Como entrar no mundo de “Sombra e ossos”, de Leigh Bardugo

A eterna batalha entre luz e trevas está no centro da Trilogia Grisha, da israelense Leigh Bardugo. O primeiro livro, Sombra e ossos, inspirou uma série homônima da Netflix. Além disso, a adaptação também traz elementos da duologia Six of crows, assinada pela mesma autora. O anúncio oficial da segunda temporada, ainda sem data definida de estreia, foi feito no último dia 7 de junho.

Sol e tormenta e Ruína e ascensão são os dois outros títulos que compõem a Trilogia Grisha. O universo criado pela escritora naturalizada norte-americana, que bebe de águas tradicionais da literatura de fantasia, não vai ser estranho aos leitores de As crônicas de gelo e fogo (George R. R. Martin), Senhor dos anéis (J. R. R. Tolkien) e Jogos vorazes (Suzanne Collins), todos adaptados para o audiovisual com sucesso.

Em Sombra e ossos, há uma heroína (Alina Starkov, interpretada na série por Jessie Mei Li), palavras próprias do universo ficcional (como Grishas, que remete aos sujeitos que têm diferentes tipos de poderes), romances conturbados e um sem-fim de intrigas. É preciso de um mapa inteiro, que pode ser conferido mais abaixo, para se localizar no mundo ficcional de Leigh Bardugo.

Leigh Bardugo, autora da Trilogia Grisha e da duologia Six of crows. Foto: Divulgação/Talli Song Roth

Ravka e os Grishas

Em entrevista ao Los Angeles Times, Leigh Bardugo conta que seus livros favoritos de fantasia são inspirados na Europa medieval. Assim, ao criar seu próprio mundo fictício, ela precisou de uma referência de mundo concreta. “Rússia foi uma escolha natural”, conta ao jornal, explicando que os elementos da narrativa — exércitos imensos, guerras, abismos sociais — tornaram a escolha fácil.

Na trama, a monarquia de Ravka é dividida em Leste e Oeste pela Dobra das Sombras — espécie de fenda inabitável, criada por um Grisha de nome Herege Negro e povoada pelas Volcras, criaturas aladas perigosas. Quem encabeça a narrativa é Alina Starkov, órfã que trabalha como cartógrafa para o Primeiro Exército — ao lado de Malyen Oretsev (interpretado por Archie Renaux), o Maly, seu melhor amigo e amor secreto.

A outra unidade militar, chamada Segundo Exército, é dos Grishas. Sob a liderança do general Kirigan (Ben Barnes), os “praticantes da Pequena Ciência” são divididos de acordo com a seguinte hierarquia: Corporalki (a ordem dos vivos e dos mortos, que podem afetar positiva ou negativamente o funcionamento do corpo das pessoas), Etherealki (a ordem dos conjuradores, que manipulam elementos) e Materialki (a ordem dos fabricadores, capazes de moldar formas e produzir venenos e explosivos).

Trama central e Grishas especiais

Além de ser dividido em Leste e Oeste pela Dobra das Sombras, o reino de Ravka tem outras dores de cabeça: os inimigos de Fjerda, do norte, e os de Shu Han, no sul. Alina, por ser meio de Shu, sofre preconceito de seus pares no exército.

A situação muda radicalmente após a descoberta que dita os rumos da série — na trilogia e na adaptação: a de que a personagem não é apenas uma cartógrafa, mas sim uma Grisha. Assim como o general Kirigan, o único de Ravka capaz de manipular sombras, Alina é uma Grisha muito rara, conhecida como Conjuradora do Sol.

O poder dela, demonstrado já no primeiro episódio da série, é o oposto do de Kirigan: controlar e manipular a luz. Depois dessa revelação, a protagonista passa a treinar com os outros Grishas e se torna a grande esperança da nação à qual pertence, já que pode ser a única capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka.

Alina Starkov (interpretada por Jessie Mei Li) e Malyen Oretsev (Archie Renaux).

Six of crows

O outro núcleo da adaptação da Netflix, e espécie de spin-off da Trilogia Grisha, fica por conta dos personagens que fazem parte dos livros Six of crows: sangue e mentiras e Crooked kingdom: vingança e redenção. A narrativa começa em Ketterdam, uma meca da subversão, onde acontecem jogatinas, há prostituição e Grishas são escravizados. Tudo que importa é lucrar — e onde há ganância e dinheiro, sabe-se bem, há violência e corrupção.

As tramas acompanham, entre outros personagens, o líder trapaceiro Kaz Brekker (interpretado por Freddy Carter), o pistoleiro Jasper Fahey (Kit Young) e a espiã Inej Ghafa (Amita Suman). Eles formam o Clube do Corvo e são aqueles clássicos vilões carismáticos, que ganham o público, mas são capazes de atrocidades para concluir um trabalho bem pago — um desses trabalhos, na adaptação, envolve o pessoal de Ravka.   

É melhor Alina Starkov tomar cuidado. Ou o Clube é que deveria repensar essa missão?

Compre os livros na loja Bienal Rio

Sombra e ossos
Leigh Bardugo
Trad.: Eric Novello
Planeta
288 págs.

Sol e tormenta
Leigh Bardugo
Trad.: Eric Novello
Planeta
352 págs.

Ruína e ascensão
Leigh Bardugo
Trad.: Eric Novello
Planeta
336 págs.

Six of crows: sangue e mentiras
Leigh Bardugo
Trad.: Eric Novello
Gutenberg
376 págs.

Crooked kingdom: vingança e redenção
Leigh Bardugo
Trad.: Eric Novello
Gutenberg 448 págs.