Livro de Gabriela Prioli discute política de forma acessível

Para incentivar a diversidade de pensamento e tentar mostrar que política não é exatamente um bicho de sete cabeças, a advogada e apresentadora da CNN Brasil Gabriela Prioli lançou seu primeiro livro, Política é para todos. Segundo a autora, no texto de introdução da obra, o objetivo é “familiarizar o leitor com as engrenagens políticas que afetam tão profundamente as dinâmicas da nossa sociedade”.

A paulistana, que mantém um Clube do Livro com o filósofo Leandro Karnal, já vinha abordando política de forma acessível em seu canal no YouTube e conta do Instagram, onde tem 2 milhões de seguidores. “Foi um esforço conseguir colocar num livro essa conversa informal que a gente tem por aqui [nas redes sociais], mas ficou do jeitinho que eu queria: para todo mundo entender”, comenta no vídeo de divulgação da obra.

Assim, o livro parece surgir como um apoio para as pessoas compreenderem conceitos que costumam ser debatidos diariamente nas redes sociais, mesmo sem embasamento, em uma época que “todo mundo tem que ter um posicionamento sobre tudo”, de acordo com uma fala de Gabriela no Instagram. Alguns temas discutidos em Política é para todos são:

  • Democracia
  • Presidencialismo
  • Harmonia entre os poderes
  • Atribuição de cada uma das esferas
  • Federalismo
  • Estado Democrático de Direito
Gabriela Prioli, autora de Política é para todos. Foto: Reprodução/Facebook

Alimentar a criatividade

Seguindo a ideia de tornar a discussão acessível, longe da “pegada” afirmativa que parece reinar em tempos de polarização política, o livro de estreia de Gabriela Prioli é divido em nove capítulos — sem contar uma extensa bibliografia e indicações de filmes, séries e documentários.

Todas as partes do conjunto são interrogativas. “Estado e política: por que é importante conhecer?”, “Qual o papel dos eleitores no processo democrático?” e “Como participar da política além das eleições?” são algumas das questões levantadas — e analisadas — por Gabriela na obra.

Para quem busca um manual de posicionamento político sólido, como uma cartilha a ser seguida, não se engane. De acordo com a autora, a diversidade de pensamento, que alimenta a criatividade para buscar soluções para os problemas que assolam o país, é essencial. Sem isso, a gente fica preso no mesmo lugar e “deixa o mundo mais pobre de ideias”.

Conheça Gabriela Prioli

  • Nasceu em São Paulo (SP), em 1986
  • Formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é mestre pela Universidade de São Paulo
  • Deu aulas, como professora convidada, no curso de pós-graduação em Direito e processo penal do Mackenzie
  • Estreou na televisão no quadro “O Grande Debate”
  • É apresentadora da CNN Brasil
  • Tem 2 milhões de seguidores no Instagram
  • Tem 785 mil inscritos no YouTube, com quase 40 milhões de visualizações
  • É uma das embaixadoras do site de vendas de livros Submarino, parceiro da Bienal 360º
  • Assinou uma coluna na Folha de S.Paulo entre junho de 2020 e abril de 2021
  • Política é para todos é seu primeiro livro 

Clube do Livro

É válido lembrar que Gabriela Prioli tem uma relação estreita com a literatura. “A leitura mudou minha vida. Me permitiu conhecer um amor fisicamente ausente. Me fez compreender mais sobre mim e o mundo que me circunda. As pessoas me conheceram no debate e eu me coloquei nos debates da vida pela segurança que adquiri com os livros”, disse em entrevista concedida à Bienal 360º em março deste ano.

Após o sucesso de seu primeiro Clube de Leitura, que reuniu mais de seis mil inscritos e analisou nove obras no ano passado, Gabriela se juntou ao filósofo Leandro Karnal para dar continuidade à jornada literária, trazendo especialistas para debater diferentes assuntos. O site do projeto, no entanto, informa que as vendas estão encerradas.

Para quem achou a ideia interessante e pretende ficar de olho em possíveis edições futuras, os criadores informam que o Clube é voltado aos que desejam “evoluir pessoal e profissionalmente com ajuda dos livros” e “precisa de um incentivo para colocar suas leituras em dia”.

Compre o livro na loja Bienal Rio

Política é para todos
Gabriela Prioli
Companhia das Letras
272 págs.