Do Wattpad às listas de mais vendidos: a história de Ariana Godoy

Se há ainda certo preconceito em relação às publicações independentes, principalmente na internet, alguns fenômenos editoriais estão ajudando a soterrar qualquer tipo de desconfiança. O romance Através da minha janela, da venezuelana Ariana Godoy, saiu direto do Wattpad para as listas de mais vendidos, inclusive no Brasil.

Publicado recentemente pela Intrínseca, o livro alcançou a incrível marca de 300 milhões de acessos na plataforma que já impulsionou outras jovens autoras, como Anna Todd, norte-americana que escreveu a série de livros After e que tem a mesma idade de Ariana Godoy, 32 anos.  

Mas é claro que o sucesso não veio “do nada”. Apesar de jovem, Ariana começou a escrever muito cedo e, por conta da falta de condições financeiras, comprou seu primeiro computador quando já tinha várias histórias prontas.

A vida de privações na Venezuela a fez migrar para os Estados Unidos, onde vive há seis anos com o marido na Carolina do Norte. Ela é professora e escreve seus romances nas horas de folga. 

Ariana Godoy, autora de Através da minha janela.

O livro de Ariana Godoy

Com um linguagem bem característica de relatos adolescentes, na primeira pessoa, Através da minha janela também mistura dramas típicos do início da juventude: os primeiros amores, insegurança, rejeição e atém mesmo uma certa “luta de classes” no meio de uma paixão.

Ainda criança, a tímida Raquel se apaixona pelo vizinho Ares Hidalgo, um garoto misterioso da família mais rica do bairro. Sem coragem de se aproximar do menino, Raquel passa a observar todos os passos dele pela janela do seu quarto — daí o título do livro.

Porém, ao fazer 18 anos e prestes a ir para a faculdade, a jovem decide que chegou a hora de conquistá-lo. Depois de um desentendimento envolvendo uma senha de wi-fi, Raquel e Ares se aproximam, e tem início um jogo de atração e obsessão entre os dois. Mas essa relação conturbada e ardente pode levá-la a caminhos tortuosos, e Raquel precisará decidir se o amor de Ares realmente vale a pena.

Suspiro só de pensar, e corações imaginários flutuam ao meu redor. Ares não estuda no meu colégio, e sim em uma prestigiada escola particular. Mesmo assim, arquitetei um horário para vê-lo. Digamos que tenho uma obsessão não muito saudável por ele. Ares é meu amor platônico desde que o vi brincando com uma bola de futebol no quintal dos fundos da casa dele, quando eu tinha só oito anos. Mas minha obsessão foi diminuindo com o tempo, porque nunca troquei uma palavra com ele, nem sequer um simples olhar.

Filme

Através da minha janela é o primeiro volume da trilogia Os irmãos Hidalgo, que acompanha as aventuras amorosas de Ares e seus outros dois irmãos, Ártemis e Apolo — os pais deles eram fascinados pela mitologia grega.

Em fevereiro, a adaptação cinematográfica estreou na Netflix e já é um dos filmes mais assistidos do streaming. Há algumas mudanças em relação ao romance. No livro, Raquel é filha de mexicanos, e no filme a história se passa na Espanha. Mas no geral, o romance, com sua grande carga autobiográfica, está mantido na tela.

Compre o livro na loja Bienal Rio

Através da minha janela
Ariana Godoy
Trad.: Karoline Melo, Lorrane Fortunato e Tamara Sender
Intrínseca
448 págs.