Atrações

ATRAÇÕES

Confira os últimos autores confirmados para a Bienal do Livro Rio 2021!
André Vianco

André Vianco

Escritor e Diretor
Info

André Vianco é escritor, roteirista, dramaturgo e diretor, e um dos mais renomados autores da ficção fantástica nacional. Criador de uma elogiada obra que inclui títulos de terror, suspense, sobrenatural e fantasia, já ultrapassou a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Começou a escrever na adolescência e estreou em 1999, autopublicando seu livro Os Sete, que deu origem à saga de vampiros que se tornou célebre e rapidamente conquistou milhares de fãs, consagrando-se best-seller ao ser publicado por sua primeira editora. Além de ter escrito e publicado 23 obras, foi roteirista contratado da Rede Globo de 2010 a 2014, foi professor da Roteiraria (2017), dirigiu três curtas-metragens, e fundou a Vivendo de Inventar, empresa em que forma, orienta e ensina novos escritores em suas carreiras. Sua obra completa é agora relançada pela Editora Citadel, começando por Bento, da consagrada Saga Vampiro-Rei.

Programação

DOMINGO – 05/12 13 HORAS
MESA – FANTASIA E TORMENTA

Alê Santos

Alê Santos

Autor, roteirista e ativista
Info

Ale Santos é autor, roteirista e ativista, especialista em games e storytelling. Foi colunista da Vice e colaborou com veículos de comunicação como Super Interessante e The Intercept Brasil. Em 2013 representou o Brasil na antologia de Scifi “Cautions, Dreams & Curiosities: The Tomorrow Project”, em 2019 lançou o conto Afrofuturista Cangoma pela Plataforma 21 na coletânea Todo Mundo tem Uma Primeira Vez, em 2020 se tornou finalista do prêmio Jabuti com o livro Rastros de Resistência, História de Luta e Liberdade do Povo Negro, editado pela Panda Books. Também foi destaque do prêmio Sim à Igualdade Racial de 2020 na categoria Representatividade em Novos Formatos. É criador da série antológica de podcast Ficções Selvagens, lançada pela Orelo, e do romance afrofuturista O Último Ancestral, pela Harpercollins Brasil.

Programação

SEXTA – 10/12 19 HORAS
MESA – FUTUROS IMAGINADOS PRESENCIAL

Aílton Krenak

Aílton Krenak

Info

Nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, além de autor de Ideias para adiar o fim do mundo, O amanhã não está à venda e A vida não é útil.

Programação

SÁBADO 11/12 15 HORAS
MESA – A NAÇÃO NA LÍNGUA

Aline Bei

Aline Bei

Colunista
Info

Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas performáticas na PUC-RIO. Foi colunista do site cultural Livre Opinião – Ideias em debate, editora chefe do site cultural OitavaArte e escritora convidada na Primavera Literária; Sorbonne Université, França 2018. Também em 2018 participou da Feira Internacional de Guadalajara. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Será publicado na França pela editora Aldeia. Seu segundo livro, pequena coreografia do adeus, foi publicado em abril de 2021 pela Companhia das Letras.

Programação

SEXTA – 10/12 11 HORAS
MESA – EU POSSO ESCREVER – O PERCURSO ENTRE O DESEJO DE CONTAR UMA HISTÓRIA E SUA PUBLICAÇÃO PRESENCIAL

Allan Dias Castro

Allan Dias Castro

Poeta e escritor
Info

Poeta, escritor e compositor, Allan Dias Castro impacta milhares de pessoas diariamente com seus textos, músicas, palestras e livros publicados. Seus vídeos de poesia falada já ultrapassaram a marca de 100 milhões de vizualizações, cumprindo o objetivo do poeta de facilitar o acesso do público à poesia. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Allan é formado em Comunicação Social pela ESPM-RS e cursou Escrita Criativa na Escola de Escritores de Barcelona. Em 2014, lançou seu primeiro livro, O Zé-Ninguém (Ibis Libris), e em 2019 publicou Voz ao verbo, pela Sextante, que entrou na lista dos mais vendidos da Revista Veja e do jornal O Globo. Em setembro de 2021, lançou A Monja e o Poeta, livro feito em parceria com a Monja Coen, também pela editora Sextante.

Programação

SEXTA – 03/12 17 HORAS
MESA – PRA SEGUIR EM FRENTE PRESENCIAL

Amiel Vieira

Amiel Vieira

Sociólogo
Info

39 anos, sociólogo intersexo e transmasculino. Co-fundador da ABRAI, fundador do Observatório Intersexo e coordenador de políticas intersexo do IBRAT

Programação

DOMINGO – 12/12 19 HORAS
MESA – VOZES LGBTQIAP+: O QUE VEM PELA FRENTE? PRESENCIAL

Ana Claudia Quintana Arantes

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica
Info

Médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. É sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa do impacto da poesia sobre a esperança de pessoas gravemente enfermas. Seu segundo livro, A morte é um dia que vale a pena viver, permanece entre os mais vendidos e recomendados desde a primeira edição, em 2016.

Programação

SÁBADO – 11/12 11 HORAS
MESA – O BEM VIVER PRESENCIAL

Ana Paula Lisboa

Ana Paula Lisboa

Escritora
Info

Ana Paula Lisboa é a mais velha de quatro irmãos, filha de dois pretos. Favelada e carioca de nascimento, atualmente divide a vida entre o Rio de Janeiro e Luanda, onde dirige a Aláfia e a Casa Rede, espaços de produção de arte e cultura na capital angolana. Escritora desde os 14 anos, publicou contos e poesias em coletâneas nacionais e internacionais. Hoje se define como Artista Textual, utilizando-se da palavra escrita e falada em diferentes plataformas, mas sempre no desejo da visibilização na narrativa e gramática negra no mundo. Ana escreve periodicamente na Newsletter Cabeça de Sardinha para o Segundo Caderno do jornal O Globo .

Programação

SÁBADO – 04/12 13 HORAS
MESA – NEM TÃO ESOTÉRICO ASSIM PRESENCIAL

Ana Michelle Soares

Ana Michelle Soares

Info

ANA MICHELLE SOARES ou AnaMi, como gosta de ser chamada, é jornalista de formação e paliativista de coração. Paciente de câncer de mama desde 2011, AnaMi é criadora do perfil @paliativas no Instagram, onde compartilha sua rotina como protagonista do próprio tratamento, desmistificando o conceito de “cuidados paliativos” e transformando a finitude na mais importante ferramenta de autoconhecimento que existe. Entre uma quimioterapia e outra, realiza desejos de sua bucket list e vive intensamente os últimos melhores dias, meses ou anos de sua vida. Pela Sextante, publicou também Enquanto eu respirar (2019).

Programação

SÁBADO – 11/12 11 HORAS
MESA – O BEM VIVER PRESENCIAL

Antônio Torres

Antônio Torres

Info

Nascido na Bahia (Sátiro Dias, 1940), Antônio Torres é autor de uma vasta e premiada obra, com várias edições no Brasil e traduções em mais de 20 países. Entre os seus livros que têm o Rio de Janeiro como cenário destacam-se Um táxi para Viena d’Áustria, Meu querido canibal e O nobre sequestrador. Membro da Academia Brasileira de Letras, ele acaba de publicar Querida Cidade, o seu 12º. romance.

Programação

SÁBADO 04/12 – 13 HORAS
MESA – ACADÊMICOS PÓS-PANDÊMICOS

Antonio Cicero

Antonio Cicero

Poeta, letrista e ensaísta
Info

Poeta e ensaísta, Antonio Cicero é autor, entre outras coisas, dos livros de poemas Guardar, A cidade e os livros e Porventura, do livro de filosofia O mundo desde o fime e dos livros de ensaios sobre poesia e arte Finalidades sem fim, Poesia e filosofia e A poesia e a crítica. Além disso, organizou, em parceria com o poeta Waly Salomão, o livro de ensaios filosóficos O relativismo enquanto visão do mundo e, em parceria com o poeta Eucanaã Ferraz, a Nova antologia poética de Vinícius de Morais. Antonio Cicero é também compositor de inúmeras letras de música popular, tendo parceiros como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco, entre outros.

Programação

SÁBADO 04/12 – 13 HORAS
MESA – ACADÊMICOS PÓS-PANDÊMICOS

Fábio Porchat

Fábio Porchat

Ator
Info

Fábio Porchat é considerado um dos nomes mais conceituados do humor brasileiro. É sócio-fundador, roteirista e ator do Porta dos Fundos, o maior canal de humor do mundo, no Youtube. Formado como ator pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), trabalhou na Rede Globo de 2006 a 2013 e começou a fazer humor nos palcos cariocas com shows de stand-up. Rodou pelo Brasil e pelo mundo com seu espetáculo de comédia solo Fora do Normal e foi sucesso de público com a peça Meu Passado Me Condena, ao lado de Miá Mello, sucesso também nos cinemas. De 2016 a 2018 comandou um talk show na TV Record, o Programa do Porchat, e em 2018 passou a integrar o time de apresentadores do Papo de Segunda, na GNT. No cinema, já atuou em filmes como “Vai que Dá Certo” (Maurício Farias, 2013 e 2016); “Meu Passado Me Condena – O Filme” (Julia Rezende, 2013 e 2015); “Entre Abelhas” (Ian SBF, 2014); “Contrato Vitalício” (Ian SBF, 2016) e “Mude de Vida, Pergunte-me Como” (Marcelo Antunez, 2019). Como dublador, Porchat emprestou sua voz para as personagens Olaf, na animação FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE, da Disney; Chuck, de ANGRY BIRDS – O FILME, que estreou em maio de 2016 nos cinemas; e também a animação FESTA DA SALSICHA. Em 2019, lançou no canal GNT, seu programa intitulado “Que História É Essa, Porchat?”, sucesso de crítica e de audiência. O programa recebeu alguns importantes prêmios, dentre eles o APCA 2019 como melhor programa de TV. No mesmo ano, Porchat junto ao Porta dos Fundos recebeu o Emmy Internacional, pelo Especial de Natal, veículado pelo Netflix, intitulado “Se Beber Não case”, por melhor comédia. Em 2019, também lançou a Série “Homens?”, pelo Comedy Central em parceria com a Amazon Prime. Atualmente, Fábio está no ar com a segunda temporada do “Que História É Essa, Porchat?, inclusive, com uma versão nova, nos moldes da pandemia e “Papo de Segunda”, no Canal GNT. Lançou a segunda temporada da série “Homens?”, no Canal Comedy Central. Além do Porta dos Fundos, que semanalmente, lança seus vídeos.

Programação

DOMINGO – 12/12 11 HORAS
MESA – EU AMO LER PRESENCIAL

Antonio Fagundes

Antonio Fagundes

Info

Antonio Fagundes é um dos artistas mais queridos do Brasil. Seu currículo como ator, autor e produtor inclui mais de 50 filmes, 40 peças teatrais e 40 produções de TV, entre novelas, séries e teleteatro, ao longo de mais de 50 anos. Apaixonado por literatura, ele tem o hábito de ler em qualquer tempo livre e costuma comprar vários exemplares de seus livros preferidos para presentear os amigos.

Programação

DOMINGO – 12/12 11 HORAS
MESA – EU AMO LER PRESENCIAL

Aza Njeri

Aza Njeri

Professora doutora em Literaturas Africanas
Info

Professora doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana, pesquisadora de África e Afrodiáspora. Professora da PUC-RJ e do Instituto de Pesquisa Pretos Novos-RJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História do Laboratório de História das Experiências Religiosas/UFRJ e do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório Geru Maa/UFRJ. Escritora, roteirista, multiartista, crítica teatral e literária, mãe, podcaster e youtuber.

Programação

SEXTA – 10/12 19 HORAS
MESA – FUTUROS IMAGINADOS PRESENCIAL

Babi A. Sette

Babi A. Sette

Escritora
Info

Reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção. Formada em Comunicação Social, ama viajar, conhecer lugares, culturas e pessoas. Apaixonada por romances de época, jura que viveria feliz em séculos passados. Babi é autora do Grupo Editorial Record com os romances “Senhorita aurora”, “Não me esqueças”, “Lágrimas de amor e café”, “Meia-noite Evelyn” e “A Aurora da lótus”.

Programação

TERÇA – 07/12 15 HORAS
MESA – POP ROMANCE DE ÉPOCA PRESENCIAL

Akapoeta

Akapoeta

Autor
Info

João Doederlein, autor de O livro dos ressignificados, Coração-granada e Para ressignificar um grande amor, conquistou mais de 1 milhão de leitores com suas palavras. Nasceu em Brasília, em 1996, e começou a escrever aos onze anos, quando se apaixonou pela arte de contar histórias. Hoje é um dos autores brasileiros mais conhecidos de sua geração.

Programação

SEXTA – 10/12 17 HORAS
MESA – POESIA PRA (RE)EXISTIR PRESENCIAL

Beverly Jenkins

Beverly Jenkins

Info

Beverly Jenkins recebeu o Prêmio Romancistas da América pelo conjunto da obra em 2017 e o Prêmio Romantic Times de Escolha dos Críticos de 2016 na categoria romance histórico e foi indicada ao Prêmio NAACP Image em Literatura. Desde a publicação de Night Song, em 1994, ela tem liderado o movimento pelos romances inclusivos e é aclamada por críticos, fãs e colegas.

Programação

TERÇA – 07/12 15 HORAS
MESA – POP ROMANCE DE ÉPOCA ONLINE

Bia Correa Do Lago

Bia Correa Do Lago

Info

Bia Correa do Lago é carioca e psicanalista de formação. Comandou durante 15 anos o programa de entrevistas literárias “Umas Palavras”, no Canal Futura. É diretora editorial da Capivara Editora e autora de vários livros sobre arte e fotografia oitocentista. É autora-roteirista da TV Globo.

Programação

DOMINGO – 12/12 – 13 HORAS
MESA – GILBERTO BRAGA: HOMENAGEM A UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIAS

Bianca Ramoneda

Bianca Ramoneda

Escritora, Jornalista e Atriz
Info

Roteirista da TV Globo, fez parte das equipes que escreveram a série Assédio e da adaptação do livro Um defeito de cor. Durante 18 anos apresentou e roteirizou, no canal Globonews, os programas de cultura Ofício em Cena e Starte, entrevistando mais de 3 mil artistas no Brasil e no mundo, em mais de 700 programas.

Programação

em breve

Binho Cultura

Binho Cultura

Escritor
Info

Binho Cultura é cientista social, escritor e produtor cultural. Morador da Vila Aliança, primeiro conjunto habitacional da América Latina, tem seis livros publicados e, como produtor cultural, é criador de projetos como Flizo (Festa Literária da Zona Oeste), Orquestra Bela Oeste, Projeto Palavras que Libertam e Instituto Embaixada das Favelas.

Programação

SEXTA – 10/12 11 HORAS
MESA – EU POSSO ESCREVER – O PERCURSO ENTRE O DESEJO DE CONTAR UMA HISTÓRIA E SUA PUBLICAÇÃO PRESENCIAL

Bruna Maia

Bruna Maia

Cartunista, Autora
Info

Cartunista e autora do livro Parece que Piorou, lançado pela Companhia das Letras em 2020. Publicou também os zines independentes Manual da Esposa Pós-Moderna e O Novinho do Sebo, além de fazer crônicas visuais para o livro Zelda Fitzgerald: artigos e textos jornalísticos, da editora Ponto Edita. Atua também como jornalista e roteirista.

Programação

SÁBADO – 11/12 13 HORAS
MESA – A CONSTRUÇÃO DO FEMININO PRESENCIAL

Bráulio Bessa

Bráulio Bessa

Poeta
Info

Poeta de Alto Santo, Ceará. Em 2015 passou a frequentar a casa dos brasileiros toda semana, por meio de suas participações no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. Incansável divulgador da cultura nordestina em geral, e em particular da poesia de cordel, Bráulio é autor dos livros Poesia com rapadura (2017), Poesia que transforma (2018), e Recomece (2018). Ele vive em Fortaleza com a esposa, Camila, e os cachorros Tião e Ted.

Programação

SEXTA – 03/12 17 HORAS
MESA – PRA SEGUIR EM FRENTE PRESENCIAL

Casey Mcquiston

Casey Mcquiston

Info

CASEY MCQUISTON cresceu no sul de Louisiana, onde desenvolveu um grande amor por biscoitos amanteigados e histórias apaixonantes. Estudou jornalismo e trabalhou em revistas por anos, até retornar ao seu primeiro amor: comédias românticas alegres, excêntricas e escapistas. Hoje vive em Nova York com sua poodle Pepper. Vermelho, branco e sangue azul, seu primeiro romance, é um best-seller mundial. Seu próximo livro, Última parada, será publicado pela Editora Seguinte em janeiro de 2022.

Programação

QUINTA – 09/12 – 17 HORAS
MESA- ESTANTES VIRTUAIS: INDICAÇÕES DOS BOOKTOKERS E BOOKTUBERS NAS LISTAS DE SUCESSO

Caco Barcellos

Caco Barcellos

Info

Repórter e escritor, Caco Barcellos é conhecido pela longa experiência em trabalho de rua nas áreas mais pobres do Brasil. Desde o início da profissão nos veículos impressos, em 1972, participou de núcleos de investigação jornalística, especialidade que marcaria a sua trajetória também na televisão. Fez parte das equipes dos principais telejornais e programas da Rede Globo de Televisao. Caco Barcellos é o criador do Profissão Repórter, um dos indicados ao Emmy deste ano.

Programação

DOMINGO – 12/12 15 HORAS
MESA- “INVISÍVEIS: ?”

Cristiane Costa

Cristiane Costa

Professora
Info

Cristiane Costa é professora do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora de questões de gênero. Doutora em Comunicação e Cultura, é pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc-UFRJ) e da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (Ciecc-UFRJ). Foi repórter e editora da Veja e do Jornal do Brasil e é autora de Eu compro essa mulher: romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas (Zahar), Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil (Companhia das Letras) e do romance Sujeito Oculto (Aeroplano/E-Galáxia), entre outros. Escreveu, com Heloisa Buarque de Hollanda, o capítulo sobre feminismo nas redes do livro Explosão Feminista (Companhia das Letras).

Programação

SÁBADO – 11/12 13 HORAS
MESA – A CONSTRUÇÃO DO FEMININO

Christian Dunker

Christian Dunker

Psicanalista, Professor
Info

Christian Ingo Lenz Dunker, nascido em 1966 é psicanalista, professor Titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP. Pós-doutor pela Manchester Metropolitan University. Analista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, duas vezes agraciado com o Prêmio Jabuti, articulista da Boitempo e da UOL-Tilt, youtuber, coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor de mais de 100 artigos científicos, professor convidado em mais de 15 países e 11 livros publicados, entre eles “Paixão da Ignorância” (Contracorrente, 2020), O Palhaço e o Psicanalista (Planeta, 2018), Transformações da Intimidade (Ubu, 2017) e Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015) e “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Zagodoni, 2012) e “Biografia da Depressão” (Paidós, 2021).

Programação

TERÇA – 07/12 19 HORAS
MESA – COMO VAI SUA CABEÇA? OS DESAFIOS DA SAÚDE MENTAL NESTE MOMENTO DA PANDEMIA. ONLINE

Christian Figueiredo

Christian Figueiredo

Youtuber
Info

um dos maiores criadores de conteúdo do Brasil. Sempre de maneira bem-humorada e autêntica, Christian conquistou, ao longo destes mais de 10 anos de carreira, milhares de fãs na televisão, cinema, literatura e internet. Autor com mais de 750.000 exemplares vendidos, atualmente produz conteúdo no formato Daily Vlog no canal “Christian Figueiredo” e apresenta o podcast “Programa Eu Fico Loko”, ao lado de sua noiva e também influenciadora, Zoo.

Programação

SEXTA – 10/12 15 HORAS
MESA – DE REPENTE, UMA CRIANÇA NA MINHA VIDA PRESENCIAL

Clara Alves

Clara Alves

Info

escreveu seu primeiro livro aos oito anos, mas foi só aos catorze que passou a levar o sonho mais a sério. Para ela, ser escritora vai além de uma simples profissão: é uma missão de vida. Conectadas (2019), seu primeiro romance LGBTQIAP+ para jovens, figurou a lista de mais vendidos da Veja e recebeu o selo Cátedra Unesco de Literatura da PUC-Rio. Também é autora de romances e contos publicados de maneira independente na Amazon e venceu o prêmio Wattys em 2016 e 2019. Seu novo livro será publicado pela editora Seguinte em 2022.

Programação

QUINTA – 09/12 19 HORAS
MESA – OS NOVOS RUMOS DA LITERATURA LGBTQIAP+ YOUG ADULT A DEFINIR

Clara Savelli

Clara Savelli

Escritora
Info

CLARA SAVELLI é escritora, graduada em Relações Internacionais e advogada. Fenômeno na internet, a autora carioca conta com mais de 4 milhões de leituras em plataformas como Wattpad e Sweek. Venceu o Prêmio Paulo Britto de Literatura em 2011 na categoria Prosa e também as edições de 2015, 2016 e 2017 do Wattys. As férias da minha vida é seu primeiro livro publicado pela Intrínseca.

Programação

QUARTA – 08/12 15 HORAS
MESA – OS DESAFIOS DE NOS TORNAR QUEM SOMOS (SESSÃO EXPOSITOR – INTRÍNSECA)

Claudia Lisboa

Claudia Lisboa

Info

Claudia Lisboa se formou com Emma Costet de Mascheville em Porto Alegre na década de 70. Trabalha com atendimentos e leciona astrologia desde 1979. Apresentou o programa “No Astral” no canal GNT, escreve o horóscopo do Segundo Caderno do jornal O Globo, é autora dos livros “Os astros sempre nos acompanham”, “A Luz e Sombra dos 12 Signos” e “Astros e Previsões.

Programação

SEGUNDA – 06/12 17 HORAS
MESA – NEM TÃO ESOTÉRICO ASSIM

Claudia Sardinha

Claudia Sardinha

Info

começou a escrever aos quinze anos, quando iniciou aulas no curso de teatro O Tablado. A primeira peça de sua autoria a entrar em cartaz foi “Fevereiro, 29”, que participou do projeto escola da Academia Brasileira de Letras. Aos dezenove anos, ingressou na faculdade de Cinema, na PUC-Rio e, como projeto de monografia, desenvolveu a websérie Quero Ser Solteira que mais tarde foi comprada pelo canal Multishow e exibida na TV.

Programação

QUARTA – 08/12 17 HORAS
MESA – POLÍTICA É POP PRESENCIAL

Carol Moreira

Carol Moreira

Info

formada em cinema e apaixonada por cultura POP. Já passou pelo Omelete como chefe de edição, roteirista e apresentadora. No canal de TV Warner Channel, Carol foi apresentadora de visitas aos sets de filmes, entrevistas, além de comandar o tapete vermelho de prêmios como o Emmy e o People’s Choice Awards fazendo entrevistas ao vivo com os maiores artistas de Hollywood. Carol hoje se dedica a sua carreira de apresentadora, podcaster de crimes reais e ao seu canal no Youtube que tem mais de 870 mil inscritos.

Programação

DOMINGO – 05/12 17 HORAS
MESA – FICÇÃO E REALIDADE NO CRIME PRESENCIAL

Cristiane Sobral

Cristiane Sobral

Escritora, atriz, professora de teatro
Info

carioca e vive em Brasília. Multiartista, é escritora, atriz e professora de teatro. Bacharel em Interpretação, Licenciada em teatro e Mestre em Artes (UnB). Publicou em diversas antologias nacionais e internacionais.

Programação

SEXTA – 10/12 11 HORAS
MESA – EU POSSO ESCREVER – O PERCURSO ENTRE O DESEJO DE CONTAR UMA HISTÓRIA E SUA PUBLICAÇÃO PRESENCIAL

Conceição Evaristo

Conceição Evaristo

Info

Conceição Evaristo é escritora. Ficcionista e ensaísta. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe. Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo. Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – em 2019, teve 3 de seus 7 livros, aprovados no PNLD Nacional e também foi a escritora Homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social. Lançou seu “Poemas da Recordação e Outros Movimentos” em edição bilíngue (Português/Francês) no Salão do Livro de Paris e “Olhos D’água em francês pela Editora Des Femmes. Foi homenageada pelo Prêmio Jabuti ainda em 2019 como personalidade literária.

Programação

SÁBADO – 11/12 19 HORAS
MESA – HISTÓRIAS PARA ACORDAR UM PAÍS DE SEUS SONOS INJUSTOS

Cyria Coentro

Cyria Coentro

Atriz
Info

Atriz desde 1988, atuou em diversas produções no Teatro, na Tv e no Cinema. No Teatro são 22 espetáculos nesses mais de 30 anos de carreira, em destaque os 6 espetáculos do grupo baiano, Los Catedrásticos, direção, Paulo Dourado e LOVE, direção Jackson Costa, primeiro solo da carreira, com o qual ganhou o prêmio Brasken, em 2015, como melhor atriz.

Programação

SÁBADO – 11/12 19 HORAS
MESA – HISTÓRIAS PARA ACORDAR UM PAÍS DE SEUS SONOS INJUSTOS PRESENCIAL

Cecilia Olliveira

Cecilia Olliveira

Jornalista
Info

• Cecilia Olliveira é jornalista investigativa dedicada à cobertura do tráfico de drogas e de armas e à violência. Hoje no El País Brasil, foi repórter e editora contribuinte do The Intercept Brasil. É fellow da Shuttleworth Foundation, onde desenvolve a ideia do Fogo Cruzado, hoje um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada em quase 40 cidades. Ela foi a única finalista latino-americana do Prêmio Repórteres Sem Fronteiras para a Imprensa de 2020, que celebra vozes intrépidas e corajosas na mídia global.

Programação

DOMINGO – 05/12 – 11 HORAS
MESA – JORNALISMO E DEMOCRACIA SOB ATAQUE

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku

Escritor e Professor
Info

Daniel Munduruku (Belém, 28 de fevereiro de 1964) é um escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP – Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária: Prêmio Jabuti CBL – Câmara Brasileira Do Livro, Prêmio da Academia Brasileira de Letras – ABL, Prêmio Érico Vanucci Mendes – CNPq, Prêmio Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018, entre outros. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena, interior de São Paulo, desde 1987. Cidade onde é Diretor-Presidente da ONG e selo editorial Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais, também é membro-fundador da Academia de Letras de Lorena. Atualmente Daniel administra uma livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove há 17 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ.

Programação

SÁBADO 11/12 15 HORAS
MESA – A NAÇÃO NA LÍNGUA

Dani Ornellas

Dani Ornellas

Atriz
Info

Dani Ornellas, atriz carioca tem 24 anos de carreira construídos em trabalhos sólidos para cinema, teatro e televisão. Em sua estreia no cinema, recebeu o prêmio de melhor atriz por sua atuação em “Cruz e Souza, o Poeta do Desterro” no Festival de Cinema Negro de SP, em 2005. Participou de mais de 20 filmes, dos quais se destacam “Filhas do Vento”, “Modo Avião”, “Cidade de Deus”, “Cores e Botas” e “Doutor Gama”. No teatro trabalhou em 15 espetáculos. Para televisão, são 27 produções realizadas entre novelas e séries, como “Subúrbia”, “Malhação”, “Meu Pedacinho de Chão”, “Liberdade, Liberdade”. Atualmente está no ar na novela “Nos Tempos do Imperador”.

Programação

SÁBADO – 11/12 19 HORAS
MESA – HISTÓRIAS PARA ACORDAR UM PAÍS DE SEUS SONOS INJUSTOS

Daniele Salles

Daniele Salles

Info

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Educação, com ênfase em Cultura e Políticas Públicas para a juventude; Estudante de Jornalismo e Porta-voz da Flup – Festa Literária das Periferias

Programação

SÁBADO – 11/12 17 HORAS
MESA – ELA – CAROLINA MARIA DE JESUS PRESENCIAL

Dennison Ramalho

Dennison Ramalho

Cineasta
Info

cineasta especializado no gênero Horror. Mestre em Cinema pela Columbia University, dirigiu o longa MORTO NÃO FALA (2018 – vencedor do Special Jury Award no Fantasia Film Festival). Sua carreira no curta-metragem inclui os filmes NOCTURNU (1999 – vencedor dos prêmios de Melhor Curta e Direção no Festival de Gramado), AMOR SÓ DE MÃE (2002 – vencedor de 9 prêmios internacionais, incluindo o de Best Silver Award no Fantasia Film Festival) e NINJAS (2010 – vencedor de 10 prêmios, incluindo um novo Best Silver Award no Fantasia Film Festival). Em 2006, co-roteirizou ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO, de José Mojica Marins, o longa final do ícone do Horror Brasileiro ZÉ DO CAIXÃO. Em 2014 representou o Brasil no longa THE ABC’s OF DEATH 2 (segmento J IS FOR JESUS). Na televisão, atuou como roteirista e diretor nas séries SUPERMAX (2017 – Estúdios Globo) e CARCEREIROS (2016-2018 – Estúdios Globo). Co-roteirizou, também, o longa CARCEREIROS – O FILME, de José Eduardo Belmonte (2019 – Globo Filmes). Vive e trabalha atualmente em São Paulo.

Programação

DOMINGO – 05/12 15 HORAS
MESA – HORROR NOSSO DE CADA DIA PRESENCIAL

Ana Maria Machado

Ana Maria Machado

Escritora
Info

Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (2011-2013), a carioca Ana Maria Machado é autora de 10 romances, 12 ensaios, 1 livro de contos e dezenas de títulos para crianças e jovens. Detentora de três Jabutis, recebeu também vários prêmios no país e no exterior, entre eles o Casa de Las Américas (Cuba), o Hans Christian Andersen, (2000), o Machado de Assis, pelo conjunto da obra, da ABL(2001), o premio Cultura RJ, o IberoAmericano de Literatura Infantil, e o Prêmio Prínicpe Claus (Holanda).

Programação

SÁBADO – 04/12 17 HORAS
MESA – FLUP – DA PERIFERIA PARA O CENTRO. DO CENTRO PARA A PERIFERIA

Edu Carvalho

Edu Carvalho

Jornalista
Info

jornalista com passagens pela Globo e CNN Brasil. Foi colunista da Revista Época e atualmente escreve no UOL Ecoa e é editor-executivo do Maré de Notícias Online. Autor de Na Curva do S, publicado pela Todavia.

Programação

DOMINGO – 12/12 15 HORAS
MESA – INVISÍVEIS PRESENCIAL

Elayne Baeta

Elayne Baeta

Info

Elayne Baeta tem sol em virgem, lua em libra, gosta de vinho tinto e não sabe dançar. Escreve as coisas que queria ter lido. O sol em virgem quer tudo certinho, o ascendente em leão quer tudo bonito e a lua em libra não sabe o que quer. Tem sotaque nordestino, miopia e coragem. No seu mundo ideal, o preconceito não existe, Salvador não faz 70 graus de manhã e nos contos de fadas as princesas se beijam. Seu primeiro livro, O amor não é óbvio, foi o primeiro best-seller lésbico no Brasil. Escritora, ilustradora, Elayne está nas redes sociais como @elaynebaeta.

Programação

QUINTA – 09/12 19 HORAS
MESA – OS NOVOS RUMOS DA LITERATURA LGBTQIAP+ YOUG ADULT PRESENCIAL

Elisio Lopes Jr.

Elisio Lopes Jr.

