MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

releases

Download do Release (PDF)

Youtubers Kéfera e Evelyn Regly atraem centenas de fãs para a Bienal do Livro Rio

Fãs dormem em fila na entrada do Riocentro para garantir melhor lugar na Arena #SemFiltro e sessão de autógrafos com ídolos

O oitavo dia da Bienal do Livro Rio começou com fila de fãs das youtubers que passaram pelo evento neste feriado de 7 de setembro.  Centenas de pessoas dormiram na porta do Riocentro para garantir o melhor lugar no lançamento do livro e sessão de autógrafo com as escritoras de literatura jovem, Kéfera Buchmann e Evelyn Regly.

Estreando na ficção, Kéfera Buchmann levou uma multidão de “Kelovers” para a Bienal para lançar o seu terceiro livro “Querido Dane-se”, com uma tarde de autógrafos e um bate-papo na Arena #SemFiltro sobre a nova experiência na literatura e sobre ser cada vez mais multiplataforma. Kéfera também contou que vai começar a gravar um novo filme em novembro e como tem sido boa a experiência da produção cinematográfica na qual ela não tem o controle de tudo, como em seu vloguer.

Ainda na Arena #SemFiltro, Fernanda Young, Jessica Ellen e Ana Rios debateram sobre as vertentes do movimento feminista e a força que ele ganhou com as redes sociais. Fernanda, que milita há muitos anos pela causa, ressaltou que é uma pena que o assunto ainda seja tratado como uma novidade.  As jovens Jessica e Ana falaram da força que a tecnologia deu para o movimento ao dar maior visibilidade para os casos de abuso.

Na mesa-redonda “Intercâmbio, uma Viagem”, mediada pela autora Paula Pimenta, no espaço Arena#SemFiltro, a escritora norte-americana Gayle Forman, autora de “Se Eu Ficar, Para Onde Ela Foi e Quando eu Parti”, contou que passou sua juventude entediada e que começou a criar histórias para entender a si mesma, descobrindo ao longo de sua trajetória que escrevendo ficção podia estar em qualquer lugar. “A ficção ajuda na realidade, assim como a realidade ajuda na ficção.” Atualmente, a autora está escrevendo, ao mesmo tempo, cinco novos livros. O próximo, segundo Gayle, será lançado em 2018 nos Estados Unidos.

Sessão de autógrafos

A noite, foi a vez da youtuber Evelyn Regly promover uma sessão de autógrafos do livro “É do babado!”. Centenas de seguidores se reuniram na Praça Copacabana para ganhar uma assinatura no livro em que Evelyn revela os segredos que ainda não contou na internet. Com uma boa dose de humor e sarcasmo, a escritora fala sem rodeios os acertos e os fracassos que já vivenciou longe das câmeras na vida real.

Encontro com autores

Em um auditório lotado de fãs, o autor infanto-juvenil Pedro Bandeira fez uma retrospectiva de sua carreira e analisou a sua estreia na ficção adulta com o recém-lançado livro “Melodia Mortal”. Com mais de 20 milhões de livros vendidos em toda a sua carreira, Bandeira falou sobre a importância de a atual juventude ser ousada e buscar inspiração e realização na profissão. “A minha inspiração são os seres para quem eu escrevo”, disse o escritor paulista. Ao fim do encontro, o autor recitou um poema e citou o aclamado livro “A Droga da Obediência”, da década de 80, um de seus maiores sucessos até hoje. 

No final do dia, o cantor e escritor Lobão arrancou gargalhadas da plateia no Enconto com Autores. Após escrever o “Guia Politicamente Incorreto dos anos 80 pelo Rock”, quarta obra do autor, Lobão contou ao público que está gravando um novo disco, com base em seu último livro, motivado pela ideia de perpetuar bandas que fizeram sucesso há 30 anos. “Precisamos unir forças e afetos para acabar com paradigmas, respirar fundo e ter humildade para começar novos caminhos”, aponta, acrescentando que “o artista que não se reinventa é uma recordação de si mesmo”.

Café Literário

Os 100 anos da Revolução Russa, que se completam este ano, mobilizaram o público do Café Literário, na manhã desta quinta-feira. A mesa-redonda reuniu os historiadores Daniel Aarão Reis e Rodrigo Patto de Sá Motta e a jornalista Maria Cristina Fernandes, com mediação de Rodrigo Elias, que debateram as condições históricas que deram origem à revolução, em 1917, e sua repercussão hoje, tanto na Rússia quanto no Brasil. Enquanto Daniel Aarão Reis analisou como se instalou o regime autoritário na então União Soviética, Rodrigo Patto destacou a força do discurso anticomunista no Brasil ao longo do século 20 e seu novo fortalecimento hoje.

