Autores, uni-vos: chegou o Prêmio Geek de Literatura

Autores geek de todo o Brasil têm uma boa oportunidade para tirar suas incríveis histórias da gaveta. Foi anunciado hoje o Prêmio Geek de Literatura, que irá reconhecer autores independentes e seus trabalhos.

Artistas de quadrinhos e escritores de ficção científica, fantasia e horror podem participar. O prêmio é realizado pela Amazon, em parceria com o site Omelete e a editora Pipoca & Nanquim. As inscrições começam em 22 de setembro e ficam abertas até 22 de outubro.

Autores que desejem participar devem publicar seus livros ou quadrinhos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon, e incluir a hashtag #PrêmioGeek nas palavras-chaves durante o processo de publicação. Confira aqui os termos e condições do Prêmio Geek.

Darth Vader em quadrinhos.

Avaliação e premiação

O trabalho dos participantes será avaliado por um painel editorial da Pipoca & Nanquim e do Omelete para selecionar uma lista de cinco finalistas para cada uma das duas categorias, Livros e Quadrinhos.

Os vencedores serão então selecionados por voto popular, e a audiência escolherá suas obras favoritas em uma página especial. Os dois autores vencedores receberão, cada um, o prêmio em dinheiro de R$ 10 mil, além de um contrato para publicação de uma versão impressa do livro e do quadrinho pela Pipoca & Nanquim.

Todas as obras serão avaliadas em diversos critérios, como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial. Cinco finalistas serão selecionados em cada categoria por um painel de juízes qualificados e especialistas editoriais da Amazon, Omelete, e Pipoca & Nanquim. Eles serão anunciados e o público será convidado a votar no seu favorito em novembro. Os vencedores, apenas um por categoria, serão anunciados durante a CCXP do Omelete, em dezembro.

“Geeks são leitores apaixonados, seja por histórias de ficção científica, fantasia, ou horror ou quadrinhos, e os autores brasileiros têm muito a oferecer nesses gêneros”, disse Alexandre Munhoz, gerente-geral de livros na Amazon Brasil.

“O Omelete sempre foi um grande entusiasta da cultura pop em todas as suas vertentes. Ser parceiro de um prêmio que reconhece o trabalho de escritores e quadrinistas para nossa comunidade só reforça nossa vocação. Estamos muito felizes por fazer parte dessa história e incentivar cada vez mais a literatura nacional voltada para o público Geek”, diz Roberto Fabri CCO de Marketing da Omelete Company.

“Estamos muito animados em fazer parte de um projeto tão portentoso, com parceiros tão incríveis. O território nacional é gigantesco e temos certeza de que há centenas, na verdade, milhares de talentos, só esperando para serem descobertos”, comenta Alexandre Callari, sócio-fundador da editora Pipoca & Nanquim.