anos é usuária da rede. Esse enorme contingente de crianças e jovens está exposto a cada momento à toda sorte de informações falsas, gerando muita angústia e desinformação. Agora a Turma da Mônica Jovem, capitaneada pela Tina, entra nessa cruzada pelo combate às fake news. No livro “#Xôfakenews – uma história de verdades e mentiras”, escrito pela escritora/educomunicadora Januária Cristina Alves e ilustrado por Mauricio de Sousa, os mais queridos personagens infantis do Brasil orientam seu público a navegar nas redes com segurança e responsabilidade. A obra traz também uma entrevista especial com a influenciadora digital Camila Coutinho. Esse trio estará junto, virtualmente, mediado pela jornalista Maria Clara Cabral, criadora da revista infantojuvenil Qualé, para falar sobre o livro e sobre esse tema que é tão urgente para a sociedade.

OS DESAFIOS DE NOS TORNAR QUEM SOMOS (SESSÃO EXPOSITOR – INTRÍNSECA)
PAVILHÃO AZUL - ESTAÇÃO PLURAL 15:00

OS DESAFIOS DE NOS TORNAR QUEM SOMOS (SESSÃO EXPOSITOR – INTRÍNSECA)

JENNA EVANS WELCH (ON-LINE) E TRACY DEONN (ON-LINE)
MEDIADORA: CLARA SAVELLI

Assim como seus leitores, muitos personagens de romances para jovens precisam descobrir quem desejam se tornar e qual o seu lugar no mundo. Nesta mesa, as autoras Jenna Evans Welch e Tracy Deonn falam de seus livros Amor & azeitonas e Lendários, respectivamente, e conversam sobre histórias de amadurecimento e os desafios em traçar seu próprio caminho na vida. A mediação será feita pela escritora Clara Savelli, autora de As férias da minha vida.

POLITICA É POP
Pavilhão Azul - Estação Plural 17h

POLITICA É POP

Convidados: GABRIELA PRIOLI, VÍTOR DICASTRO E BIELO PEREIRA
Mediadora: CLAUDIA SARDINHA

Gabriela Prioli, Felipe Neto, Vitor diCastro e Bielo Pereira contam como a nova geração, que parecia “desconectada” da política, ganha milhões de seguidores causando “boom” on-line!

FÉ E JUVENTUDE
Pavilhão Azul - Estação Plural 19h

FÉ E JUVENTUDE

Convidados: PEDRO SIQUEIRA, YALORIXÁ LUANA DE OYÁ, PASTOR HENRIQUE VIEIRA E RABINO LUCCA MYARA
Mediador: PEDRO ALVARENGA

O desejo de menos intolerância religiosa, mais respeito em relação às diferenças e a união entre os povos são posicionamentos comuns de Pedro Siqueira, Yalorixá Luana de Oyá, Pastor Henrique Vieira e Rabino Lucca Myara. Estes jovens estão à frente de diferentes movimentos religiosos e transitam por diversas mídias para expressar sua fé, passar mensagens de esperança e se conectar. Com a proposta de promover um diálogo entre diferentes religiões e o público, esta mesa conta com a mediação de Pedro Alvarenga.

Retirada de senhas para a Estação Plural:

As senhas de acesso para a Estação Plural serão distribuídas 1h antes do início de cada painel da programação oficial. Os interessados devem ir até a Central de Distribuição de Senhas, em frente à Praça Central, para garantir o seu lugar. Após o encerramento, os autores confirmados para autógrafos atenderão até 50 pessoas que estiverem com a pulseira diferenciada pelo “pin” na cor de cada autor.

Retirada de senhas para a Praça de Autógrafos:

As senhas para autógrafos serão distribuídas 1h antes do início de cada painel da programação oficial, junto com a pulseira da sessão, na Central de Distribuição de Senhas, em frente à Praça Central. As filas, na Praça de Autógrafos, estarão identificadas com a cor do pin de cada autor.

Observações:

  • A distribuição de senhas é limitada a uma (1) por pessoa, respeitando a capacidade do espaço;
  • O autógrafo é limitado a um (1) por pessoa portadora da pulseira com direito a autógrafo;
  • Só terá direito ao autógrafo quem estiver com um livro físico ou digital do autor;
  • A senha é válida somente para o mesmo dia de retirada;
  • As senhas dos painéis não garantem acesso à nenhuma sessão de autógrafos, apenas as identificadas com o “pin”;
  • Não tem tolerância de entrada nos painéis. Quem tiver pulseira tem acesso ao espaço até o encerramento da mesa.

*A programação cultural da Bienal está sujeita a alterações sem aviso prévio.