Jenna Evans Welch ambienta seu novo romance na Grécia

Jenna Evans Welch é uma autora obcecada por paisagens belas e grandiosas, que costumam servir como pano de fundo para seus romances de sucesso. Depois de levar os leitores para os campos da Toscana e as estradas irlandesas, agora o cenário é a Grécia, onde se passa seu mais recente romance, Amor & azeitonas.

Sucesso no Brasil com seus dois livros anteriores, Amor & gelato e Amor & sorte, Jenna é uma das atrações internacionais da Bienal do Rio. Ela participa do evento no dia 8 de dezembro, às 15h, ao lado de Tracy Deonn, autora da série Lendários. As duas autoras conversam sobre o tema “Os desafios de nos tornar quem somos”, sob a mediação da escritora brasileira Clara Savelli.

Jenna Evans Welch nasceu nos Estados Unidos, mas passou parte da adolescência na Itália. Ela entrou para a lista do mais vendidos do The New York Times e se tornou uma best-seller com um livro emocionante, que fala de perda, amor e autoconhecimento. O título, Amor & gelato, é bastante autossugestivo e tem tudo a ver com a própria trajetória da autora. 

Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali.

Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.

Jenna Evans Welch, autora de Amor & azeitonas. Foto: Maggie Herbst/Echo Photography

Jenna Evans Welch

  • É americana e tem 35 anos
  • Passou parte da adolescência na Toscana
  • Daí a influência italiana em sua obras-primas
  • Tem três livros: Amor & gelato, Amor & sorte e Amor & azeitonas
  • O primeiro livro virou best-seller do New York Times
  • As tramas são ambientadas em cenários inspiradores
  • A editora Intrínseca reuniu os três livros na caixa Amor & livros

Irlanda

Com o sucesso estrondoso do primeiro livro, Jenna empreendeu uma viagem de carro ao cenário de Amor & sorte. Por sugestão de sua editora, ela viajou pela Irlanda, reconhecendo a paisagem que serviria como pano de fundo de sua nova narrativa. 

Isso certamente deu ainda mais verossimilhança para a competente e envolvente história de Addie, que está visitando a Irlanda com a família e tentando aproveitar a paisagem verdejante para não pensar em seu coração partido.

Ela precisa relaxar, porque assim que voltar aos Estados Unidos vai ter que enfrentar as consequências do fim terrível de seu romance de verão. Até lá, só quer descansar enquanto os pais não descobrem o que aconteceu. Mas Ian, seu irmão mais velho, sabe de tudo e não a deixa em paz.

E aqui Jenna usa mais uma vez um recurso que está presente em seus três livros: o mistério. Addie descobre que Ian também está guardando segredos. Depois de uma série de imprevistos, em vez de ir visitar Lina, sua melhor amiga, na Itália, Addie se junta ao irmão em uma inesperada viagem de carro.

Jenna Evans Welch na Grécia

Amor & azeitonas, assim como os livros antecessores, é repleto de segredos intrigantes, tendo como cenário Ilha de Santorini, na Grécia. Jenna apresenta a história da greco-americana Liv Varanakis e seu pai, Nico, um homem obcecado pela lenda da cidade perdida de Atlântida. 

Logo de início, a escritora já chama o leitor para selar o velho pacto da leitura. “Tem uma coisa que nunca contei a ninguém. Nem ao meu namorado, nem ao meu padrasto, nem aos meus amigos, mas é importante para a história, então acho melhor contar logo no início.”  

E o livro “fisga” logo de cara, porque já nas primeiras páginas apresenta uma série de situações que, aos poucos, e de forma cativante, vão se desenrolar ao longo do romance, com seus desdobramentos, claro.

Durante a infância de Liv, encontrar a cidade era o grande sonho que os unia. Após ser abandonada pelo pai, a jovem reconstrói sua vida sem qualquer vestígio de Nico ou de sua fantasia antiga. Tudo muda quando Liv recebe um postal do pai convidando-a para ir à Grécia ajudá-lo a gravar um documentário sobre seu assunto favorito.

A contragosto, Liv aceita o convite e terá que lidar não só com sentimentos reprimidos, mas também deixar para trás a vida que construiu e mergulhar no inesperado.

Em meio a milhares de perguntas, emoções difíceis e momentos constrangedores, Liv tenta desfrutar as praias paradisíacas e outras atrações locais, além de aproveitar a companhia de Theo, o charmoso assistente de seu pai. Mas, à medida que os dias passam, a jovem percebe que algo muito mais importante que Atlântida a levou até lá.

Jenna sempre faz questão de lembrar a leitora voraz que sempre foi, e que o sonho de ser escritora a perseguiu desde que se entende por gente. Mas que, em sua época de jovem leitora, a oferta de bons livros Young Adult não eram das melhores. Então ela foi fazer os romances que gostaria de ler quando mais jovem. E, a considerar seus três primeiros livros, está sendo muito bem sucedida. 

Compre o livro na loja Bienal Rio

Amor & azeitonas
Jenna Evans Welch
Trad.: Viviane Diniz
Intrínseca
448 págs.