Cinco grandes livros para uma longa jornada

Há leitores que curtem ler vários livros ao mesmo tempo. Uma leitura aos pedaços para que várias obras tenham espaço simultaneamente na cabeceira da cama. Mas há quem prefira entrar em um universo ficcional e ficar lá por uma longa temporada. E há ótimos livros que possibilitam essa imersão.

A Bienal 360° separou cinco obras de grande fôlego que conseguem “fisgar” o leitor do começo ao fim da história. Do horripilante It, a coisa, do mestre do suspense Stephen King, à bíblia da literatura de fantasia, O senhor dos anéis, são milhares de páginas para fazer a alegria de leitores obstinados.

It, a coisa
Stephen King

O 17° romance do gênio do suspense e terror voltou a ser comentado e lido após as recentes adaptações cinematográficas, que conquistaram fãs das mais diversas idades, principalmente as crianças. Com 1.104 páginas, o livro é uma verdadeira odisseia do terror. Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade.

It, a coisa
Stephen King
Trad.: Regiane Winarski
Suma
1104 págs.

>>>

Um defeito de cor
Ana Maria Gonçalves

Neste livro de quase mil páginas, a autora mineira mistura fantasia, poesia e fatos históricos para contar a fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Retrato literário rico e multifacetado, é também uma contundente obra sobre a formação do povo brasileiro. Lançado em 2006, o livro conquistou muitos leitores e também estudiosos acadêmicos, que tentam entender o universo ficcional criado por Ana Maria Gonçalves.

Um defeito de cor
Ana Maria Gonçalves
Record
952 págs.

>>>

Crime e castigo
Fiódor Dostoiévski

Livro mais conhecido do gênio russo que neste ano tem seu bicentenário comemorado, Crime e castigo é um clássico absoluto da literatura mundial. Em seu quarto romance, o autor criou uma história claustrofóbica sobre culpa e redenção. O jovem estudante Raskólnikov, sem dinheiro para custear os estudos, mata a velha usurária Aliena Ivánovna, que lhe explora pelo empréstimo de poucos tostões. A história é densa, mas envolvente, pois mistura elementos de romance policial com toques de suspense e psicologia. Quando se “pega o fio da meada”, fica difícil largar esse livrão, que inspirou tantas outras obras, de filmes a quadrinhos.

Crime e castigo
Fiódor Dostoiévski
Trad.: Rubens Figueiredo
Todavia
608 págs.

>>>

O senhor dos anéis
J. R. R. Tolkien

Espécie de “bíblia” da literatura de fantasia, o volume inicial de O senhor dos anéis, A sociedade do anel conquistou milhares de leitores desde que foi lançado, em julho de 1954. A imaginação prodigiosa de J. R. R. Tolkien e seu conhecimento profundo das antigas mitologias da Europa permitiram que ele criasse um universo tão complexo e convincente quanto o mundo real. O livro apresenta o Condado, a região rural do oeste da Terra-média onde vivem os diminutos e pacatos hobbits. A partir daí se abrem mundos repletos de seres mitológicos e histórias fantásticas. As sequências da saga (e os filmes que derivam delas) fizeram de Tolkien um dos escritores mais lidos do mundo.

O senhor dos anéis, a sociedade do anel
J. R. R. Tolkien
Trad.: Ronald Kyrmse
HarperCollins
576 págs.

>>>

Destino: La Templanza
María Dueñas

Publicado em 2015, Destino: La Templanza acaba de ganhar uma reedição. É daquelas obras “fáceis” de ler, por conta da prosa fluida e da narrativa envolvente. O romance histórico apresenta uma história sobre glórias e derrotas, minas de prata, intrigas familiares, vinhedos e vinícolas em cenários que passam da jovem república mexicana à radiante Havana colonial; das Antilhas a Jerez da segunda metade do século 19, quando o comércio de vinhos com a Inglaterra transformou a cidade espanhola em um lendário enclave cosmopolita. O livro foi adaptado e a série homônima estreou no final de março na Amazon Prime Video.

Destino: La Templanza
María Dueñas
Trad.: Sandra Martha Dolinsky
Planeta
480 págs.