MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

releases

Download do Release (PDF)

Larissa Manuela atrai centenas de fãs para a Bienal do Livro Rio

Atriz e escritora conversou com o público na Arena #SemFiltro, que também foi palco da batalha de poesias do Slam Colegial 

A programação da Bienal Internacional do Livro Rio, nesta terça-feira, foi bastante diversificada! Centenas de fãs da atriz Larissa Manuela lotaram a Arena #SemFiltro para um bate-papo sobre a adaptação do livro ‘Fala Sério, Mãe!’, de Thalita Rebouças, que virou filme. Mediado por Claudia Sardinha, reuniu uma das artistas mais famosas do mundo teen, Larissa Manoela, a atriz, humorista e apresentadora Ingrid Guimarães e a própria Thalita que já vendeu mais de 2 milhões de livros sobre o universo jovem. O público, formado por crianças e adolescentes, participou com perguntas sobre a carreira e os livros publicados por Larissa e Thalita.

“Quando recebi o convite para fazer a adaptação do livro foi uma honra pra mim, porque era um livro que eu tinha lido e em muitas partes me identificava com a personagem. O filme mostra para as pessoas de forma engraçada e emocionante o amadurecimento de uma menina aos 13 anos e o seu relacionamento com a mãe, interpretada pela Ingrid. Uma personagem linda que saiu da cabeça da Thalita”, disse Larissa, a artista mais assediada do dia, na Bienal.

Na parte da tarde aconteceu a primeira etapa do Slam Colegial, concurso de poesias promovido pela Festa Literária das Periferias (Flup). Oito alunos poetas de escolas públicas do Rio de Janeiro apresentaram suas obras para o público, que elegeu os quatro melhores para a grande final, marcada para a próxima sexta-feira, dia 8. Os outros quatro finalistas serão conhecidos na quarta-feira, a partir de 13h30. A estudante Lady Monteiro, do Colégio Estadual Ignacio Azevedo do Amaral, localizado no Jardim Botânico, foi a grande vencedora do dia.

Finalizando a programação da Arena #SemFiltro, o youtuber Lucas Rangel e o ator e roteirista, Bruno Mazzeo falaram sobre o “Humor! Ontem, Hoje e Sempre”, em um debate mediado por José Lavigne, diretor de históricos programas de humor como TV Pirata e Casseta & Planeta. Ambos concordaram que a produção de humor para a internet, diminuí os filtros e etapas das produções. Perguntados sobre o que não pode faltar no humor, Bruno apontou o fundo crítico em suas piadas e sátiras. “Eu uso o humor como uma arma da sociedade”, disse Mazzeo. Já Lucas acredita que a sinceridade é o diferencial dos youtubers. “Se você não for autêntico e souber o que dizer, é melhor não falar nada para evitar passar vergonha”, finalizou.

II Fórum de Educação

A Bienal sedia o II Fórum de Educação, com curadoria do Canal Futura. Hoje foi o último dia de debates marcado pela presença depor grandes nomes da educação brasileira. O encontro aconteceu no auditório Madureira e foi mediado por Mônica Pinto, gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho. A professora Diva Guimarães iniciou o debate e emocionou o público com sua história de vida e luta contra o racismo, o gosto pela leitura e educação. “Passei por muitas situações difíceis na minha vida. Lutei para aprender, para ler e estudar. E escolhi ser professora para que não deixar que façam com os meus alunos que já fizeram comigo”, disse Diva, ressaltando que o professor deve tomar cuidado com o que diz em sala de aula. “Ele é capaz de ‘destruir’ a vida de um aluno”.

A educação integral, a reforma do ensino médio, a base nacional comum curricular e as metodologias aplicadas ao trabalho com a juventude também foram alguns dos temas levantados durante o Fórum de Educação, que também contou com a participação de Jessé Andarilho, jovem escritor; Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social; Olavo Nogueira, diretor de Políticas Públicas do Todos pela Educação; Cleuza Repulho, ex-secretária de educação e Renato Noguera, doutor em filosofia e professor da UFRRJ.

Geek & Quadrinhos

O escritor Affonso Solano recebeu Christopher Kastendmist e Enéias Tavares, ambos autores de obras que promovem o encontro da mitologia brasileira com a literatura fantástica.  “A Bandeira do Elefante e da Arara”, do escritor e pesquisador americano Kastensmidt, se passa no Brasil Colônia e mostra o encontro de uma expedição de bandeirantes com monstros do folclore nacional. Já a série “Brasiliana SteamPunk”, de Tavares – professor de Literatura Clássica da Universidade Federal de Santa Maria – coloca personagens famosos da literatura brasileira em tramas típicas da literatura fantástica.

Café Literário

A jornalista e escritora Alice Granato recebeu a chef Rita Lobo para o encontro intitulado “Bendita Panelinha”. Durante a conversa, Rita defendeu uma gastronomia saudável, com comida “de verdade” e que valorize a cultura, o prazer de comer e a convivência entre as pessoas. Também não faltaram críticas à medicalização da comida, isto é, a preocupação exclusiva com o efeito de cada ingrediente sobre o organismo, e ao consumo de alimentos excessivamente processados.

 

Sobre Bienal

A festa que aproxima escritores, editores, livreiros, professores, estudantes, leitores e visitantes de todas as idades e perfis ocupa 80 mil m² do Riocentro, até 10 de setembro. A Bienal Internacional do Livro Rio – terceiro maior evento do calendário carioca em número de público presente, ficando atrás somente do Carnaval e Réveillon – é fruto de uma parceria de mais de três décadas entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga | GL events Exhibitions.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos.

Sobre o SNEL

O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. O atual presidente do SNEL é Marcos Pereira.

 

Gestão de relacionamento com a imprensa

Approach Comunicação – www.approach.com.br

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador café literário e papel oficial
patrocinador segurança oficial
patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
apoio espaço digital
transporte oficial
parceiro de mídia
APOIO ENSINO SUPERIOR
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 3094-5676
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil
http://orderultram.net/