Batman, Doutor Estranho e mais: conheça os melhores filmes de super-heróis de 2022

A Bienal 360o mostrou, no começo deste ano, que 2022 será ótimo para adaptações de livros de grandes autores para o cinema. Não é diferente quando se pensa nos filmes de super-heróis, com destaque para alguns muito esperados do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), como Doutor Estranho no multiverso da loucura e Pantera Negra: Wakanda para sempre, e The Batman e The Flash, ambos da DC.

A lista não para por aí. Morbius e Thor: amor e trovão também chegam às telonas neste ano. E o elenco dos longas, como já se tornou padrão nos filmes de super-heróis, traz grandes nomes. Chris Hemsworth, Natalie Portman, Christian Bale, Ezra Miller e Elizabeth Olsen são alguns nomes que participam desses universos ricos, interligados e, por que não mencionar, multimilionários.

Para ficar mais fácil de o leitor marcar na agenda, seguem abaixo os títulos dos longas e datas previstas de estreia — nos cinemas do Brasil ou Estados Unidos, de acordo com informações do IMDb e AdoroCinema:

  • The Batman (4 de março)
  • Morbius (1º de abril)
  • Doutor Estranho no multiverso da loucura (6 de maio)
  • Thor: amor e trovão (8 de julho)
  • The Flash (4 de novembro)
  • Pantera Negra: Wakanda para sempre (11 de novembro)

The Batman

Robert Pattinson interpreta Batman.

É comum relacionar o problemático homem-morcego com a trilogia realizada por Christopher Nolan, que trouxe Christian Bale no papel de Bruce Wayne e se destacou por apresentar ao mundo um dos Coringas mais sinistros de que se tem notícia, o de Heath Ledger (1979-2008).

Agora, tudo indica que o diretor Matt Reeves vai novamente dar um tom sombrio para o super-herói, interpretado desta vez por Robert Pattinson e com Paul Dano na pele do Charada — personagem que, na versão dos anos 1990 de Joel Schumacher, foi vivido por Jim Carrey.

Em The Batman, o protetor de Gotham City está em seu segundo ano de combate ao crime. Ao investigar a corrupção na cidade, ele descobre que há ligação direta com os Wayne. Além disso, será preciso lidar com o Charada de Dano e o Penguin de Colin Farrell, que aparecem mais loucos do que nunca nos trailers oficiais (um e dois).

Morbius

Detalhe do pôster de Morbius, com Jared Leto no papel principal.

Jared Leto não agradou muito como Coringa, apesar de sua atuação ter sido muito aguardada. Desta vez, em Morbius, o vencedor do Oscar (por Clube de compras Dallas) interpreta um bioquímico que, ao tentar se curar de uma doença rara no sangue, acaba infectado por uma espécie de vampirismo. 

“Pessoas no mundo todo têm minha doença”, diz o Dr. Michael Morbius no trailer. “Para achar uma cura, temos que ir além dos limites, arriscar”, continua a narrativa, enquanto o personagem de Leto aparece cercado por morcegos. Na sequência, o espectador é informado que ele passou dois meses desaparecido.

Ao retornar, nada é como antes. Quando questionado sobre o que fez com o próprio corpo, não sabe responder. Mas Morbius sabe, sim, que há algo dentro dele que quer caçar e consumir sangue. Sem contar uma nova gama de habilidades extraordinárias, como voar e se guiar por ecolocalização. Será possível controlar esse poder todo e usá-lo para o bem?

Super-heróis no multiverso da loucura

Elizabeth Olsen no papel de Wanda.

Seis anos depois do filme Doutor Estranho, Benedict Cumberbatch volta ao papel do Mago Supremo. Desta vez, porém, uma loucura ainda maior deve pautar o longa, que traz Sam Raimi, responsável pelo trilogia clássica do Homem-Aranha, na direção.

Em Doutor Estranho no multiverso da loucura, o personagem principal — conforme mostra o trailer oficial — vai confrontar um inimigo extremamente perigoso: uma versão alternativa de si mesmo, surgida no multiverso após um feitiço que não saiu como o planejado e acabou desregulando o planeta.          

“O multiverso é um conceito que compreendemos assustadoramente pouco”, comenta o Doutor Estranho, em uma produção que se conecta com o universo narrativo de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, interpretada por Elizabeth Olsen. A história da personagem, bastante desnorteada após a morte de seu companheiro, Visão, foi contada na minissérie WandaVision.

Essa linha do multiverso, tudo indica, parece que vai pautar o Universo Cinematográfico Marvel por um bom tempo. E será responsável por alguns acontecimentos decisivos, capazes de mudar os rumos do UCM. Basta dar uma conferida em Homem-Aranha: sem volta para casa (2021), sobre o qual a Bienal 360o vai escrever mais na semana que vem.

Thor, Flash e Pantera Negra

Ezra Miller interpreta o Flash.

Quem achou que não veria mais Chris Hemsworth no papel de Thor pode comemorar. Em Thor: amor e trovão, que ainda não ganhou trailer oficial, o dono do Mjölnir vai contracenar com um time de peso. Além do retorno de Natalie Portman à franquia, o longa — dirigido por Taika Waititi, que venceu o Oscar por Jojo Rabbit (2019) — traz Christian Bale no papel de Gorr, Matt Damon como Loki e Natalie Portman como Jane Foster.

Já em The Flash (assista ao trailer), o outro representante da DC além de The Batman, o mundo dos heróis será prejudicado. Ao retornar no tempo para tentar salvar a mãe, Barry Allen — interpretado por Ezra Miller — traz consequências duras para os outros personagens, como duas diferentes versões do Batman: a de Ben Affleck e a clássica de Michael Keaton, ambas presentes no filme. A direção é de Andy Muschietti.

Para fechar, no longa que estreia em novembro de 2022, os fãs de Wakanda podem vibrar. Apesar da lamentável ausência de Chadwick Boseman, morto precocemente em 2020, a nação mais tecnologicamente avançada do planeta continuará a ser explorada. Pantera Negra: Wakanda para sempre, dirigido por Ryan Coogler, traz nomes como Lupita Nyong’o e Daniel Kaluuya. Não há trailer disponível.