MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

releases

Download do Release (PDF)

Placar Literário: Novidades de 2013

XVI Bienal Internacional do Livro Rio une futebol e literatura no Placar Literário 
Em espaço inédito, convidados vão discutir como este esporte está presente nos livros e em nossas vidas
 
Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio – que acontece no Riocentro entre 29 de agosto e 8 de setembro – aposta em novos ambientes de interação com os visitantes e prepara uma grade de atividades diversificada e dinâmica. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, a Bienal traz o Placar Literário, que, com curadoria de João Máximo, será dedicado à literatura de futebol - entrando em campo com uma verdadeira seleção brasileira.
 
Entre conversas onde escritores vão lembrar e discutir obras e trajetórias de poetas, romancistas e outras figuras notáveis que levaram o futebol ao mundo das letras, jornalistas esportivos e outros convidados abordarão os mais variados aspectos do esporte que movimenta multidões – tanto nos estádios como nas livrarias.
 
João Máximo, com mais de 50 anos dedicado ao jornalismo nas áreas de esporte, tendo no currículo um Prêmio Esso e 18 livros, vem elaborando um conteúdo variado para as 15 mesas que irão compor a atividade – uma delas, já confirmada, será dedicada a Nelson Rodrigues, que teria completado 100 anos em 2012. 
 
O Placar Literário ocupará uma área de 140m², recebendo 110 pessoas – sentadas entre arquibancadas e bancos de reserva. 
 
A XVI Bienal Internacional do Livro Rio 
 
Outro espaço inédito, que promete surpreender o público, principalmente os adolescentes, é o Acampamento na Bienal. Comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira ?ilme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia. 
Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente a cada edição, se tornou parte indissociável do evento. No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara. 
 
E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros. 
 
Já o Mulher & Ponto terá à frente, pela primeira vez, a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições da Bienal. No Conexão Jovem, o visitante adolescente terá a oportunidade de encontrar seu ídolo literário, em um bate-papo animado sobre seus livros preferidos e assuntos do seu cotidiano.
 
Nove nomes internacionais já foram confirmados para a programação cultural: 
Nicholas Sparks, atualmente um dos autores mais vendidos no mundo, responsável por títulos como "O melhor de mim" (Arqueiro); Sylvia Day, nas listas de mais vendidos com "Toda sua" e "Profundamente sua" (Editora Paralela); Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou recentemente "Presentes da Vida" (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de "Nietzsche para estressados" (Sextante); James C. Hunter, do fenômeno "O monge e o executivo" (Sextante); Javier Moro, que escreveu, entre outros, "O sári vermelho" (Planeta); Cheryl Strayed, do autobiográfico "Livre" (Objetiva), um dos livros mais 
celebrados em 2012 nos EUA; Mary Gabriel, biógrafa de Karl Marx em "Amor e capital" (Zahar); e Francine Prose, autora de "Anne Frank — A história do diário que comoveu o mundo" (Zahar). 
 
No total, mais de 100 escritores, dos mais variados estilos e nacionalidades, estarão entre os convidados da Bienal do Livro. Uma parceria com o Instituto Goethe trará ainda expoentes da literatura alemã contemporânea e promoverá encontros para trocas de experiências entre escritores e profissionais do livro do Brasil e da Alemanha − paı́s homenageado da Bienal em 2013. 
 
A Bienal ocupará três pavilhões numa área de 55 mil m² do Riocentro. Em 2011, ao longo de 11 dias, 670 mil pessoas passaram pelo evento, sendo 145 mil estudantes. Com 950 expositores, a última edição recebeu um investimento total de R$ 27 milhões. 
 
Os organizadores
 
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 eventos anuais. É subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos do mundo – a francesa GL events −, a Fagga soma mais de meio século de experiência. 
 
O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. A atual presidente do SNEL é Sonia Jardim, que também é vice-presidente de operações do Grupo Editorial Record.
 

 
Mais informações para a imprensa: 
Adriane Constante – adriane.constante@approach.com.br
João Veiga – joao.veiga@approach.com.br
Cláudia Montenegro – claudia.montenegro@approach.com.br
Tel.: (21) 3461-4616 – ramal 123 – www.approach.com.br

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador
café literário e papel oficial

patrocinador
segurança oficial

patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
transporte oficial
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 2441-9348
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil