“O senhor dos anéis: Os anéis de poder” revela as origens do caos na Terra-média

Tudo ganha proporções astronômicas quando se fala do trabalho de J. R. R. Tolkien (1892-1973), criador do épico O senhor dos anéis, com suas mais de 1,5 mil páginas, e histórias paralelas. O universo literário do britânico, indispensável para qualquer fã de fantasia, serviu de base para adaptações cinematográficas de enorme sucesso — O retorno do rei (2003), por exemplo, ganhou 11 estatuetas do Oscar.

Agora, depois de pelo menos cinco anos de espera, os aficionados pela Terra-média e seus curiosos habitantes podem comemorar. Os oito episódios da série O senhor dos anéis: Os anéis de poder, uma produção original da Amazon Prime Video, ganhou teaser — que, em inglês, conta com mais de 28 milhões de visualizações — e tem data de estreia confirmada: 2 de setembro.

Desde que os direitos de produção foram adquiridos, em 2017, as informações vêm sendo liberadas em doses homeopáticas. Mas já dá para ter uma boa ideia do que esperar. Os anéis de poder se passa na Segunda Era da Terra-média, milhares de anos antes dos eventos ocorridos em O senhor dos anéis, que trata da Terceira Era, e depois dos narrados em O Silmarillion, relativos à Primeira.

A nova série, conduzida por Patrick McKay e John D. Payne, vai mostrar como os anéis foram forjados, distribuídos entre diferentes raças e, posteriormente, responsáveis por toda guerra e destruição ocorridas na Terra-média — tendo Sauron, futuro dono do poderoso Um Anel, capaz de controlar todos os outros 19 anéis, como o vilão que ameaça a liberdade e paz dos elfos, homens e anões.

Galadriel (Morfydd Clark) em cena do teaser da série.

Resumão e curiosidades

  • O senhor dos anéis: Os anéis do poder terá 8 episódios
  • É uma produção original da Amazon Prime Video
  • Patrick McKay e John D. Payne são os criadores da série
  • As gravações aconteceram na Nova Zelândia
  • É o mesmo local em que a trilogia de Peter Jackson (A sociedade do anel, As duas torres e O retorno do rei) foi gravada
  • Conta a história de como, na Segunda Era da Terra-média, os anéis foram forjados e distribuídos
  • Os eventos acontecem antes de O senhor dos anéis, que trata da Terceira Era
  • E depois das narrativas de O Silmarillion, relativas à Primeira Era
  • A temporada de estreia custou 462 milhões de dólares
  • De acordo com o iMDB, a Amazon pretende gastar pelo menos 1 bilhão de dólares ao todo
Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin), peças-chaves na Grande Guerra do Anel.

Os anéis de poder: detalhes

“Você já se perguntou o que mais tem por aí? Existem maravilhas nesse mundo que estão além da imaginação”, diz a narradora na abertura do teaser da série, cuja primeira temporada, segundo a Variety, custou 462 milhões de dólares. Quando se trata de uma adaptação do universo de Tolkien, não poderia haver definição melhor.

São muitos personagens, detalhes e informações que precisam ser conhecidos para compreender bem os eventos da Segunda Era. Para a mesma revista, McKay e Payne explicaram a narrativa de Os anéis de poder desta forma: “A forja dos anéis… anéis para os elfos, para os anões, para os homens, e então o anel usado por Sauron para enganar todos eles. É a história da criação de todos esses poderes, de onde eles vieram e o que causaram para cada uma dessas raças.”

Estão confirmados na série personagens já conhecidos pelo público de O senhor dos anéis, como os elfos Galadriel (Morfydd Clark) e Elrond (Robert Aramayo), que aparecem interpretados por atores diferentes na clássica trilogia de Peter Jackson, e o humano Isildur (Maxim Baldry), responsável por cortar o braço de Sauron e fazer com que o Um Anel se perdesse, o que é motivo da Grande Guerra do Anel na Terceira Era — encabeçada por Frodo, Sam, Aragorn, Gandalf e companhia, figurinhas carimbadas de quem já mergulhou nesse universo.

George Martin também vem por aí

Outra série muito esperada pelos fãs de fantasia é House of the Dragon, baseado no livro Fogo & sangue, de George R. R. Martin. A Bienal 360ºvisitou aspectos da produção, que se passa dois séculos antes dos eventos de Game of thrones e acompanha as gerações que fundaram a Casa Targaryen, senhores de dragões de linhagem ancestral.