“Harry Potter e a câmara secreta”, de J. K. Rowling, está de cara nova

A Bienal 360o já escreveu sobre o eterno encanto da saga Harry Potter, criada por J. K. Rowling, e visitou sua publicação mais recente, Jack e o porquinho de Natal. Agora, aos que estavam com saudades do mundo mágico da autora britânica, a Rocco traz novidades: uma nova edição de Harry Potter e a câmara secreta, com projeto gráfico do estúdio MinaLima.

Não há alterações na história do livro, que acompanha um jovem Harry a resolver estranhos mistérios em Hogwarts, mas a leitura ganha novos ares. O estúdio MinaLima, afinal, foi responsável por criar o estilo gráfico de todos os filmes de Harry Potter — um trabalho que teve início em 2001 e se estendeu até o final das adaptações.

O estúdio foi além, envolvendo-se na concepção de elementos gráficos para o Wizarding World e criando adereços para a série cinematográfica Animais fantásticos e onde habitam. Já o novo projeto de Harry Potter e a câmara secreta oferece muitos toques especiais para os fãs da saga. Além de capa dura e papel especial, Miraphora Mina e Eduardo Lima deram ao livro ilustrações vibrantes e elementos interativos.

J. K. Rowling, autora de Harry Potter e a câmara secreta.

Estúdio MinaLima

  • Criado em 2009 por Miraphora Lima e Eduardo Lima
  • Mina é formada em Design de Teatro pela Central Saint Martins School of Art and Design de Londres em 1987
  • Lima é formado em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • A dupla trabalhou, antes de ter o próprio estúdio, em todos os filmes da série Harry Potter
  • Ainda no universo do bruxo, o MinaLima trabalhou no Wizarding World
  • E criou adereços gráficos para série de filmes Animais fantásticos e onde habitam
  • Sweeney Todd, A bússola de ouro e O jogo da imitação são outros filmes que têm a mão do estúdio MinaLima
  • Mantém um site oficial

Harry Potter e a câmara secreta

No início de Harry Potter e a câmara secreta, o bruxinho está de volta à casa dos Dusrley, seus tios carrascos. Ele sente tanta falta de Hogwarts, onde passou o ano anterior — em história contada em Harry Potter e a pedra filosofal, também ilustrado pelo MinaLima—, que parece ter uma dor de barriga permanente.

Se antes parecia ser necessário tolerar todos os maus-tratos, como se não tivesse nada a ser feito, Potter agora sabe que é especial. Um bruxo. “Os Dursley eram o que os bruxos chamavam de trouxas (sem um pinto de sangue mágico na veia) e na opinião deles ter um bruxo na família era uma questão da mais profunda vergonha”, diz trecho da obra.

Todo esse terror vai acabar quando mais um ano letivo em Hogwarts tiver início. Ou quase todo. Em seu segundo ano na escola de magia, o menino que sobreviveu ao ataque de Lorde Voldemort vai ter que lidar com o arrogante professor Gilderoy Lockart e conhecerá a Murta-Que-Geme, um espírito que assombra o banheiro das meninas.

Isso é apenas o começo. O verdadeiro problemas surge quando os alunos de Hogwarts começam a virar pedra — e uma verdadeira caçada tem início. Quem será o responsável por esses atos bárbaros? O próprio Harry? Ou o grandalhão Hagrid, cujo passado é revelado?

Apesar das muitas pedras no caminho, é neste volume que Harry começa a se envolver, de uma maneira ainda bastante inocente, com Gina Weasley, irmã caçula de seu melhor amigo. Quem sabe como a série de livros termina tem ideia de como esse momento é decisivo para a vida dos dois, que ainda hão de enfrentar muita, mas muita encrenca no decorrer das mais de 3 mil páginas da saga.

Compre o livro na loja Bienal Rio

Harry Potter e a câmara secreta
J. K. Rowling
Trad.: Lia Wyler
Ilustrações: MinaLima
Rocco Jovens Leitores
400 págs.