Info

Elisio Lopes Jr. é roteirista, dramaturgo e diretor artístico, com atuação em teatro, televisão e cinema. Nascido em Salvador, na Bahia, graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Unifacs; é pós-graduado em Fotografia, Cinema, Vídeo e Mídias Digitais, além de Mestre em Comunicação, Cultura e Sociedade, em ambos os casos pela Universidade Federal da Bahia. No teatro, tem mais de trinta textos encenados em todo o Brasil, entre eles o musical “Dona Ivone Lara – Um sorriso negro”, “Alta Noite” e o “O Fino no samba”. Na qualidade de roteirista, assinou roteiros de ficção em emissoras como Canal Futura, TV Brasil e Multishow, além de programas de variedades como “Espelho”, “Lazinho com Você” e “Esquenta”, na Rede Globo de Televisão. É um dos roteiristas do longa-metragem “Medida Provisória”, primeiro filme de Lázaro Ramos. Já teve sua obra registrada em três livros: “Carne Fraca”, lançado pela Fundação Casa de Jorge Amado;“Trilogia da Noite”, pela editora Giostri, e o último lançamento que é MONOCONTOS – Histórias para ler e encenar, lançado pela Editora Malê.

Programação

SEXTA – 10/12 19 HORAS
MESA – FUTUROS IMAGINADOS

Eliana Alves Cruz

Eliana Alves Cruz

Escritora, Roteirista e Jornalista
Info

carioca, escritora, roteirista e jornalista pós graduada em comunicação empresarial. Trabalha como colunista do site UOL e integra o a equipe de desenvolvimento Narrativas Negras, da VIS – Viacom Inernational Studios. Seu romance de estreia, Água de barrela, ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, e foi menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da universidade americana Brown University. O segundo romance, O crime do cais do Valongo, foi escolhido como um dos melhores do ano de 2018 pelos críticos do jornal O Globo e foi semifinal do Prêmio Oceanos 2019. O romance mais recente, “Nada digo de ti, que em ti não veja”, lançado em junho de 2020 pela Editora Pallas, tem sido muito bem recepcionado por público e crítica especializada. Até o momento, a autora tem também um livro infantil publicado – A Copa Frondosa da ÁRvore – e está em mais 15 antologias de contos e uma de poesias.

Programação

SEXTA – 10/12 13 HORAS
MESA – ANCESTRALIDADE E MEMÓRIA NAS LETRAS PRESENTES PRESENCIAL

Eliane Brum

Eliane Brum

Jornalista, Escritora e documentarista
Info

É gaúcha de Ijuí e nasceu em 1966. Jornalista, escritora e documentarista, com uma série de livros publicados aqui e no exterior, é a repórter mais premiada da história do Brasil. Colunista do espanhol El País, é colaboradora de vários jornais e revistas da Europa e dos Estados Unidos. Em outubro, lança Banzeiro Òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo pela Companhia das Letras.

Programação

DOMINGO – 05/12 19 HORAS
MESA – AMAZÔNIA: UM OLHAR DE DENTRO DA FLORESTA ONLINE

Fabricio Carpinejar

Fabricio Carpinejar

Info

Com 48 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Suas obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens. O comunicador escreve crônicas semanais para o jornal O Tempo e é comentarista do programa “Encontro Com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. O codinome “Carpinejar”, que usa para assinar seus trabalhos, é fruto da junção dos sobrenomes dos pais, Maria Carpi e Carlos Nejar.

Programação

SÁBADO – 11/12 11 HORAS
MESA – O BEM VIVER PRESENCIAL

Erika Hilton

Erika Hilton

Info

Erika Hilton tem 29 anos, vereadora mais votada de todo país nas eleições de 2020, presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de SP, eleita uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo e uma das 20 líderes da próxima geração pela Revista TIME.

Programação

DOMINGO – 12/12 15 HORAS
MESA – INVISÍVEIS PRESENCIAL

Estevão Ciavatta

Estevão Ciavatta

diretor, roteirista e produtor
Info

diretor, roteirista e produtor formado em Cinema na UFF-RJ, e acredita que as histórias têm o poder de mobilizar pessoas e transformar realidades. Ele é sócio-fundador da Pindorama Filmes, a primeira empresa brasileira Carbono Neutro na indústria do cinema / TV e referência em questões sociais e ambientais. Ciavatta já dirigiu dezenas de programas de televisão, incluindo os premiados BRASIL LEGAL e CENTRAL DA PERIFERIA, ambos transmitidos na TV GLOBO – Brasil, além dos premiados filmes NELSON SARGENTO NO MORRO DA MANGUEIRA e AMAZÔNIA SOCIEDADE ANÔNIMA. Para a HBO, criou, dirigiu e produziu as séries PREAMAR, seleção oficial do Festival de Biarritz, e SANTOS = DUMONT, vencedor do Telly Awards Entretenimento e Cinematografia. Estevão também liderou a campanha de crowdfunding “Dá Pé”, uma das 10 maiores do Brasil, que mobilizou 7 milhões de pessoas para plantar 36 mil árvores e ganhou o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade pela restauração de nascentes e matas ciliares da Mata Atlântica

Programação

DOMINGO – 05/12 19 HORAS
MESA – AMAZÔNIA: UM OLHAR DE DENTRO DA FLORESTA PRESENCIAL

Fabiana Cozza

Fabiana Cozza

cantora, poeta, escritora e pesquisadora
Info

é uma cantora, poeta, escritora e pesquisadora brasileira. Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-SP onde também obteve o título de Mestre em Fonoaudiologia. Atua também como professora de voz orientando – cantores e interessados em canto – em suas oficinas “Corpo da Voz” e “Canto é Reza”, trabalhos desenvolvidos no Brasil e no exterior. É doutoranda no Instituto de Artes da Unicamp e integrante do grupo de pesquisas em voz, VoxMundi, da mesma universidade. Tem oito álbuns e três DVDs lançados, sendo seu mais recente trabalho intitulado “Dos Santos”. Em 2017, lançou o primeiro livro de poemas, “Álbum Duplo”.

Programação

SEXTA – 10/12 13 HORAS
MESA – ANCESTRALIDADE E MEMÓRIA NAS LETRAS PRESENTES PRESENCIAL

Fátima Sá

Fátima Sá

jornalista
Info

jornalista, com mais de 20 anos de experiência em redações. Foi editora de Cultura do Jornal O Globo durante sete anos. Antes disso, trabalhou como editora adjunta e repórter no Globo, na revista Veja Rio e no Jornal do Brasil. Atualmente é supervisora de conteúdo da Kromaki, onde cuida da curadoria e desenvolvimento de projetos de filmes e séries documentais e de ficção.

Programação

TERÇA – 07/12 – 19 HORAS
MESA – COMO VAI SUA CABEÇA? OS DESAFIOS DA SAÚDE MENTAL NESTE MOMENTO DA PANDEMIA

Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior

escritor
Info

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador (BA), em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance Torto arado, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Em 2021, lançou Doramar ou a odisseia: histórias, também pela Todavia.

Programação

SÁBADO – 11/12 19 HORAS
MESA – HISTÓRIAS PARA ACORDAR UM PAÍS DE SEUS SONOS INJUSTOS PRESENCIAL

Fernanda Felisberto

Fernanda Felisberto

Professora
Info

Fernanda Felisberto é Doutora em Literatura Comparada pela UERJ, professora de Literatura Brasileira no Departamento de Letras do Instituto Multidisciplinar e no campus Nova Iguaçu da UFRRJ, Tutora do Pet-Conexões Baixada – IM UFRRJ. Organizadora da antologia de contos Terras de Palavras (2004),pesquisadora da Coleção Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica – Coordenadora do Ciclo de Seminários Mulheres Nas Artes: Conceição Evaristo, promovido pela Escola do Olhar do MAR – Museu de Arte do Rio. Integrante do Conselho Editorial para a publicação dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus. Apresentadora do quadro Okawê do Programa Espelho.

Programação

SÁBADO – 11/12 17 HORAS
MESA – ELA – CAROLINA MARIA DE JESUS

Felipe Cabral

Felipe Cabral

Info

Carioca de 35 anos, Felipe é formado em Jornalismo e em Artes Cênicas e se profissionalizou como ator, roteirista, dramaturgo, diretor e escritor. Foi colaborador das novelas “Totalmente Demais” e “Bom Sucesso” (Rede Globo), assinou a redação final da série “5x Comédia” (Amazon Prime) e integrou a equipe de roteiro de temporadas do “Vai Que Cola” (Multishow). No cinema, já escreveu 6 curtas-metragens com protagonismo LGBTQIA+, conquistando 24 prêmios em mais de 150 festivais nacionais e internacionais. E, desde 2017, comanda na internet o canal “Eu Leio LGBT”, pelo qual foi convidado a fazer a curadoria e mediação de mesas sobre a literatura LGBTQIA+ na Bienal do Livro do Rio de 2017 e de 2019. Seu primeiro romance, O Primeiro Beijo de Romeu, será lançado pela Galera Record durante a Bienal de 2021.

Programação

DOMINGO – 12/12 19 HORAS
MESA – VOZES

Felipe Neto

Felipe Neto

Comunicador Digital e YouTuber
Info

Dono de um dos canais de maior sucesso no YouTube brasileiro, com mais de 43 milhões de inscritos, Felipe Neto tornou-se a principal e potente voz a favor das minorias e da democracia no país. Sempre alternando o tom crítico e cômico, seu sucesso inicial se deu por meio de vídeos de opinião sobre celebridades, tendências e filmes. Foi o primeiro canal de língua portuguesa a ultrapassar a marca de um milhão de inscritos na plataforma. Em 2019, se destacou como o segundo Youtuber mais assistido do mundo. O ano seguinte foi um divisor de águas na vida profissional e pessoal do comunicador. Ele idealizou e fundou o Instituto VERO, entidade sem fins lucrativos que visa criar projetos de educação digital no Brasil e combater as fake news, e figurou, ainda, na prestigiada lista anual das 100 personalidades mais influentes do planeta da revista americana “TIME”. Neto teve expressivo destaque e reconhecimento na publicação, principalmente quando o jornal The New York Times, no mesmo ano, divulgou um vídeo opinativo em que o mesmo fez duras críticas à forma como o presidente Bolsonaro lidava com a crise do coronavírus no Brasil. Em março de 2021, ele também criou a frente Cala Boca Já Morreu, iniciativa que reuniu os principais advogados criminalistas do país para defender gratuitamente pessoas investigadas ou processadas por livres manifestações e críticas a autoridades públicas. Aos 33 anos, também é um dos maiores especialistas em Comunicação do país e um dos empreendedores mais potentes da atualidade, tendo fundado empresas importantes para o desenvolvimento profissional do mercado digital no Brasil.

Programação

QUARTA – 08/12 17 HORAS
MESA – POLÍTICA É POP

Frini Georgakopoulos

Frini Georgakopoulos

jornalista e editora
Info

jornalista e editora de aquisições da Editora Arqueiro. Autora do livro “Sou fã! E agora?” (Editora Seguinte), no qual compartilha dicas e histórias sobre ser fã de livros, filmes e séries, Frini é co-autora dos livros “Criaturas e Criadores: Histórias para Noites de Terror” (Editora Record) e “As Quatro Fases da Lua” (Amazon KDP). Frini também publicou “Um nobre coração” e “Bem aqui”, esse último sendo premiado no concurso Brasil em Prosa, promovido pelo jornal O GLOBO e pela Amazon.

Programação

TERÇA – 07/12 15 HORAS
MESA – POP É ROMANCE DE ÉPOCA PRESENCIAL

Gabriela Gomes

Gabriela Gomes

Poeta
Info

Gabriela Gomes nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. É poeta, mãe, designer, e mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela Universidade do Porto (Portugal), cidade onde vive desde 2017. No design trabalhou em marcas como FARM, Elle Brasil e Harper ‘s Bazaar. Mudou-se para Portugal para se dedicar à poesia, concluindo o Mestrado em 2019 com a tese “Fusões Fecundas: a expansão da ideia de poesia em Mário Cesariny & António Maria Lisboa” com orientação de Rosa Maria Martelo. Tem três livros de poesia publicados: “Acidentes Tropicais” (Editora Quelônio, 2019, São Paulo), “Cloro” (Editora Flan de Tal, 2019, Portugal) e “Língua-Mãe” (2021, Fresca, Portugal) e mais duas edições no prelo pela Editora Exclamação (Portugal) e Editora 7letras (Brasil). Gabriela também tem participação em três Antologias: “Terceira Margem: Poesia de Portugal e do Brasil” (Enfermaria 6, 2019, Portugal), “Volta pra tua terra! uma antologia antirracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal” (Editora Urutau, 2021, Portugal/Brasil/Galiza) e o ainda inédito “Fora de série: 110 poemas” com poetas prata da casa em 110 anos da Universidade do Porto” (U.Porto Edições, 2021, Portugal). O seu terceiro livro “Língua-mãe” foi lançado em junho/21 em Portugal e teve apresentação ao público pela Prof. Joana Matos Frias que comparou o poema de abertura do livro à escrita de Clarice Lispector.

Programação

SEXTA – 10/12 17 HORAS
MESA – POESIA PARA RE(EXISTIR)

Gabriela Prioli

Gabriela Prioli

advogada
Info

GABRIELA PRIOLI nasceu em 1986, em São Paulo. É advogada, mestre em direito penal pela USP. Tornou-se uma das maiores e mais relevantes influenciadoras digitais do país, comentando política e outros assuntos do cotidiano em suas redes sociais. Atualmente, apresenta o CNN Tonight. Política é para todos é seu primeiro livro.

Programação

QUARTA – 08/12 17 HORAS
MESA – POLÍTICA É POP PRESENCIAL

Heloisa Buarque de Hollanda

Heloisa Buarque de Hollanda

Info

Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolve o o laboratorio de tecnologias sociais Universidade das Quebradas, baseado no conceito de ecologia dos saberes. Trabalhou em cinema , radio e TV e dirigiu o Museu da Imagem e do Som, RJ. Atualmente, as questões relativas ao cruzamento da tecnologia, cultura e desenvolvimento bem como a questao dos direitos humanos são seu foco principal. É autora de muitos livros, tendo publicado recentemente: Explosão Feminista ( ed cia das Letras 2018) , O Pensamento Feminista: conceitos fundamentais e Pensamento Feminista Brasileiro: formação e contexto (ambos pela ed Bazar do Tempo 2019).

Programação

SÁBADO – 04/12 17 HORAS
MESA – FLUP – DA PERIFERIA PARA O CENTRO. DO CENTRO PARA A PERIFERIA PRESENCIAL

Giu Domingues

Giu Domingues

Info

Giu Domingues tem 28 anos e mora na Califórnia com seu marido. Há 4 anos trabalha com marketing e tecnologia no Vale do Silício, e usa de sua paixão por histórias como consultora de diversidade e inclusão. Seu primeiro romance, a fantasia sáfica Luzes do Norte, será republicado em 2022 pela Galera Record, junto com a sequência Sombras do Sul. A autora gosta de ler e escrever histórias sobre mulheres imperfeitas, como ela. Apaixonada por fantasia, acredita no potencial que histórias sobre o fantástico tem de contar verdades sobre nosso mundo, quem somos e o que sentimos. Giu é feminista, bissexual e ansiosa, e isso está sempre presente nos seus textos.

Programação

TERÇA – 07/12 – 11 HORAS
MESA – O DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS DE ROMANCE EM LIVROS DE FANTASIA (SESSÃO EXPOSITOR RECORD)

Guilherme Dei Svaldi

Guilherme Dei Svaldi

editor-chefe da Jambô
Info

editor-chefe da Jambô, onde foi o responsável pela publicação de mais de 200 títulos, incluindo os livros do universo Tormenta, os romances de Dungeons & Dragons e os livros-jogos Fighting Fantasy (“Aventuras Fantásticas”). Também é escritor e game designer, além de ter sido diretor geral das campanhas #Tormenta20 e #NerdcastRPG (o maior financiamento coletivo brasileiro da atualidade). Antes disso, foi jogador profissional de Magic, sendo membro da seleção brasileira do jogo.

Programação

DOMINGO 13 HORAS
MESA – TORMENTA E FANTASIA PRESENCIAL

Houhou

Houhou

Artista-curandeira e escritora
Info

Verônica Alves é criadora de instrumentos de cura, tem 38 anos e reside atualmente em Curitiba. Curandeira de almas, artista e escritora, compartilha diariamente suas criações alquímicas autorais com uma comunidade de 250 mil pessoas, herança de sua trajetória há mais de uma década em linhagens ancestrais como Xamanismo, Budismo e Bruxaria Natural. Em incessante busca por libertar potências internas para a reconstrução da alma, deu à luz Houhou, em 2015.

Programação

SEGUNDA – 06/12 17 HORAS
MESA – NEM TÃO ESOTÉRICO ASSIM PRESENCIAL

Igor Pires

Igor Pires

Info

Nascido na periferia de Guarulhos e formado em Comunicação Social, Igor sempre viu na escrita uma possibilidade de criar outros mundos, inventar lugres onde pudesse estar. Por esta razão, começou a escrever no Tumblr, dez anos atrás: sentia necessidade de expressar o que lhe pulsava no corpo. Já em 2016, criou a página Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente, e desde então se divide entre pesquisar histórias de amor, viver e escrever sobre elas. Seu trabalho é a produção de textos sensíveis sobre amor, relacionamentos e cotidiano, e o que era para ser um hobbie, acabou tornando-se seu trabalho, visto em seus quatro livros publicados e no próximo, que está a caminho para o ano que vem. Nas horas vagas, o autor gosta de ler poesia e de se arriscar como podcaster.

Programação

DOMINGO – 12/12 17 HORAS
MESA – O AMOR E OUTROS PERCALÇOS PRESENCIAL

Julia Quinn

Julia Quinn

Info

Julia Quinn começou a trabalhar em seu primeiro romance um mês depois de terminar a faculdade e nunca mais parou de escrever. Seus livros foram traduzidos para 37 idiomas e ultrapassaram a marca de 15 milhões de exemplares vendidos, sendo mais de 2 milhões no Brasil. A série Os Bridgertons foi adaptada pela Netflix e se tornou um sucesso instantâneo, quebrando os recordes de audiência da plataforma.

Programação

TERÇA – 07/12 15 HORAS
MESA – POP ROMANCE DE ÉPOCA ONLINE

Jessé Andarilho

Jessé Andarilho

Escritor
Info

Jessé Andarilho é escritor, palestrante, roteirista e produtor cultural. Autor dos livros: Fiel (Objetiva) e Efetivo Variável (Alfaguara) e Super Protetores (Itaú Leia para uma criança). Além disso, é presidente do Centro Revolucionário de Inovação e Arte (CRIA) e criou o projeto marginow para ampliar as vozes de artistas das periferias.

Programação

SÁBADO – 04/12 17 HORAS
MESA – FLUP – DA PERIFERIA PARA O CENTRO. DO CENTRO PARA A PERIFERIA PRESENCIAL

Jessé Souza

Jessé Souza

Professor
Info

É graduado em Direito e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, a UnB, doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, com pós-doutorado em Psicanálise e Filosofia na The New School for Social Research, em Nova York.

Programação

SÁBADO – 04/12 11 HORAS
MESA – AS DESIG

Jenna Evans Welch

Jenna Evans Welch

Escritora
Info

JENNA EVANS WELCH é uma leitora voraz desde criança, então não teve escolha a não ser virar escritora. Seus livros Amor & gelato, Amor & sorte e Amor & azeitonas se tornaram best-sellers e foram publicados em cerca de vinte países. Ela mora em Salt Lake City, nos Estados Unidos, com o marido e os dois filhos.

Programação

QUARTA – 08/12 15 HORAS
MESA – OS DESAFIOS DE NOS TORNAR QUEM SOMOS (SESSÃO EXPOSITOR – INTRÍNSECA)

Josh Malerman

Josh Malerman

Info

Josh Malerman é o escritor, roteirista e compositor norte-americano, responsável pela autoria do livro, que mais tarde seria adaptado no longa-metragem sob o mesmo título, Caixa de Pássaros, produzido pela Netflix e estreado em 2018 – trata-se de uma distopia pós apocalíptica, com protagonismo da atriz Sandra Bullock. Baseado em Seattle, Malerman é entusiasta de horror, gênero que define a grande maioria de seu trabalho literário – já indicado a cerca de oito prêmios, conquistando a sua primeira vitória em 2020, com o conto “One Last Transformation”.

Programação

DOMINGO – 05/12 15 HORAS
MESA – HORROR NOSSO DE CADA DIA ONLINE

Juan Jullian

Juan Jullian

Autor e Roteirista
Info

Juan Jullian tem 26 anos, formado em Relações Internacionais pela PUC-Rio, escritor publicado pela Galera Record e autor roteirista do quadro fixo da TV Globo, onde desenvolve série original. Seu primeiro livro, Querido Ex, passou 100 dias como o título LGBT mais vendido da Amazon Brasil, sendo relançado em 2020 pela Galera Record. A obra foi indicada a premiações de melhor livro de 2020 pela Revista Capricho e pela Revista TodaTeen e a sequência, “Maldito Ex”, estreou na lista dos mais vendidos da Revista Veja.

Programação

QUINTA – 09/12 19 HORAS
MESA – OS NOVOS RUMOS DA LITERATURA LGBTQIAP+ YOUG ADULT PRESENCIAL

Juliano Spyer

Juliano Spyer

antropologo, educador e escritor
Info

Juliano Spyer é doutor em antropologia pela UCL, professor visitante da FESPSP e autor de Povo de Deus (Geração 2020) e Midias sociais no Brasil emergente (UCL Press / EDUC 2018), entre outros.

Programação

DOMINGO – 12/12 15 HORAS
MESA – INVISÍVEIS PRESENCIAL

Julio Ludemir

Julio Ludemir

Info

Julio Ludemir nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Olinda, Pernambuco. Entrou na faculdade de jornalismo, mas nunca concluiu o curso. Tem nove livros publicados, a maioria dos quais sobre a periferia do Rio de Janeiro. Rim por rim, reportagem sobre o tráfico internacional de órgãos, foi finalista do Jabuti de jornalismo de 2009 e recentemente teve seus direitos vendidos para o cinema. Foi um dos roteiristas de 400 x 1, filme de Caco de Souza baseado na biografia homônima de William da Silva Lima, um dos criadores do Comando Vermelho. Coordenou o Jovem Repórter, projeto de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu que chegou a mobilizar 400 jovens da Baixada Fluminense. É um dos criadores da Batalha do Passinho e um dos diretores do musical Na Batalha. Ganhou o Faz Diferença de 2012, o Excellence Awards e o Retratos da Leitura de 2016, além do Fomento à Leitura de 2020.

Programação

em breve

Karen Soarele

Karen Soarele

Mestra em Escrita Criativa
Info

Karen Soarele é Mestra em Escrita Criativa pela PUCRS e foi autora finalista do Prêmio Jabuti com o romance A Deusa no Labirinto. Seu último trabalho é O Enigma do Sol Oculto, um livro-jogo legacy no universo do Nerdcast RPG: Cthulhu. Antes disso, publicou romances e contos oficiais no universo Tormenta, além da Série Crônicas de Myríade. Nas horas vagas, administra a comunidade Papo de Autor no Facebook e interpreta Aylarianna Purpúrea, uma fada trapaceira, em Fim dos Tempos, a mesa de RPG transmitida ao vivo na Twitch da Jambô Editora.

Programação

DOMINGO 13 HORAS
MESA – TORMENTA E FANTASIA PRESENCIAL

Lulu Santos

Lulu Santos

cantor
Info

Lulu Santos vê a vida melhor no futuro desde 1981, quando lançou seu primeiro compacto, com “De leve” e Areias escaldantes”. Pouca gente ouviu. Em 1982 saiu o LP de estreia, “Tempos modernos”. Àquela altura, Luiz Maurício Pragana dos Santos já vinha há tempos gramando em empregos em gravadoras, revistas, tocando guitarra e cantando onde fosse possível (sim, o grupo Vímana, por exemplo) e sonhando com o destino de ser star.

Programação

SÁBADO – 04/12 19 HORAS
MESA – 40 ANOS DE CARREIRA: LULU TRAÇO & VERSO PRESENCIAL

Kika Hamaoui

Kika Hamaoui

Autora e roteirista
Info

Kika Hamaoui é autora e roteirista, formada em Filosofia pela PUC-RIO. Tem quatro livros publicados, além da História em Quadrinhos Pérola. Escreveu o humorístico Zorra na Rede Globo e segue produzindo conteúdo de humor para diversos canais, dentre eles o Porta dos Fundos.

Programação

SEGUNDA – 06/12 10 HORAS
MESA – MANGÁ PRESENCIAL

Krishna

Krishna

Escritora, criadora de conteúdo e comunicadora.
Info

Kleber Mendonça Filho nasceu em Recife, em 1968. Diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema, formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Seu filme Bacurau, codirigido por Juliano Dornelles, conquistou o prêmio do júri no Festival de Cannes em 2019. Vive com a esposa e os dois filhos entre Recife e Paris.

Programação

DOMINGO – 12/12 17 HORAS
MESA – O AMOR E OUTROS PERCALÇOS PRESENCIAL

Lázaro Ramos

Lázaro Ramos

Ator
Info

Lázaro Ramos é um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico. Ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme Madame Satã (2002). Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho. Fez uma participação na peça A Bruxinha Que Era Boa, de Maria Clara Machado, 1988, quando tinha uns 12 anos num teatro itinerante que estava em Salvador, substituindo seu primo. Lázaro não tinha noção o que era atuar. Até que aos 15, decidiu ser ator. Em 1994, entrou para o Bando de Teatro Olodum, atuando na peça Bai, Bai Pelô. No cinema, fez uma figuração com o bando em Jenipapo 1995, de Monique Gardenberg, em 1998, o filme Cinderela Baiana. Em Sabor da Paixão, em 2000, quando contracenou com Murilo Benício e Penélope Cruz, uma comédia da diretora venezuelana Fina Torres. Madame Satã foi seu primeiro filme como protagonista. Mas, antes da estreia deste filme, Lázaro já havia rodado O Homem que Copiava, em que também fazia o papel principal, o tímido desenhista e operador de fotocopiadora André. Em Cafundó, de Paulo Betti, Lázaro viveu seu terceiro protagonista, João de Camargo, um ex-escravo que vira líder religioso. Em Nina, filme de Heitor Dhalia, inspirado no clássico Crime e Castigo de Dostoiévski, fez uma rápida aparição como um pintor.

Programação

SEXTA- 10/12 19 HORAS
MESA – FUTUROS IMAGINADOS

Leda Maria Martins

Leda Maria Martins

poeta, ensaísta, dramaturga, professora
Info

Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. É poeta, ensaísta, dramaturga, professora. É doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Fe- deral de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Jatobá, em Belo Horizonte. Em seu pensamento e proposições teóricas cruzam-se epistemologias e cosmovisões de várias matrizes cognitivas, como as derivadas dos saberes africanos transcriados nas Américas. Sua obra já foi tema dos simpósios Spiraling Time: Intermedial Conversations in Latin American Arts (Universidade da Califórnia, Berkeley, 2013) e Leda Maria Martins: Pensamentos e poéticas (Universidade de Brasília/Universidade Federal da Bahia, 2021). Entre os livros de sua autoria estão O moderno teatro de Qorpo-Santo (Ed. UFMG, 1991), A cena em sombras (Perspectiva, 1995) e Afrografias da memória (Perspectiva, 1995). Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras.

Programação

SEXTA – 10/12 13 HORAS
MESA – ANCESTRALIDADE E MEMÓRIA NAS LETRAS PRESENTES PRESENCIAL

Leo Aversa

Leo Aversa

fotógrafo professional
Info

Leo Aversa é fotógrafo professional desde 1988, tendo ganho alguns prêmios e perdido vários outros. É formado em jornalismo pela ECO/UFRJ, mas não faz ideia de onde guardou o diploma. Sua especialidade na fotografia é o retrato, onde pode exercer seu particular talento como domador de leões e encantador de serpentes. Também gosta de fotografia de viagem, especialmente lugares exóticos e perigosos como Somália, Coréia do Norte e Beto Carrero World. Começou a escrever profissionalmente em 2015, no site do Projeto Colabora e em 2018 passou a assinar uma coluna no jornal O Globo, onde está até hoje. Escreve sobre sobre assuntos que vão das raquetes elétricas aos absurdos do governo de plantão, passando sempre pelo pipoqueiro da esquina. Publicou em 2021 o livro “Crônicas de Pai”. É tricolor, hipocondríaco e acima de tudo, pai do Martín.

Programação

SEXTA – 10/12 15 HORAS
MESA – DE REPENTE, UMA CRIANÇA NA MINHA VIDA PRESENCIAL

Luana Génot

Luana Génot

undadora e diretora do Instituto Identidades do Brasil
Info

Luana Génot nasceu no Rio de Janeiro, em 1989. É fundadora e diretora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e autora de Sim à igualdade racial (2019). Atua em projetos sobre equidade de gênero, diversidade e inclusão. Também é apresentadora do programa Sexta Black, no GNT, e colunista da Revista Ela, d’O Globo.

Programação

SÁBADO – 04/12 11 HORAS
MESA – AS DESIGUALDADES E AS ELITES NO BRASIL PRESENCIAL

Leonel Caldela

Leonel Caldela

Info

Leonel Caldela sempre quis escrever. Fanático por RPG, é um dos criadores de Tormenta, principal jogo de RPG e universo de fantasia do Brasil. É autor da Trilogia da Tormenta, da série A Lenda de Ruff Ghanor e de Ozob: Protocolo Molotov — todos títulos que bateram a marca de 10 mil exemplares vendidos —, além de outros romances e muitos livros de RPG. Não satisfeito com isso, ainda é mestre do Nerdcast RPG e da campanha online Fim dos Tempos, provando que sempre há tempo para rolar um d20

Programação

DOMINGO – 05/12 13 HORAS
MESA – TORMENTA E FANTASIA PRESENCIAL

Letícia Carolina Nascimento

Letícia Carolina Nascimento

Professora e Escritora
Info

Mulher travesti, negra, gorda e nordestina. Filha de Xangô no Candomblé Ketu e de Cabocla na encantaria da Jurema. Autora do livro Transfeminismo na Coleção Feminismos Plurais. Professora da UFPI e Doutoranda em Educação (UFPI). Ativista do Acolhe Trans e FONATRANS

Programação

DOMINGO – 12/12 19 HORAS
MESA – VOZES LGBTQIAP+: O QUE VEM PELA FRENTE? PRESENCIAL

Letícia Pires

Letícia Pires

Graduada em Cinema e Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade
Info

Assina a produção de mais de 20 curtas-metragens e em 2017 ganhou, como produtora, o prêmio de melhor documentário no Festival de Gramado com o curta-metragem “Cabelo Bom”. Dirigiu os curtas “No Escuro” (2011) e “A Casa Nova de Newton” (2017), ambos premiados em diversos festivais dentro e fora do país. Entre 2017 e 2021 dirigiu, além de institucionais e publicidades, 09 videoclipes entre eles “Gigantesca” da cantora Mariana Volker, vencedor de melhor clipe no 8° festival de curtas de Brasília e no 27° festival de cinema de Vitória, além de finalista no 5°Bogotá Music Festival.

Programação

SÁBADO – 04/12 15 HORAS
MESA – EM TODAS AS MÍDIAS

Luh Maza

Luh Maza

Escritora
Info

Luh Maza Escreveu 15 peças teatrais encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo e em Portugal. Sua dramaturgia está publicada na Coleção Primeiras Obras (Imprensa Oficial, 2009) – finalista ao Prêmio Jabuti de Literatura; no livro Teatro (Chiado Editora, 2015), lançado em países da Europa e África; e na antologia Dramaturgia Negra (Funarte, 2019). Traduziu Kiwi (Editora Benfazeja, 2016), cuja encenação recebeu o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo. Escreveu o roteiro do curta 35 (2019), ganhador do Inclusive and Creative Awards Campaign, nos Estados Unidos; El Ojo de Iberoamerica, na Argentina e Berlin Commercial, na Alemanha. Foi uma das roteiristas da quarta temporada de “Sessão de Terapia” do Globoplay/GNT. Por este trabalho foi indicada a Roteirista do Ano do Prêmio ABRA. Desenvolveu outras séries em produção para Globoplay e Netflix. Atualmente é roteirista-chefe de uma série para a HBO.

Programação

SÁBADO – 11/12 13 HORAS
MESA – A CONSTRUÇÃO DO FEMININO

Lyssa Kay Adams

Lyssa Kay Adams

Info

Lyssa Kay Adams leu seu primeiro romance ainda bem nova e foi fisgada para sempre. Após uma longa carreira como jornalista, realizou o sonho de ver suas histórias publicadas. Ela escreve em tempo integral em sua casa no Michigan com a assistência de seu cachorro, Domino, que passa a maior parte do tempo roncando na escrivaninha. Clube do Livro dos Homens foi eleito pela Amazon o melhor romance de 2019.

Programação

QUINTA – 09/12 11 HORAS
MESA – REFORMULANDO CLICHÊS (SESSÃO EXPOSITOR SEXTANTE)

Lua Oliveira

Lua Oliveira

Info

Após se encantar com a Bienal do Livro, a ado-lescente de 12 anos mo-radora da comunidade Tabajaras, em Copaca-bana, decidiu criar em sua comunidade a bibli-oteca O Mundo da Lua para incentivar crian-ças à leitura. Apesar do sucesso, as adversidades se multiplicaram. Mas Lua não pa-rou. Continuou com o espaço aber-to na pandemia, emprestando li-vros.

Programação

DOMINGO – 12/12 11 HORAS
MESA – EU AMO LER PRESENCIAL

Mariana Enriquez

Mariana Enriquez

jornalista e subeditora
Info

Mariana Enriquez (Buenos Aires, 1973) é jornalista e subeditora do suplemento Radar, do jornal Página/12, além de professora. Escreveu novelas, relatos de viagens e biografias. Pela Intrínseca, publicou a coletânea de contos As coisas que perdemos no fogo e o romance Este é o mar. Nossa parte de noite ganhou, na Espanha, o Premio Herralde de Novela e o Premio de la Crítica 2019.

Programação

DOMINGO – 05/12 15 HORAS
MESA – HORROR NOSSO DE CADA DIA ONLINE

Luciene Nascimento

Luciene Nascimento

escritora
Info

Luciene Nascimento, escritora, autora do livro “Tudo Nela é de se Amar” (Editora Estação Brasil, 2021), maquiadora e advogada graduada na Universidade Federal Fluminense (UFF), vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Barra Mansa- RJ, escreve sobre identidade e estética da mulher negra, realiza palestras sobre o tema, e seus vídeos de pedagopoesia acumulam quase quatro milhões de visualizações na internet.

Programação

SEXTA – 10/12 17 HORAS
MESA – POESIA PRA (RE)EXISTIR PRESENCIAL

Luiz Antonio Simas

Luiz Antonio Simas

escritor, historiador e educador popular
Info

Luiz Antonio Simas é escritor, historiador e educador popular. É autor e coautor de vinte e dois livros sobre carnavais, folguedos populares, macumbas, futebol e culturas de rua. Ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de não ficção do ano de 2016, pelo Dicionário da História Social do Samba, em parceria com Nei Lopes. Publicou em 2021 os livros Maracanã: quando a cidade era terreiro e Umbandas: uma história do Brasil.

Programação

TERÇA – 07/12 17 HORAS
MESA – AINDA SOBRE O FUTURO: QUEM MANTEVE NOSSOS OLHOS ABERTOS E O CORAÇÃO QUENTE EM 2020? PRESENCIAL

Majori Silva

Majori Silva

Info

Majori Silva representa a comunidade de Chico Amaral, em Campinas (SP). Sua trajetória é, por si só, uma importante narrativa marcada, inclusive, por um forte entrelaçamento com o gênero. Grande contadora e fomentadora de histórias, Majori é autora de um projeto educativo que lhe rendeu mais de 5 mil ouvintes, oficinas para professores e a oportunidade de assistir, em Harvard, à Brazil Conference at Harvard/MIT. Desde então, empenhou-se na construção de uma biblioteca em Chico Amaral. Hoje a biblioteca, esforço coletivo de toda a comunidade, possui mais de mil livros disponíveis para empréstimo. O espaço também oferece aulas de inglês básico para crianças e adultos e, é claro, a experiência de ouvir e aprender por meio da contação de histórias.

Programação

SEGUNDA – 06/12 15 HORAS
MESA – SALA BLACK POWER – BATE-PAPO COM MAJORI SILVA E JÚLIO EMÍLIO BRAZ (SESSÃO EXPOSITOR – MOSTARDA)

Mabê Bonafé

Mabê Bonafé

Roteirista e Podcaster
Info

Mineira, 35 anos, gateira e podcaster. Leitora assídua de livros de horror, investigação, fantasia, mistério e ficção científica, escreve sobre todos os assuntos anteriores e, nas horas vagas, sobre crimes. Apresentadora do podcast Modus Operandi e ex-publicitária, viciada em criar teorias sobre tudo.

Programação

DOMINGO – 05/12 17 HORAS
MESA – FICÇÃO E REALIDADE NO CRIME PRESENCIAL

Maíra Oliveira

Maíra Oliveira

roteirista, dramaturga, escritora e educadora graduada
Info

Maíra Oliveira é roteirista, dramaturga, escritora e educadora graduada pela UERJ, pós-graduanda em Literatura, Artes e Pensamento Contemporâneo na PUC-RJ. Autora dos livros “Mari, a sementinha”, “Que saudade da minha vó!”, de diversas antologias e dos espetáculos teatrais “Yabá: Mulheres Negras” e “Duas Fridas”. Diretora do filme “Encruza”, roteirista colaboradora dos filmes “Matemática das Flores” e “Amor de Verão” – que fazem parte do projeto “Um ano Inesquecível”, primeiros filmes originais da Amazon Brasil -, consultora de roteiro do filme “Papai é pop” e roteirista do Quintal TV (Canal Futura), além de ter atuado no desenvolvimento de séries ficcionais na Globo, Canal Brasil e outros. Atualmente é roteirista-chefe na Disney+ e presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA).

Programação

SEXTA – 10/12 15 HORAS
MESA – DE REPENTE, UMA CRIANÇA NA MINHA VIDA PRESENCIAL

Yalorixá Luana  De  Oyá

Yalorixá Luana De Oyá

Info

Luana Xavier é mulher, preta, gorda, yalorixá, neta de Chica Xavier, atriz, apresentadora, roteirista, produtora, assistente social, criadora de conteúdo, ativista antirracista e mais uma porção de coisas que as linhas desse texto não dariam conta. Como atriz, tem trabalhos de destaque no teatro (“Dona Flor e Seus Dois Maridos”), na TV (“Orgulho e Paixão” – TV Globo), no streaming (“Sessão de Terapia”) e no cinema (“A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”). Como apresentadora, Luana despontou no programa “Viagem a Qualquer Custo”, do GNT.

Programação

QUARTA – 08/12 – 19 HORAS
MESA – FÉ E JUVENTUDE

Júlio Emílio Braz

Júlio Emílio Braz

Info

É relevante posicionar Júlio Emílio Braz junto a autores nacionais de significativa importância em relação à literatura infantil e infantojuvenil. Embora seu nome não seja sempre lembrado quando se fala sobre autores nacionais, Júlio é, sem dúvida, um dos mais fecundos autores de nossa história literária, com mais de cem livros publicados. Dentre seu amplo conjunto de obras, destacam-se títulos como Pretinha, eu?, publicado pela primeira vez em 1997, e Saguairu, obra que lhe concedeu, em 1988, o “Prêmio Jabuti” de Autor Revelação.

Programação

SEGUNDA – 06/12 15 HORAS
MESA – SALA BLACK POWER – BATE-PAPO COM MAJORI SILVA E JÚLIO EMÍLIO BRAZ (SESSÃO EXPOSITOR – MOSTARDA)

Junji Ito

Junji Ito

Info

Nasceu em 31 de julho de 1963. Depois de se formar no colegial, ele conseguiu um emprego como técnico de prótese dentária depois de se formar em uma escola profissionalizante, mas postou “Tomie” no novo prêmio de mangá “Umezu Award” e ganhou uma menção honrosa. Este trabalho é o trabalho de estreia e é uma obra-prima. Três anos depois, ele se dedicou aos negócios da família mangá e produziu inúmeras obras-primas, como a série “Souichi” e “É difícil se apaixonar pelos mortos”. Começou a serializar “Uzumaki” em 1998 e continua a lançar trabalhos exclusivos como “Gyo” e “Kudan”. Em 2019, ele ganhou o US Eisner Award por “Frankenstein” e em 2021 por “Hellstar Remina” e “Junji Ito Short Edit THE BEST OF BEST”.

Programação

SEGUNDA – 06/12 10 HORAS
MESA – MANGÁ ONLINE

Camila Coutinho

Camila Coutinho

Comunicadora e Founder & CEO do Garotas Estúpidas e da GE Beauty
Info

Pernambucana e criadora do Garotas Estúpidas, Camila foi pioneira entre as blogueiras de moda no Brasil. Estudou Design de Moda, mas, diante do sucesso na internet, passou a se dedicar exclusivamente ao blog, criado há 15 anos. Em 2015 foi nomeada uma das trinta jovens brasileiras mais influentes com menos de 30 anos pela revista Forbes. Em 2017 entrou para importante lista das 500 pessoas mais influentes no mundo da moda do site britânico Business of Fashion. Em 2018 lançou seu primeiro livro, Estúpida, Eu? E aos 32 anos, Camila foi eleita em 2020 uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes e uma das mulheres brasileiras mais influentes atualmente pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Camila tem 2,8 milhões de seguidores no Instagram e, em setembro de 2020, lançou sua própria marca de produtos de beleza, a GE Beauty. GE Beauty é uma linha de haircare customizável e vegana que nasceu de um desejo sincero da Camila: estimular a ideia do banho como um momento de pausa e desconexão, onde é possível cuidar de si e ressignificar a relação com a beleza e com o próprio cabelo. Sem modelos prontos, sem padrões pré-estabelecidos e sem regras. Tudo no tempo e do jeito de cada um. Este ano, Camila voltou à lista da Forbes, dessa vez na Heart Billions, que elegeu as 10 pessoas mais ricas do país na cotação da moeda mais valiosa de todas: equilíbrio, harmonia e paz consigo mesma.

Programação

QUARTA – 08/12 – 11 HORAS
MESA – MESA – JUNTE-SE COM A TURMA DA MÔNICA JOVEM EM XÔ FAKE NEWS (SESSÃO EXPOSITOR EDIOURO) – ATENÇÃO SESSÃO TOTALMENTE ON-LINE

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa

Autor
Info

Mauricio de Sousa nasceu numa família de poetas e contadores de histórias, em Santa Isabel (SP). Com 19 anos, foi para São Paulo e começou a trabalhar como repórter policial. Em 1959, trocou o jornalismo pelos quadrinhos. Sua primeira tira diária contava as aventuras do garoto Franjinha e seu cão Bidu. Em 1970, Mauricio lançou a revista Mônica e, em 1971, recebeu o mais importante prêmio dos quadrinhos, o troféu Yellow Kid, na Itália. Dos quadrinhos, seus mais de quatrocentos personagens foram para o teatro, o cinema, a televisão, a internet, parques temáticos e exposições de arte.

Programação

QUARTA – 08/12 – 11 HORAS
MESA – MESA – JUNTE-SE COM A TURMA DA MÔNICA JOVEM EM XÔ FAKE NEWS (SESSÃO EXPOSITOR EDIOURO) – ATENÇÃO SESSÃO TOTALMENTE ON-LINE

Januária Alves

Januária Alves

Autora
Info

Januária Cristina Alves, mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis e duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira. É co-autora dos livros “Como não ser enganado pelas fake news”” com Flávia Aidar e “#Xôfakenews: uma história de verdades e mentiras” com Maurício de Sousa. É colunista do Nexo Jornal e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação – ABPEducom e da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.

Programação

QUARTA – 08/12 – 11 HORAS
MESA – MESA – JUNTE-SE COM A TURMA DA MÔNICA JOVEM EM XÔ FAKE NEWS (SESSÃO EXPOSITOR EDIOURO) – ATENÇÃO SESSÃO TOTALMENTE ON-LINE

Maria Clara Cabral

Maria Clara Cabral

Info

Jornalista há 15 anos, tem Pos-graduação em marketing e comunicação integrada, pelo Mackenzie. Trabalhou na Folha de S.Paulo, no portal Terra e no Diário do Grande ABC, em Brasília e em São Paulo. Migrou em seguida para o campo das relações públicas e já fez três campanhas políticas. Fundou, há dois anos, a Papo Editora, iniciativa inovadora que tem o objetivo de levar jornalismo de qualidade para crianças. O principal produto é a Qualé, revista quinzenal voltada para alunos do fundamental 1.

Programação

QUARTA – 08/12 – 11 HORAS
MESA – MESA – JUNTE-SE COM A TURMA DA MÔNICA JOVEM EM XÔ FAKE NEWS (SESSÃO EXPOSITOR EDIOURO) – ATENÇÃO SESSÃO TOTALMENTE ON-LINE

Martinho da Vila

Martinho da Vila

Cantor
Info

Martinho José Ferreira nasceu em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro de 1938. Escritor de diversificados livros: Infantis, infanto-juvenis, biografias, romances, crônicas… Foi colunista semanal do Jornal O Dia durante dois anos e publicou artigos nos principais jornais e revistas do Brasil. É membro da Academia Carioca de Letras, do PEN CLUB e da Divine Académie Française des Arts, Letres e Culture.

Programação

SÁBADO – 11/12 15 HORAS
MESA – A NAÇÃO NA LÍNGUA

Marcelino Freire

Marcelino Freire

Escritor
Info

MARCELINO FREIRE nasceu em 1967 em Sertânia, PE. É autor, entre outros, de “Contos Negreiros” e “Nossos Ossos”, respectivamente Prêmio Jabuti e Prêmio Machado de Assis. Ambos os livros foram publicados pela Editora Record. É criador e curador da Balada Literária. Recentemente, lançou o “Ossos do Ofídio” pelo selo Baladeyra

Programação

SEXTA – 10/12 11 HORAS
MESA – EU POSSO ESCREVER – O PERCURSO ENTRE O DESEJO DE CONTAR UMA HISTÓRIA E SUA PUBLICAÇÃO PRESENCIAL

Mariana Jaspe

Mariana Jaspe

Roteirista e diretora
Info

Soteropolitana, diretora e roteirista. Especialista em Cinema, Televisão e Mídias Interativas pela Universidad Rey Juan Carlos, de Madri, e Direção de Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro. É autora na Rede Globo, está finalizando o documentário “BATEKOO – Um filme de afeto” e em fase de desenvolvimento de uma séria documental para Globoplay. No teatro, é co-autora da peça infantil “Ombela: A Origem das Chuvas”, inspirada no livro homônimo de Ondjaki, e autora do espetáculo “TRINTA E DOIS”, cujo livro foi lançado em 2020. Como montadora, concorreu ao Emmy Internacional (2016) junto à equipe do programa “Tem Criança na Cozinha”, do canal Gloob. Na publicidade, já dirigiu projetos para Rexona, Banco Original, Niely, Invisalign, MTV e ONU.

Programação

DOMINGO – 05/12 15 HORAS
MESA – HORROR NOSSO DE CADA DIA PRESENCIAL

Marton Olympio

Marton Olympio

diretor e roteirista
Info

Marton Olympio é diretor e roteirista, começou sua carreira em 2010 com a Série Musas, no Canal Brasil, 26 programas escritos e dirigidos por ele. Depois foi roteirista das duas temporadas do seriado Natália da TV Brasil, indicada a melhor série no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Programação

SEXTA – 10/12 19 HORAS
MESA – FUTUROS IMAGINADOS PRESENCIAL

Matt Ruff

Matt Ruff

Info

Estreou na literatura em 1988, e desde então suas obras foram publicadas em diversos idiomas, além de terem sido finalistas e vencedoras de importantes prêmios de ficção científica. Quinto romance do autor, Território Lovecraft teve os direitos de tradução adquirido em dez países e conquistou a admiração de Jordan Peele, diretor do premiado filme Corra!, que ficou responsável pela produção da série da HBO baseada na história. Matt Ruff mora com a esposa em Seattle, nos Estados Unidos.

Programação

DOMINGO – 05/12 15 HORAS
MESA – HORROR NOSSO DE CADA DIA ONLINE

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

Jornalista
Info

Versão resumida: Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo. É autor de “Topa Tudo por Dinheiro – As muitas faces do empresário Silvio Santos” (editora Todavia, 2018). Versão um pouco maior: Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de “História do Lance!” (Alameda, 2009), “Adeus, Controle Remoto” (Arquipélago, 2016) e “Topa Tudo por Dinheiro – As muitas faces do empresário Silvio Santos” (Todavia, 2018).

Programação

DOMINGO – 12/12 – 13 HORAS
MESA – GILBERTO BRAGA: HOMENAGEM A UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIA

Míriam Castro (Mikannn)

Míriam Castro (Mikannn)

Jornalista e criadora de conteúdo digital
Info

Míriam Castro é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e trouxe toda a sua paixão por cultura pop para a internet. Desde 2015 ela está a frente do canal Mikannn no YouTube e hoje também apresenta os podcasts Cena Aberta e Hodor Cavalo.

Programação

SEGUNDA – 06/12 10 HORAS
MESA – MANGÁ PRESENCIAL

Marcelo Cosme

Marcelo Cosme

Info

Marcelo Cosme é gaúcho, de Rio Grande, RS. Ainda criança já queria ser jornalista e trabalhar em televisão. Com mais de 20 anos de carreira coleciona grandes cobertura e furos jornalísticos. Em mais de uma década em Brasília acompanhou a operação Lava Jato, o impeachment da ex-presidente Dilma e os principais julgamentos na suprema corte. Em 2018 foi um dos indicados ao Emmy Internacional, por uma reportagem feita no Rio Grande do Norte. Ficando entre os cinco principais jornalistas do mundo naquele ano. Desde 2019 é apresentador do Globo News Em Pauta, uma das maiores audiências do canal.

Programação

SÁBADO – 04/12 19 HORAS
MESA – LULU EM TRAÇO E VERSO: 40 ANOS DE CARREIRA

Monique Nix

Monique Nix

Info

Monique NIX é ativista cultural. Com recortes, como: poeta, escritora, ensaísta, artista, cineasta, produtora e empreendedora. CEO de NIX – empresa artística, cultural e de comunicação.

Programação

SÁBADO 04/12 17 HORAS
MESA – FLUP – DA PERIFERIA PARA O CENTRO. DO CENTRO PARA A PERIFERIA

Monica Gagliano

Monica Gagliano

Info

Monica Gagliano is a Research Associate Professor in evolutionary ecology at Southern Cross University where she directs the Biological Intelligence (BI) Lab as part of the Diverse Intelligences Initiative of the Templeton World Charity Foundation. She has pioneered the brand-new research field of plant bioacoustics, for the first time experimentally demonstrating that plants emit, detect and respond to the sounds of their environments. Her work has extended the concept of cognition (including perception, learning, memory) in plants, re-igniting the discourse on plant subjectivity and ethical and legal standing. She is the author of Thus Spoke the Plant and co-editor of the The Mind of Plants

Programação

DOMINGO – 05/12 19 HORAS
MESA – AMAZÔNIA: UM OLHAR DE DENTRO DA FLORESTA ONLINE

Muniz Sodré

Muniz Sodré

professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Info

Muniz Sodré é professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador (CNPq) e escritor, com dezenas de obras publicadas que versam sobre mídia e comunicação, cultura nacional, técnicas de texto jornalístico e ficção (novelas e contos), alguns dos quais traduzidos na Itália, Espanha, Argentina e Cuba. É professor-visitante e conferencista em várias universidades estrangeiras.

Programação

SÁBADO – 04/12 11 HORAS
MESA – AS DESIGUALDADES E AS ELITES NO BRASIL ONLINE

Natalia Borges Polesso

Natalia Borges Polesso

doutora em Teoria da Literatura
Info

Natalia Borges Polesso é doutora em Teoria da Literatura. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente; Coração à corda; Amora (vencedor do prêmio Jabuti em 2016), que explora as nuances das relações homoafetivas entre mulheres; Pé atrás; Controle, seu primeiro romance; e Corpos secos. Em 2017, foi selecionada para a coletânea Bogotá39. Seu trabalho foi traduzido para o inglês e para o espanhol e publicado em diversos países.

Programação

DOMINGO – 12/12 19 HORAS
MESA – VOZES LGBTQIAP+: O QUE VEM PELA FRENTE? PRESENCIAL

Míriam Leitão

Míriam Leitão

jornalista
Info

Míriam Leitão é mineira de Caratinga. Como jornalista recebeu diversos prêmios, entre eles o Maria MoorsCabot, da Universidade de Columbia, de Nova York. Como escritora, ganhou o Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção em 2012 por Saga brasileira e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2015 por Tempos extremos, lançado pela Intrínseca. Também pela Intrínseca publicou História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI (2015), A verdade é teimosa (2017) e a coletânea de crônicas Refúgio no sábado (2018), com a qual foi finalista do Jabuti. É casada com Sérgio Abranches, tem dois filhos, Vladimir e Matheus, e um enteado, Rodrigo. É avó de Mariana, Daniel, Manuela e Isabel.

Programação

DOMINGO – 05/12 11 HORAS
MESA – JORNALISMO E DEMOCRACIA SOB ATAQUE PRESENCIAL

Natalia Timerman

Natalia Timerman

Escritora e psiquiatra
Info

Natalia Timerman é escritora, médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela Usp. É autora de Desterros – histórias de um hospital-prisão (Elefante, 2017), Rachaduras (Quelônio, 2019), finalista do prêmio Jabuti na categoria contos, e do romance Copo Vazio (Todavia, 2021).

Programação

DOMINGO – 12/12 17 HORAS
MESA – O AMOR E OUTROS PERCALÇOS PRESENCIAL

Nei Lopes

Nei Lopes

compositor e intérprete de música popular
Info

Nei Lopes é compositor e intérprete de música popular, bacharel em Direito, além de escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na Diáspora. Sua obra de cancionista conta com mais de 350 títulos gravados desde 1972. Como escritor, tem mais de 40 livros publicados, grande parte centrada na temática africana e afro-originada. Por seu trabalho como intelectual e artista, em 1998 foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, conferida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; em novembro de 2005 recebia, do Governo Brasileiro, a Ordem do Mérito Cultural, no grau de comendador; e em junho de 2006 era focalizado pela Revista O Globo na reportagem “100 brasileiros geniais”. Em novembro de 2007, Nei Lopes era agraciado com a Medalha Tiradentes, outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; e em 2009 era eleito “Homem de Idéias” do ano, pelo suplemento Idéias, do Jornal do Brasil. Em 2015 Nei recebeu aplausos da crítica teatral como autor da trilha do musical “Bilac Vê Estrelas”, pela qual ganhou os prêmios Shell e Bibi Ferreira. Foi o vencedor do prêmio Faz a Diferença, do jornal O Globo, na categoria Literatura no ano de 2015. Seu “Dicionário da História Social do Samba”, escrito em parceria com Luiz Antônio Simas, ganhou o Prêmio Jabuti em 2016.

Programação

SEXTA – 10/12 13 HORAS
MESA – ANCESTRALIDADE E MEMÓRIA NAS LETRAS PRESENTES PRESENCIAL

A Bruxa Preta

A Bruxa Preta

Terapeuta Integrativa, Astróloga e Taróloga
Info

Pam Ribeiro, A Bruxa Preta, é facilitadora no reencontro com a nossa consciência espiritual por meio da decolonização da mesma. Terapeuta Reikiana, taróloga, e astróloga favelada. Na busca por levar a magia preta através da escrita curativa e poética marginal. Idealizadora dos cursos “Tarô Favelado” e “Consciência Erótica”

Programação

SEGUNDA – 06/12 17 HORAS
MESA – NEM TÃO ESOTÉRICO ASSIM PRESENCIAL

Paola Aleksandra

Paola Aleksandra

Escritora E Produtora De Conteúdo Digital
Info

Paranaense, 31 anos, casada, mãe da Júlia. Administradora por profissão, blogueira por paixão. Fã assumida de bons romances, filmes, séries e tudo que contenha chocolate. Criadora do Livros & Fuxicos e autora dos romances Volte para Mim, Livre para Recomeçar, Reflexos do Passado e O Roubo.

Programação

TERÇA – 07/12 15 HORAS
MESA – POP ROMANCE DE ÉPOCA PRESENCIAL

Raphael Draccon

Raphael Draccon

romancista e roteirista
Info

Raphael Draccon é romancista e roteirista premiado pela American Screenwriters Association. Foi considerado pelos maiores canais de comunicação do país como um dos escritores mais influentes do mercado literário brasileiro. Autor de 11 livros, teve sua principal série literária de fantasia, Dragões de Éter, entre os mais vendidos do Brasil e exterior. Atualmente é roteirista e produtor em duas séries originais Netflix, O Escolhido e Cidade Invisível, e vive em Los Angeles após ser considerado pelo Governo Americano um artista de habilidades extraordinárias.

Programação

DOMINGO – 05/12 13 HORAS
MESA – TORMENTA E FANTASIA ONLINE

Pastor Henrique Vieira

Pastor Henrique Vieira

Teólogo; Pastor; Ator; Pesquisador da Arte do Palhaço; Professor; Cientista Social; Historiador e Escritor
Info

Tem se dedicado no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Pastoreia a Igreja Batista do Caminho, comunidade de fé itinerante que realiza suas celebrações em Niterói e Rio de Janeiro. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre Evangelho e Direitos Humanos e respeito à diversidade. É Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura. Em maio de 2019, lançou o seu primeiro livro “O amor como revolução” pela editora Objetiva. Também em 2019, estreou o espetáculo teatral de mesmo nome.

Programação

QUARTA – 08/12 19 HORAS
MESA – FÉ E JUVENTUDE

Patrícia Campos Mello

Patrícia Campos Mello

jornalista e escritora
Info

Patrícia Campos Mello é repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo. Foi vencedora do Prêmio Maria Moors Cabot da Columbia University em 2020, do Prêmio Internacional.de Liberdade de Imprensa do Comitê de Proteção a Jornalistas (2019), do prêmio especial de Democracia e direitos humanos Vladimir Herzog (2019). É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Business and Economic Reporting pela Universidade de Nova York.

Programação

DOMINGO – 05/12 11 HORAS
MESA – JORNALISMO E DEMOCRACIA SOB ATAQUE ONLINE

Paula Cesarino Costa

Paula Cesarino Costa

jornalista
Info

PAULA CESARINO COSTA é jornalista, integra o Conselho Consultivo da Agência Pública. Entre 2016 e 2019 foi ombudsman da Folha de S. Paulo, onde também exerceu as funções de secretária de Redação, diretora da Sucursal do Rio, editora de Política e editora de diversidade, entre outras.

Programação

DOMINGO – 05/12 11 HORAS
MESA – JORNALISMO E DEMOCRACIA SOB ATAQUE PRESENCIAL

Pedro Alvarenga

Pedro Alvarenga

Roteirista
Info

Mineiro, Candomblecista e contador de histórias. Graduado em Cinema e Audiovisual pela PUC-Rio, já atuou como curador no Midrash Centro Cultural e trabalha desde 2017 na Rede Globo, escrevendo programas como “Zorra”, “Fora de Hora” e “Dani-se”. Também pesquisa a religiosidade afrodiaspórica e suas expressões artísticas.

Programação

SEXTA – 03/12 17 HORAS
MESA – PRA SEGUIR EM FRENTE PRESENCIAL

QUARTA – 08/12 19 HORAS
MESA – FÉ E JUVENTUDE PRESENCIAL

Raphael Montes

Raphael Montes

Escritor e roteirista
Info

Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Escritor e roteirista, publicou os romances Suicidas, Dias perfeitos, O vilarejo, Jantar secreto e Uma mulher no escuro, vencedor do Prêmio Jabuti 2020. Seus livros estão traduzidos em mais de 25 países e têm os direitos de adaptação vendidos para o teatro e o cinema. Escreveu os filmes Praça Paris, A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo de Bom dia, Verônica, série de sucesso na Netflix, vencedora do Prêmio APCA 2020 nas categorias melhor ator, melhor atriz e melhor dramaturgia.

Programação

DOMINGO – 05/12 17 HORAS
MESA – FICÇÃO E REALIDADE NO CRIME PRESENCIAL

Rosiska Darcy De oliveira

Rosiska Darcy De oliveira

Escritora e jornalista
Info

RDO é uma escritora carioca que ocupa a cadeira 10 da Academia Brasileira de Letras. Começou sua carreira como jornalista, nas Revistas Senhor e Visão, no Jornal do Brasil e na Tv Globo. Publicou seus primeiros livros na Europa, onde viveu exilada pela ditadura militar. De volta ao Brasil continuou sua carreira jornalística como cronista do Estado de São Paulo e do O Globo. A escritora é autora de 11 livros, entre eles “Elogio da Diferença”, “Reengenharia do tempo”,”Pássaro louco” e “Liberdade”.

Programação

SÁBADO – 04/12 13 HORAS
MESA – ACADÊMICOS PÓS-PANDÊMICOS (ON-LINE)

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro

Info

FERNANDA MONTENEGRO nasceu no Rio de Janeiro em 1929. Estreou como atriz em meados dos anos 1940 e acumula uma extensa lista de produções no teatro, no cinema e na televisão. Recebeu diversos prêmios e comendas nacionais e internacionais.

Programação

DOMINGO – 12/12 – 13 HORAS
MESA – GILBERTO BRAGA: HOMENAGEM A UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIAS (ON-LINE)

Fabricio Carpinejar

Fabricio Carpinejar

Info

Com 48 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Fabrício Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. Suas obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens. O comunicador escreve crônicas semanais para o jornal O Tempo e é comentarista do programa “Encontro Com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. O codinome “Carpinejar”, que usa para assinar seus trabalhos, é fruto da junção dos sobrenomes dos pais, Maria Carpi e Carlos Nejar.

Programação

SÁBADO – 11/12 11 HORAS
MESA – O BEM-VIVER

Ruan De Souza Gabriel

Ruan De Souza Gabriel

Jornalista
Info

Ruan de Sousa Gabriel estudou jornalismo e filosofia na Universidade de São Paulo. Escreve sobre livros e mercado editorial desde 2015. Manteve uma coluna sobre livros no site da revista ÉPOCA. Desde 2018, é repórter do “Segundo Caderno” do jornal O GLOBO.

Programação

SÁBADO – 04/12 – 11 HORAS
MESA – AS DESIGUALDADES E AS ELITES NO BRASIL

Paula Pimenta

Paula Pimenta

Autora
Info

A mineira Paula Pimenta é, de acordo com sua própria definição, “autora de livros cor-de-rosa”. É também um fenômeno: escreveu mais de 20 títulos, possui mais de dois milhões de exemplares vendidos e teve suas obras publicadas em países como Espanha, Itália, Portugal e toda a América Latina. Sua trajetória literária teve início em 2001, com o lançamento da coletânea de poemas Confissão. Mas o sucesso chegou para valer em 2008, quando a divulgação boca a boca entre os fãs transformou o romance adolescente Fazendo meu filme num best-seller. Isso fez com que as aventuras da jovem Estefânia Castelino Belluz, a Fani, personagem principal do livro, virassem uma série composta por cinco títulos, que, mais tarde, ganharia também versão em HQ, um diário e uma edição especial de 10 anos. Em 2011, o spin-off Minha vida fora de série mostrou aos leitores como era a vida dos já conhecidos e queridos personagens três anos antes de a história de Fazendo meu filme começar. Paula Pimenta também lançou dois livros de crônicas, seguindo uma linha mais autoral, com histórias com as quais todos se identificam. Paula foi escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2012 e em 2014 foi a autora que mais vendeu livros no Brasil, segundo o ranking da PublishNews.

Programação

SÁBADO – 04/12 – 15 HORAS
MESA – EM TODAS AS MÍDIAS

Paulo Halm

Paulo Halm

Diretor e Roteirista de Cinema e TV
Info

Formado em cinema pela UFF, é diretor e roteirista de cinema e tv. Dirigiu o longa de ficção Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (2009) e o documentário Hijab, mulheres de véu (2013). No momento se prepara para filmar seu novo longa metragem, Pais e Filhos. Para cinema, entre outros, escreveu o roteiro de Pequeno Dicionário Amoroso, Guerra de Canudos, Amores Possíveis, Dois Perdidos Numa Noite Suja, Achados e Perdidos, Casa da Mãe Joana, Olhos Azuis. É autor das novelas Malhação Sonhos, Totalmente Demais e Bom Sucesso, da TV Globo. Está finalizando seu primeiro romance, o triller satírico “Noir Tropical”.

Programação

DOMINGO – 12/12 11 HORAS
MESA – EU AMO LER

Pedro Rhuas

Pedro Rhuas

Escritor, cantor, compositor e jornalista
Info

Pedro Rhuas cresceu entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. É escritor, cantor, compositor e jornalista. Suas letras e narrativas contam sobre amores, protagonismo LGBTQIAP+ e as potências de um Nordeste vivo. “Enquanto eu não te encontro” é seu livro de estreia e foi o ganhador da Clipop, o concurso literário da editora Seguinte. Fenômeno de vendas, o romance se tornou bestseller instantâneo da VEJA, vendendo mais de 10 mil exemplares em menos de dois meses de publicação. Seu primeiro álbum de estúdio, “Contador de História”, alia música e literatura em movimento pioneiro no Brasil.

Programação

QUINTA – 09/12 19 HORAS
MESA – OS NOVOS RUMOS DA LITERATURA LGBTQIAP+ YOUG ADULT PRESENCIAL

Pedro Siqueira

Pedro Siqueira

escritor, advogado e professor de direito
Info

Pedro Siqueira é escritor, advogado e professor de direito. Ele conduz um grupo de orações católico centrado na devoção mariana do rosário, em que transmite revelações do Espírito Santo, mensagens de Nossa Senhora e de santos e anjos. Em 2008, numa visita ao Santuário de Fátima, em Portugal, recebeu uma mensagem de Nossa Senhora. Ela dizia que Pedro deveria escrever sobre suas experiências místicas como uma forma de ajudar as pessoas no caminho da espiritualidade.

Programação

QUARTA – 08/12 19 HORAS
MESA – FÉ E JUVENTUDE PRESENCIAL

Pretinhas Leitoras

Pretinhas Leitoras

estudantes, dinamizadoras literárias, criadoras e apresentadoras
Info

Duda Ferreira e Helena Ferreira, 13 anos, são estudantes, dinamizadoras literárias, criadoras e apresentadoras da Iniciativa Pretinhas Leitoras.

Programação

Em breve

Priscilla Alcantara

Priscilla Alcantara

Cantora e Apresentadora
Info

“Priscilla Alcantara Silva Fonseca é cantora, compositora, multi-instrumentista e apresentadora. Filha de músicos, ficou conhecida por participar de um reality musical “Código Fama” em 2005 e apresentar o programa Bom Dia & Companhia no Sistema Brasileiro de Televisão (2005 – 2013). Iniciou a carreira como cantora solo em 2006, tem 6 álbuns lançados, sendo o mais recente (2021) “Você aprendeu a amar?” lançado pela gravadora Sony Music Brasil. Participou do programa de entretenimento musical “The Masked Singer Brasil” (TV GLOBO) com o personagem “Unicórnio” onde se tornou a primeira campeã da edição.”

Programação

SEXTA – 03/12 17 HORAS
MESA – PRA SEGUIR EM FRENTE PRESENCIAL

Rodrigo França

Rodrigo França

Escritor
Info

Cineasta, articulador cultural, ator, diretor, dramaturgo, escritor e artista plástico. Escreveu os livros “O pequeno príncipe preto”, “O pequeno príncipe preto – para pequenos”, “Confinamentos e afins” e “Pretagonismos”.

Programação

SEGUNDA – 06/12 19 HORAS
MESA – AMÉFRICA PRESENCIAL

Rabino Lucca Myara

Rabino Lucca Myara

Rabino
Info

Lucca Myara é rabino formado pelo Jewish Theological Seminary (JTS), Nova York. Além da ordenação rabínica, possui mestrado em Midrash (JTS) e graduação em economia pela UFRJ. É membro fundador do Conselho Rabínico Reformista do Brasil. Desde 2020, tem a honra de servir à comunidade judaica de Belo Horizonte.

Programação

QUARTA – 08/12 19 HORAS
MESA – FÉ E JUVENTUDE A DEFINIR

Raphaela Leite

Raphaela Leite

Info

Cinéfila inveterada, Raphaela Leite iniciou a carreira audiovisual fazendo pesquisa de imagem para o longa-metragem “Boa Sorte” (2014), de Carol Jabor. Entre 2015 e 2017 foi consultora artística da agência de talentos Twogether, assessorando atores e atrizes na escolha de projetos audiovisuais. Em 2017 é convidada a integrar o Departamento de Desenvolvimento Artístico da Rede Globo, onde passa a fazer consultoria artística em diversos projetos televisivos, incluindo a série “Assédio” (2018), de Maria Camargo com direção de Amora Mautner, a novela “A Dona do Pedaço” (2019), de Walcyr Carrasco, e “Segunda Chamada” (2019), série dirigida por Joana Jabace. Atualmente apoia a Direção de Núcleo de Dramaturgia na conceituação e realização de séries, super séries e dramaturgias longas como “Verdades Secretas 2”, com lançamento previsto em 2021.

Programação

Renan Quinalha

Renan Quinalha

professor, advogado e ativista
Info

Renan Quinalha é professor de Direito da Unifesp, advogado e ativista no campo dos direitos humanos. Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.

Programação

DOMINGO – 12/12 19 HORAS
MESA – VOZES LGBTQIAP+: O QUE VEM PELA FRENTE? PRESENCIAL

Renata Corrêa

Renata Corrêa

Roteirista e escritora
Info

Renata Corrêa (Rio de Janeiro, 1982) é roteirista, escritora e dramaturga. Com forte presença nas redes sociais, seus trabalhos têm foco no humor e no protagonismo feminino. Autora do livro “Vaca e Outras Moças de Família” (Ed. Patuá), da peça “A Fábrica de Cachorros”, e do documentário “Clandestinas”, sobre aborto no Brasil. Apresenta com Carla Lemos o “Podcast Primas”, sobre cultura produzida por mulheres e a série de vídeos “Como Não Ser Um Machista Babaca”. É colunista de cultura pop no Splash Uol. Escreveu a séries “Perrengue” (MTV) e foi roteirista dos programas de humor “15 Minutos” (MTV), “Greg News” (HBO), “Tá No Ar” e “Fora de Hora” (Tv Globo). Atualmente é contratada da Tv Globo onde escreve o quadro Mulheres Fantásticas e a série Rensga Hits! para Globoplay.

Programação

DOMINGO – 12/12 17 HORAS
MESA – O AMOR E OUTROS PERCALÇOS PRESENCIAL

Renato Noguera (Noguera)

Renato Noguera (Noguera)

Doutor em Filosofia/autor de diversas obras
Info

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Filosofia e Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professor Associado do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do Programa De Pós-Graduação Em Filosofia (PPGfil) da UFRRJ; Pesquisador do Laboratório De Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro); Coordenador do Grupo De Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin); e Noguera é ensaísta e, dentre suas obras, vale destacar “Ensino de Filosofia e a Lei 10639” e “Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”.

Programação

DOMINGO – 12/12 17 HORAS
MESA – O AMOR E OUTROS PERCALÇOS PRESENCIAL

Rene Silva

Rene Silva

Info

Rene Silva nasceu no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, em 1994. Em 2005, aos 11 anos de idade, criou o jornal Voz das Comunidades, no qual faz pequenas reportagens sobre a favela. Desde então, o projeto cresceu e hoje atua em diversas comunidades cariocas comunicando o dia a dia e as necessidades das favelas, além de desenvolver diferentes ações culturais. Em 2010, Rene Silva cobriu a ocupação do Complexo do Alemão pela UPP, através do Twitter, mudando completamente o modo de a imprensa ver e narrar os episódios que ocorrem nas favelas. Apresentando as notícias do ponto de vista do morador da comunidade, indo além dos clichês de violência propagados diariamente pela mídia hegemônica, Rene Silva e o Voz das Comunidades apresentam a favela como potência e espaço de mudança social e não como celeiro de problemas, inspirando iniciativas Brasil afora. Graças a seu pioneirismo, foi considerado um dos negros mais influentes do mundo pela organização Mipad (Most Influential People of African Descent), de Nova York.

Programação

DOMINGO – 12/12 15 HORAS
MESA – INVISÍVEIS PRESENCIAL

Rita Carelli

Rita Carelli

autora e ilustradora
Info

Rita Carelli é autora e ilustradora, além de atriz e colaboradora da ONG Vídeo nas Aldeias. Seus livros “Akukusia – O Dono da Caça” (SESI) e “Minha Família Enauenê” (FTD) ganharam o “White Ravens”, da Biblioteca de Munique, e o selo de “Altamente Recomendável” da FNLIJ – este último foi também semifinalista do prêmio Jabuti e eleito o melhor livro na categoria infantil pela AEILIJ em 2019. É responsável pela pesquisa e organização de “A Vida Não é Útil” e uma das idealizadoras de “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, ambos de Ailton Krenak (Cia das Letras). Acaba de lançar seu primeiro romance, TERRAPRETA (Ed. 34), que aborda questões indígenas e ambientais no Brasil.

Programação

DOMINGO – 05/12 19 HORAS
MESA – AMAZÔNIA: UM OLHAR DE DENTRO DA FLORESTA PRESENCIAL

Ricardo Linhares

Ricardo Linhares

Info

Ricardo Linhares é formado em jornalismo pela UFRJ. Começou a escrever para o teatro com cerca de 15 anos. Aos 19, foi trabalhar na televisão como roteirista de programas didáticos, na extinta TVE. Chegou a Globo em 1983, aos 21 anos, para trabalhar no ‘Caso Verdade’ e, posteriormente, no ‘Viva o Gordo’. Formado em jornalismo, Ricardo sempre pensou em ser escritor, por isso participou de concursos literários, sendo premiado em alguns deles. Depois disso, nunca mais parou. O primeiro trabalho como colaborador veio em 1984, na minissérie ‘A Máfia no Brasil’, uma adaptação do livro de Edson Magalhães. A sua primeira novela, ainda como colaborador, foi ‘O Outro’, de Aguinaldo Silva, em 1987. Em seguida, colaborou com Walter Negrão em ‘Fera Radical’. Depois, veio ‘Tieta’, uma parceria firmada com Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn. Com Aguinaldo, foi coautor de ‘Pedra sobre Pedra’, ‘Fera Ferida’, ‘A Indomada’ e ‘Porto dos Milagres’. Em 1990, escreveu ‘Lua Cheia de Amor’ em coautoria com Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmen Barbosa. Em 1998, Ricardo Linhares assinou sozinho a novela ‘Meu Bem Querer’. A sua segunda obra como titular foi ‘Agora É Que São Elas’, exibida em 2003. No ano seguinte, foi coautor de ‘Celebridade’, com Gilberto Braga, com quem escreveu ainda ‘Anos Rebeldes’, ‘Dono do Mundo’, ‘Paraíso Tropical’, em 2007, ‘Insensato Coração’, em 2011 e ‘Babilônia’, em 2015. Nesta última, também ao lado de João Ximenes Braga. Em 2013, recriou ‘Saramandaia’ (da obra de Dias Gomes), para novela das 23h. Recentemente, Ricardo participou de ‘A Lei do Amor’ (2016) e supervisionou os textos das novelas ‘Cheias de Charme’ (2012), ‘Rock Story’ (2016), ‘Deus Salve o Rei’ (2018), ‘Malhação Transformação’ (2019/2020) e de ‘Amor de mãe’ (2019/2020). Atualmente, escreve os capítulos iniciais de “Sorte na Vida”, em parceria com Maria Helena Nascimento, prevista para estrear às 21h em 2024.

Programação

DOMINGO – 12/12 – 13 HORAS
MESA – GILBERTO BRAGA: HOMENAGEM A UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIA

Rosane  Svartman

Rosane Svartman

Info

Doutora em Comunicação/Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Dirigiu e escreveu os filmes “Como Ser Solteiro” (1998), “Desenrola” (2011), dirigiu “Mais Uma Vez Amor” (2005) e “Tainá 3” (2012). Escreveu as seguintes peças: “Mais uma vez amor”, “O pacto das Três Meninas”, “Anhos Urbanos”. Dirigiu com Lirio Ferreira a peça “Eu te Amo”, de Arnaldo Jabor. Como escritora, tem livros lançados pelas editoras Casa da Palavra, Jorge Zahar, Nova Fronteira e Routledge. Dirigiu séries para o canal GNT, Multishow, Canal Futura. Para TV Globo, dirigiu os seriados “Casseta e Planeta” e “Garotas do Programa”. Como criadora e redatora final na TV Globo trabalhou nas obras “Dicas de um Sedutor” (2008), “Malhação: Intensa como a Vida” (2012/3), “Malhação Sonhos” (2014/5l) e as novelas “Totalmente Demais” (2015/6), Bom Sucesso (2019/20). Tem 4 indicações para o Emmy Internacional e uma ao Rose Do’r. Finaliza para o cinema a adaptação de “Pluft, o fantasminha” de Maria Clara Machado, uma produção em 3D com previsão de lançamento para… quando os cinemas reabrirem. Rosane Svartman também é co fundadora com Vinícius Reis do Núcleo de Cinema Nós do Morro.

Programação

Em breve

Scarlett Peckham

Scarlett Peckham

Info

SCARLETT PECKHAM se apaixonou por livros românticos quando ainda era criança, lendo as edições que pegava escondido da avó. Ao chegar à maioridade, já tinha esgotado toda a biblioteca e começou a sonhar em escrever seu próprio romance. Estudou Letras na Universidade Columbia e fez carreira na área de comunicação social, mas nas horas vagas sempre voltava à sua maior obsessão: aqueles livros deliciosos que devoramos na cama. Depois de morar durante a maior parte da vida em Nova York e em Londres, Scarlett se mudou recentemente para Los Angeles. Quando não está lendo nem escrevendo, gosta de beber quantidades incalculáveis de vinho branco, assistir a The Real Housewives e enfeitar seu gato com gravatinhas-borboleta.

Programação

QUINTA – 09/12 11 HORAS –
MESA – REFORMULANDO CLICHÊS (SESSÃO EXPOSITOR SEXTANTE)

Samuel Gomes

Samuel Gomes

Escritor e Publicitário
Info

Samuel foi bolsista Prouni, formando-se em Design Gráfico. Em 2021 começou a fazer parte do primeiro grupo de 132 criadores e artistas de todo o mundo para o Fundo Vozes Negras do YouTube. Está entre os 20 criadores de conteúdos negros mais inovadores, segundo a Forbes em 2020. Atua como consultor de diversidade, apresentador, criador de conteúdo, escritor e palestrante. Professor na Miami Ad School, jurado da Ampro Glibes Awards em 2021 e agora faz parte do Círculo de Lideranças da Academia Meio & Mensagem. Atua no mercado publicitário há doze anos. Negro, de origem periférica, gay assumido e militante das causas negra e LGBT, falado sobre diversidade sexual e raça por todo o país. Em 2020, lançou meu livro ‘Guardei no Armário’ pelo selo Paralela do grupo Companhia das Letras e sua série de entrevista ganhou espaço no canal oficial da editora. Foi eleito Top Voices 2019 pelo LinkedIn.

Programação

DOMINGO – 12/12 19 HORAS
MESA – VOZES LGBTQIAP+: O QUE VEM PELA FRENTE? PRESENCIAL

Silvio de Abreu

Silvio de Abreu

Info

Nasceu em São Paulo em 1942. Formou-se em 1962 pela Escola de Arte Dramática de São Paulo e em 1966 pelo Actor’s Studio – Nova Iorque. Iniciou a carreira como ator atuando de 1964 a 1973. Em cinema como roteirista e diretor, trabalhou de 1974 a 1980. Realizou trabalhos em televisão como autor e diretor de 1976 a 1980 e em televisão como autor de novelas de 1977 a 2010. Atuou em televisão como supervisor e formador de novos autores para novelas de 1984 a 2009. De janeiro de 2014 a novembro de 2020 dirigiu o Departamento de Dramaturgia da Rede Globo sendo responsável por todas as novelas, séries e minisséries produzidas no período. Nesse mesmo período revelou e supervisionou 21 novos autores para a Rede Globo. Desde outubro de 2021 é contratado exclusivo na Warner-Media, exercendo as funções de Show-Runner e produtor executivo de Teleséries e Limited Series para toda América Latina.

Programação

DOMINGO – 12/12 – 13 HORAS
MESA – GILBERTO BRAGA: HOMENAGEM A UM GRANDE CONTADOR DE HISTÓRIA

Stênio Gardel

Stênio Gardel

Escritor
Info

Stênio Gardel nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, em 1980. Trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e é especialista em Escrita Literária. Desde 2017, tem participado de diversas coletâneas de contos. A palavra que resta é seu primeiro romance e foi escrito durante o Ateliê de Narrativas, ministrado pela escritora Socorro Acioli, em Fortaleza.

Programação

SEXTA – 10/12 11 HORAS
MESA – EU POSSO ESCREVER – O PERCURSO ENTRE O DESEJO DE CONTAR UMA HISTÓRIA E SUA PUBLICAÇÃO PRESENCIAL

Tamiris Coutinho

Tamiris Coutinho

Funkeira, marketeira, escritora, comunicadora, relações públicas e dona de si
Info

Autora de “Cai de boca no meu b*c3t@o: o funk como potência do empoderamento feminino. Graduada em Relações Públicas pela UERJ, com formação em Música e Negócios pela PUC-RIO. Idealizadora do Coletivo Funk no Poder e da Braba Comunicação.

Programação

SEGUNDA – 06/12 19 HORAS
MESA – AMÉFRICA PRESENCIAL

Thelma Guedes

Thelma Guedes

Escritora
Info

Thelma Guedes é escritora, dramaturga e roteirista. Autora de “Cidadela Ardente” (contos, Ateliê, 1997); “Pagu: literatura e revolução (ensaio, Ateliê/Nankin, 2003); “O Outro Escritor” (contos, Nankin, 2009). Autora da Globo desde 1997, assinou com Duca Rachid: “O Profeta”; “Cama de Gato”; “Cordel Encantado”, “Joia Rara (vencedora do Emmy International de 2014) e “Órfãos da Terra” (vencedora do Rose D’Or Awards, do Grand Prize do Seoul Awards e do Emmy de 2019). Autora do musical “Garota de Ipanema” (2016) e das peças “Mulheres de Shakespeare” (2019) e “Van Gogh por Gauguin” (2019).

Programação

SÁBADO 11/12 15 HORAS
MESA – A NAÇÃO NA LÍNGUA

Tati Bernardi

Tati Bernardi

escritora
Info

Tati Bernardi é paulistana, escritora, roteirista, colunista, cronista, resenhista, podcaster e redatora, atualmente está fazendo formação em psicanálise.Tem ao todo oito livros publicados, sendo os três últimos pela Cia das Letras. “Depois a Louca sou eu”, lançado em 2016, foi um best seller, vendendo cerca de 45 mil exemplares.É colunista da Folha de São Paulo há sete anos e autora da Rede Globo há treze anos.Ainda na Folha de SP, tem também uma coluna de resenhas de livros e um podcast chamado “Meu Inconsciente Coletivo” no qual entrevista psicanalistas e brinca que está em uma sessão de terapia aberta ao público. Seu podcast “Calcinha Larga”, sobre todas as delícias e os perrengues de ser mulher, está entre os mais ouvidos do Spotify. Escreveu os longas-metragens Meu Passado me Condena 1 e 2 que, somados, fizeram mais de 5 milhões de bilheteria. Para a Rede Globo escreveu, recentemente, os seriados Diário de um Confinado, Filhos da Pátria e Pais de Primeira. Na mesma emissora já colaborou, entre outras coisas, para as novelas “Vida da Gente” (2012) e “Sangue Bom” (2013). No teatro escreveu para o humorista Fábio Porchat e no Multishow e GNT foi redatora final de algumas séries. Trabalhou como redatora publicitária nas melhores agências de propaganda do Brasil durante os anos de 2000 e 2008 (W/Brasil, LeoBurnett, Talent, Neogama, Click). Já foi colunista das revistas TPM, VIP, Viagem & Turismo e Alfa e suas redes sociais somam mais de 2 milhões de seguidores.

Programação

SEXTA – 10/12 15 HORAS
MESA – DE REPENTE, UMA CRIANÇA NA MINHA VIDA PRESENCIAL

Teresa Cristina

Teresa Cristina

Cantora e compositora
Info

Teresa Cristina é uma cantora carioca nascida em Bonsucesso e criada na Vila da Penha. Desde cedo, Teresa Cristina Macedo Gomes teve sua vida ligada à música. Seus pais foram grandes influenciadores no apurado gosto e o extenso conhecimento musical.

Programação

TERÇA – 07/12 17 HORAS
MESA – AINDA SOBRE O FUTURO: QUEM MANTEVE NOSSOS OLHOS ABERTOS E O CORAÇÃO QUENTE EM 2020? PRESENCIAL

Tom Grito

Tom Grito

Poeta
Info

Tom Grito (ele/elu) é inventor de palavras, combinador de letras e incendiário de discursos. Pesquisador de utopias inescapáveis e de tecnologias ancestrais para acolhimento e cura de violências sociais. Falante por prática e ouvinte por exercício, segue disposto a comunicar pelo gesto, pelas frestas e pela linguagem, especialmente a arte e a poesia.

Programação

SEXTA – 10/12 17 HORAS
MESA – POESIA PARA RE(EXISTIR)

Tracy Deonn

Tracy Deonn

Escritora
Info

TRACY DEONN é escritora e fangirl de carteirinha. Ela cresceu na região central da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde devorou em igual medida livros de fantasia e comidas típicas do Sul. Após completar seu mestrado na Universidade da Carolina do Norte, Tracy trabalhou no teatro, na indústria de videogames e em escolas de ensino fundamental. Quando não está escrevendo, participa de palestras sobre ficção científica e fantasia, lê fanfics, organiza encontros entre cachorrinhos e procura qualquer coisa com gosto de gengibre.

Programação

QUARTA – 08/12 15 HORAS
MESA – OS DESAFIOS DE NOS TORNAR QUEM SOMOS (SESSÃO EXPOSITOR – INTRÍNSECA)

Tiago Valente

Tiago Valente

Criador de conteúdo
Info

Tiago Valente tem 23 anos, é criador de conteúdo, ator, escritor e mestrando em Letras pela UNIFESP. Em seu canal no TikTok, compartilha com seus mais de 320 mil seguidores sua paixão pela literatura. Na série #ResumosDeLivros, se desafia a contar a história de seus livros favoritos em vídeos de 30 segundos, e na série #ReceitasLiterárias, reproduz o preparo de pratos citados na literatura! É viciado em tortas de ricota, romances policiais e Taylor Swift.

Programação

QUINTA – 09/12 15 HORAS
MESA – ESTANTES VIRTUAIS – INDICAÇÕES DOS BOOKTOKERS E BOOKTUBERS NAS LISTAS DE SUCESSO PRESENCIAL

Thiago Thomé

Thiago Thomé

Info

Thiago Thomé, é ator (estará na segunda temporada de Arcanjo Renegado), compositor e músico (já gravou com grandes nomes da música brasileira como Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo) e estreia agora um novo talento como autor de “E se desse para DENEGRIR?”. Veloz, intensa, científica e atualíssima, a história criada por Thiago presenteia o leitor com uma oportunidade de enxergar o cotidiano com olhar mais crítico e humano ao mesmo tempo. A obra de ficção conta a trajetória de uma família negra rica, que resolve inverter a ordem social de um país, promovendo verdadeira revolução racial, tendo como aliadas tecnologia e ciência. O livro debate ainda temas como racismo, candomblé, conflitos individuais, indústria farmacêutica, intergêneros, relações interraciais e mais. Thiago Thomé, ou simplesmente Thomé, é um artista completo. Conhecido pela sua atuação em novelas como O Outro Lado do Paraíso, A Dona do Pedaço e Novo Mundo, todas da rede Globo, ele – que estará na série “Arcanjo Renegado” ano que vem -, é também compositor e já gravou com grandes nomes da música nacional como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Thiaguinho e outros, além de participar da banda Funk Samba Club, com Vítor Art. Agora, Thomé apresenta outro talento estreando como escritor na ficção científica com o livro “E se desse para DENEGRIR?”.

Programação

SÁBADO – 11/12 15 HORAS
MESA – A NAÇÃO NA LÍNGUA

Thalita Rebouças

Thalita Rebouças

Escritora e Roteirista
Info

Jornalista de formação e carioca da gema, abandonou as redações para batalhar pelo sonho de ser escritora. Deu certo. Aos 25 anos, lançou seu primeiro livro, e, ao longo de seus 19 anos de carreira publicou 22 títulos, muitos deles traduzidos em mais de 20 países, e que já venderam a extraordinária marca de cerca de 2 milhões de exemplares. Várias de suas obras já foram adaptadas para o teatro e para o cinema, diversas com roteiro dela mesma, com grande sucesso. Além de escritora e roteirista, Thalita é também atualmente apresentadora do The Voice Kids, na Rede Globo.

Programação

SÁBADO – 04/12 15 HORAS
MESA – EM TODAS AS MÍDIAS PRESENCIAL

V.E. Schwab

V.E. Schwab

Info

V.E. Schwab é autora número 1 do The New York Times e tem mais de vinte livros publicados, incluindo as aclamadas séries Vilões e Tons de Magia, ambas publicadas pela Record. Seu trabalho recebeu resenhas aclamadas tanto no New York Times quanto no Entertainment Weekly e no Washington Post. Sua obra já foi traduzida para mais de doze idiomas e teve os direitos vendidos para adaptações de filme e séries de TV. Quando não está flanando pelas ruas de Paris ou desbravando montanhas na Inglaterra, ela mora em Edimburgo, na Escócia, e costuma ficar no cantinho de uma coffeeshop imaginando monstros.

Programação

TERÇA – 07/12 – 11 HORAS
MESA – ROMANTASIA – O DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS DE ROMANCE EM LIVROS DE FANTASIA (SESSÃO EXPOSITOR RECORD)

Vera Eunice

Vera Eunice

Professora
Info

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de SP Professora de Educação Infantil da rede Municipal de SP. Filha da escritora CAROLINA MARIA DE JESUS

Programação

SÁBADO – 11/12 17 HORAS
MESA – ELA – CAROLINA MARIA DE JESUS PRESENCIAL

Vítor diCastro

Vítor diCastro

ator e apresentador
Info

Vitor diCastro é um ator, influenciador digital, youtuber e se tornou, mais recentemente, apresentador, no programa ‘Jornada Astral’, da HBO Max, que estreia em Dezembro de 2021. Entusiasta dos signos, Vitor começou a carreira na internet como editor do Quebrando o Tabu e deslanchou na criação do canal ‘Deboche Astral’, seu principal trabalho hoje em dia, que já alcança mais de 1,5 milhões de inscritos.

Programação

QUARTA – 08/12 17 HORAS
MESA – POLÍTICA É POP PRESENCIAL

Ivan Mizankuk

Ivan Mizankuk

Escritor e Jornalista
Info

Ivan Mizankuk nasceu no Recife (pe ) em 1983 e vive em Curitiba desde a infância. É produtor de podcasts, professor, escritor, jornalista independente e criador do AntiCast, apontado pela PodPesquisa 2018 como o quarto podcast mais ouvido no Brasil na época. Ivan alcançou reconhecimento nacional com O caso Evandro, quarta temporada do podcast Projeto Humanos, que bateu a marca de 9 milhões de downloads e inspirou a série do GloboPlay.

Programação

DOMINGO – 5/12 15 HORAS
MESA – HORROR NOSSO DE CADA DIA

Deko Lipe

Deko Lipe

ator e escritor
Info

Deko Lipe é soteropolitano, ator, escritor, criador de conteúdo literário no Primeira Orelha, onde fala sobre literatura infantil, infantojuvenil e com representatividade LGBTQIAP+. Autor de “Meus pais e eu”, participa das coletâneas “Vozes Nordestinas”, “Gordes”, “O Nordeste em Cores” e “Vejo cores em você”.

Programação

QUINTA – 09/12 19 HORAS
MESA – OS NOVOS RUMOS DA LITERATURA LGBTQIAP+ YOUNG ADULT

Zuenir Ventura

Zuenir Ventura

Jornalista
Info

ZUENIR VENTURA nasceu em 1931, em Minas Gerais. Desde 1963 trabalhou em diversos jornais e revistas, entre eles a Veja e o Jornal do Brasil e, desde os anos 1990, é colunista de O Globo. Recebeu inúmeros prêmios por suas reportagens e é autor de clássicos, como Cidade partida e 1968: O ano que não terminou. Em 2014, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Programação

SÁBADO – 4/12 13 HORAS
MESA – ACADÊMICOS PÓS-PANDÊMICOS

Gabriel Chalita

Gabriel Chalita

Info

GABRIEL CHALITA é professor e escritor. Ao longo da sua carreira, publicou cerca de 90 livros. No Brasil, na América Latina, Europa e Oriente Médio, vendeu mais de 12 milhões de cópias. E também autor de diversas peças de teatro.

Programação

SEGUNDA – 06/12 13 HORAS
MESA – DO INTERIOR DO PIAUÍ PARA O MUNDO (SESSÃO EXPOSITOR CATAVENTO)

Whindersson Nunes

Whindersson Nunes

Info

Whindersson Nunes Batista é comediante, youtuber, cantor e ator brasileiro. Nasceu no Piauí, na cidade Palmeira e viveu a infância e a adolescência na cidade Bom Jesus. Aos 15 anos de idade, começou a fazer vídeos para o Youtube, mas somente tempos depois os vídeos começaram a ter visibilidade. Em 2013, lançou a paródia Alô vó, tô reprovado que alcançou cinco milhões de visualizações em apenas uma semana. Começava, naquele momento, uma história de sucesso. Com 17 anos, mudou-se para Teresina. Whindersson logo percebeu o alcance do seu trabalho e abriu o seu canal whinderssonnunes no YouTube que, atualmente, conta com 43 milhões de inscritos.

Programação

SEGUNDA – 06/12 13 HORAS
MESA – DO INTERIOR DO PIAUÍ PARA O MUNDO (SESSÃO EXPOSITOR CATAVENTO)

Wlange Keindé

Wlange Keindé

escritora
Info

Wlange Keindé é socióloga, escritora e criadora do Ficçomos, o maior canal de escrita criativa do YouTube Brasil. É mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ, pós-graduanda em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, autora de A criação do escritor (Porto de Lenha, 2019) e coautora de Você por aqui?

Programação

QUINTA – 09/12 15 HORAS
MESA – ESTANTES VIRTUAIS – INDICAÇÕES DOS BOOKTOKERS E BOOKTUBERS NAS LISTAS DE SUCESSO PRESENCIAL.

*A programação cultural da Bienal está sujeita a alterações sem aviso prévio.