Já no período da tarde, foi a vez da mesa-redonda falar sobre os Novos Poetas Brasileiros com os escritores Fabrício Corsaletti, Bruna Beber e José Godoy e mediação de Maria Cecília Brandi, que alternaram leitura de poemas com questões sobre o processo criativo, fontes de inspiração e a pressão para assumir posturas políticas em sua literatura. "Não acredito que seja papel da poesia abordar o cenário político. Há outras narrativas, como o jornalismo e a sociologia", defendeu José Godoy. Para Fabrício, mesmo sem ser político, é possível se conectar a um ‘sentimento da sociedade’. “É o que Manuel Bandeira chamava de 'emoção social'”, comentou.

Em seguida, o Café Literário trouxe o tema Erotismo e Literatura para o debate mediado pelo jornalista Paulo Werneck e composto pelos escritores Ronaldo Bressane, Leusa Araújo e Alexandre Marques Rodrigues que destacaram os limites entre erotismo e pornografia sob o ponto de vista do autor. Para Bressane, autor do recém-lançado “Escalpo”, “o corpo para nós, humanos, é matéria de cultura”, revela. Ao abordar o processo de construção dos personagens, Leusa, autora de “Livro do Cabelo” e “Senão eu atiro e outras histórias verídicas”, destaca que “a construção do erotismo na literatura traz uma dicotomia social. Ou a mulher é vítima do sexo ou é a devassa”, aponta.

Ainda no Café Literário, os jornalistas Jotabê Medeiros e PC Guimarães se juntaram à psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, no encontro “Histórias de Vida”, para debater as diversas facetas da personalidade humanas e contar como é escrever sobre personalidades tão instigantes. Jotabê é autor da biografia do músico Belchior e PC se debruçou sobre a vida do jornalista Sandro Moreyra. Já a médica é autora de mais de doze títulos que esmiúçam a mente humana, como o livro “Mentes Perigosas”.

Para encerrar a programação do espaço, foi realizado, hoje, um debate sobre um dos assuntos mais importantes da atualidade, o “Futuro Sustentável”. A mesa-redonda reuniu o jornalista André Trigueiro, o fotógrafo Mauricio de Paiva e o escritor Sérgio Tulio Caldas. A conversa girou em torno das soluções e ações que as grandes cidades podem adotar para resolver “o impasse civilizatório”, como definiram os três participantes. Para Trigueiro, que está lançando o livro “Cidades e Soluções”, o grande problema na agenda de sustentabilidade brasileira é o saneamento básico e, no mundo, o aquecimento global. Para os participantes, o jornalismo tem o papel fundamental de denunciar e debater as questões ligadas ao meio ambiente. 

Geek & Quadrinhos

Batalhas inusitadas entre personagens famosos do mundo dos quadrinhos. Esse foi o tema que animou a tarde desta quinta-feira na área Geek & Quadrinhos. Fernando Caruso, Tiago Rex, André Gordirro, Tiago Romariz e Afonso Solano debateram com o público sobre batalhas hipotéticas e resultados impensáveis, como a vitória da Eleven sobre a Mulher Maravilha, e divertiram a plateia fã do universo HQ. Segundo Caruso, “o filme da Mulher Maravilha é 10, mas a Eleven é 11”. Quando o assunto é anéis, o longa-metragem do Tolkien foi eleito vencedor por ter o poder de comandar todos os outros anéis mágicos. Já quando falamos de telepatia nas telefonas, Bran venceu do Professor Xavier por poder comandar um animal. Haja super-herói para tanta disputa!

A Mulher Maravilha continuou em destaque no espaço. No bate-papo, com o tema “DC nos cinemas: agora vai!”, entre Fernando Caruso, Thiago Romariz, Tiago Rex e Afonso Solano, a heroína foi um dos destaques quando citaram a recuperação da DC Comics.  A expectativa é que o próximo filme da produtora, Liga da Justiça, emplaque reunindo a Mulher Maravilha, Batman, Superman, Flash e Aquaman no mesmo longa. No entanto, os participantes questionaram se a DC será capaz de fazer frente à Marvel, que tem tido muito mais sucesso em seus lançamentos cinematográficos nos últimos anos.

 

Sobre Bienal

A festa que aproxima escritores, editores, livreiros, professores, estudantes, leitores e visitantes de todas as idades e perfis ocupa 80 mil m² do Riocentro, até 10 de setembro. A Bienal Internacional do Livro Rio – terceiro maior evento do calendário carioca em número de público presente, ficando atrás somente do Carnaval e Réveillon – é fruto de uma parceria de mais de três décadas entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL events Exhibitions.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos.

Sobre o SNEL

O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. O atual presidente do SNEL é Marcos Pereira.

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

buy phentermine rx
patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador café literário e papel oficial
patrocinador segurança oficial
patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
apoio espaço digital
transporte oficial
parceiro de mídia
APOIO ENSINO SUPERIOR
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
http://orderultram.net/ gs-phentermine.com
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 3094-5676
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil