Bienal do Livro Rio anuncia patrocinadores para a edição deste ano

A Bienal do Livro Rio, o maior festival de cultura e literatura do Brasil, confirma a edição deste ano, e conta com o apoio de grandes empresas para promover experiências incríveis e conteúdo plural e diverso aos visitantes. Híbrida, a Bienal será realizada entre os dias 3 e 12 de dezembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca.

A programação cultural, que envolve autores renomados, artistas e formadores de opinião em bate papos sobre os mais variados temas da atualidade, está sendo patrocinada pela Colgate. Desta vez, a Bienal traz a Estação Plural, que promete analisar por diferentes perspectivas “quem éramos, quem somos e o que vamos ser daqui para frente”.

Já a Petrobras, é a patrocinadora do Espaço Infantil, uma área de 600m2, que terá uma programação lúdica, interativa e pedagógica, visando despertar a criatividade, a imaginação e o interesse dos pequenos visitantes pelas narrativas.

A BIC, por sua vez, lança com a organização do festival o concurso Bienal do Livro Rio e BIC: entre cores e contos, voltado para crianças de 5 a 10 anos, que farão seus desenhos baseados em um conto escrito por Otávio Junior, autor do livro “Da Minha Janela” e vencedor do Prêmio Jabuti (2020). O desenho vencedor irá ilustrar a história escrita por Otávio, além de ganhar um painel exclusivo na Bienal.

A OLX Brasil também participa com uma ação de conscientização para uma vida mais sustentável, ao promover conteúdo sobre o tema na plataforma da Bienal, e uma uma ação de doações de livros no evento. Isso porque cada pessoa que levar um livro para doação durante o festival, vai ganhar um QRcode destinado ao download gratuito de um e-book.

Já no digital, o Submarino marca presença patrocinando a plataforma Bienal 360°, um hub de conteúdo diário hospedado no site do evento, que traz informações multimídia sobre cultura, sociedade, atualidades e mercado literário. Lançada em janeiro deste ano, a plataforma permite ampliar o alcance do conhecimento gerado na Bienal, que passa a estar presente, de forma constante na vida do público interessado em obras e narrativas, entrevistas, encontros e debates com autores, indicações e análises de livros, filmes e séries que se conectam com o universo da literatura. Além disso, também em parceria com o Submarino, e-commerce oficial da plataforma, é possível comprar livros e encontrar os grandes lançamentos do mercado.

A empresa Supergasbras e o grupo Transegur também patrocinam o evento, e a Tecnoset é apoiadora Cultural do festival.

Para Tatiana Zaccaro, diretora da GL events e responsável pela Bienal do Livro Rio, que é realizada em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), é muito importante contar com patrocinadores que também acreditam no universo literário como um elemento de transformação.

“Sabemos que não há futuro sem cultura, e que a literatura é elemento transformador da Educação no Brasil. Em um momento em que os números apontam o aumento de vendas de livros, alta de 48,5% em relação a 2020, o reencontro será ainda mais especial. O olho no olho, as múltiplas trocas possibilitadas por bate papos e os encontros presenciais entre autor e público fazem jus ao esforço dos patrocinadores para nos apoiar a reunir a comunidade apaixonada pelo maior festival literário brasileiro”, afirma Tatiana.

Sobre a Bienal do Livro Rio

Consagrada como o maior festival de cultura e literatura do Brasil, a Bienal Internacional do Livro Rio integra o calendário oficial da cidade e chega à sua XX edição propondo uma reflexão com diferentes perspectivas sobre quem éramos, quem somos, e o que vamos ser daqui para frente neste novo horizonte que nos aguarda. Mais do que um encontro de histórias, onde o livro é o protagonista, a Bienal é uma plataforma de conhecimento e conteúdo exclusivos, que estimula a imaginação do leitor, aproxima o público dos seus escritores preferidos, além de lançar novos autores. Desta vez, com todo o cuidado necessário pelo atual momento, o festival será online e offline. Com a missão de incentivar o hábito da leitura para mudar o país, a Bienal traz este ano uma provocação: “Que histórias a gente precisa contar agora?”.

O evento

Informações para a imprensa

Bienal do Livro Rio

Danthi Comunicações

Paula Sarapu
paula@danthi.com.br

Julia Casotti
bienal@danthi.com.br

(21) 3114-0779 | (27) 99316-6423