MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

releases

Download do Release (PDF)

Autores Confirmados - 11 de abril

XVI Bienal Internacional do Livro Rio confirma mais duas autoras estrangeiras para a programação cultural
 
Mary Gabriel, finalista do Pulitzer com biografia de Karl Marx, e Cheryl Strayed, que esteve
entre os mais vendidos nos EUA em 2012 com Livre, vêm ao Brasil em agosto
 
As autoras americanas Cheryl Strayed e Mary Gabriel são mais dois nomes confirmados para a XVI Bienal do Livro Rio, que, consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro. Strayed e autora de Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço – que chega as livrarias este mês pela Objetiva –, sucesso de critica e publico nos Estados Unidos, onde foi um nos livros mais vendidos de 2012. Já Gabriel assina Amor e capital: A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução (Zahar), que, lançado em março  no Brasil, lhe rendeu indicações ao Pulitzer, ao National Book Award e ao National BookCritics Circle.
 
O autobiográfico Livre apresenta uma historia de sobrevivência e redenção. Aos 22 anos, Cheryl achou que havia perdido tudo apos a morte repentina da mãe, quando a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, tomou a decisão mais impulsiva de sua vida: cruzar sozinha a Pacific Crest Trail, uma trilha de 1.770quilometros que atravessa a Costa Oeste dos Estados Unidos.
 
Mary Gabriel, por sua vez, realiza em Amor e capital um mergulho profundo na vida de Karl Marx, mostrando o lado humano e familiar do autor de obras que moldaram o século XX, como O manifesto comunista e O capital. Com base em vasta pesquisa, que inclui material inédito, ela revela uma historia de proporções dramáticas extraordinárias.
 
Mais seis nomes internacionais já foram confirmados: Nicholas Sparks, atualmente um dos autores mais vendidos no mundo, responsável pelo recente O melhor de mim (Arqueiro); Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou recentemente Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante); Javier Moro, que escreveu, entre outros, O sári vermelho (Planeta);e Francine Prose, autora de Anne Frank — A história do diário que comoveu o mundo (Zahar). Mais de 100 escritores, dos mais variados estilos e nacionalidades, estarãoentre os convidados da Bienal do Livro. Uma parceria com o Instituto Goethe traráexpoentes da literatura alemã contemporânea e promovera encontros para trocas deexperiências entre escritores e profissionais do livro do Brasil e da Alemanha – paı́shomenageado da Bienal em 2013.
A XVI Bienal Internacional do Livro Rio
 
Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica.
 
Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista Joao Máximo, será dedicado a literatura de futebol. Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por Joao Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência – o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.
 
Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestara uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Perere, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
 
E os espacos que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e critico Ítalo Moriconi, convidara o publico a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros. Já o Mulher & Ponto terá a frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levara novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas ultimas edições.
A Bienal ocupara três pavilhões numa área de 55 mil m2 do Riocentro. Em 2011, ao longo de 11 dias, 670 mil pessoas passaram pelo evento, sendo 145 mil estudantes. Com 950 expositores, a ultima edição recebeu um investimento total de R$ 27 milhões.
 
Os organizadores
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events exhibitions e uma das maiores empresas em promoção e organização de feirasdo pais, responsável pela realização de mais de 20 eventos anuais. E subsidiaria dogrupo GL events Brasil, operação brasileira de um dos maiores grupos do setor deeventos do mundo – a francesa GL events −, a Fagga soma mais de meio século deexperiência.
 
O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão e dar suporte a classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. A atual presidente do SNEL e Sonia Jardim, que também e vice-presidente de operações do Grupo Editorial Record.
 
Mais informações para a imprensa
 
Adriane Constante
adriane.constante@apprach.com.br
(21) 3461-4616 – ramal 123
 
Joao Veiga
joao.veiga@approach.com.br
(21) 3461-4616 – ramal 170
 
Claudia Montenegro
claudia.montenegro@approach.com.br

(21) 3461-4616 – ramal 131

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

buy phentermine rx
patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador café literário e papel oficial
patrocinador segurança oficial
patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
apoio espaço digital
transporte oficial
parceiro de mídia
APOIO ENSINO SUPERIOR
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
http://orderultram.net/ gs-phentermine.com
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 3094-5676
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil