MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

releases

Download do Release (PDF)

Literatura, futebol e "coisas de mulher" na primeira tarde da Bienal do Livro Rio

Literatura, futebol e "coisas de mulher" na primeira tarde da Bienal do Livro Rio
 
Café Literário, Mulher e Ponto e a novidade Placar Literário tiveram suas sessões de estreia na 16ª edição do maior encontro literário do país
Nesta quinta, 29, na abertura da Bienal do Livro Rio, o Café Literário, principal espaço de discussões do evento, deu início à sua programação com bate-papo sobre o atual panorama do boom literário ocorrido nos primeiros anos do século 21. Na mesa "Novos tempos, novos escritores", mediada pelo jornalista e editor Paulo Roberto Pires, o português Nuno Camarneiro, revelação da literatura portuguesa contemporânea, vencedor do Prêmio Leya de 2012 pelo romance "Debaixo de algum céu", se juntou a Noemi Jaffe, de "O que os cegos estão sonhando", Vinicius Jatobá, selecionado pela revista Granta como um dos melhores autores brasileiros com menos de 39 anos, e o goiano Wesley Peres, que acaba de lançar "As pequenas mortes".
 
Os autores dividiram com o público suas visões sobre o processo criativo e como se dá a aproximação com o leitor em tempos de internet. "Com a web o retorno é imediato, o que é ótimo. Tenho um blog, no qual escrevo pequenas crônicas poéticas, e por dele conheço pessoas que acompanham o meu trabalho e recebo críticas. É possível fazer um uso inteligente de canais como blogs e o Facebook", afirma Noemi Jaffe.
 
Poesia performática
 
Na segunda sessão do primeiro dia do Café Literário, "A poesia do século XXI", representantes da ala mais performática do gênero - o alemão Bas Böttcher e os brasileiros André Vallias e Ricardo Domeneck - se encontraram para uma conversa sobre essa "nova poesia", que, híbrida, reúne códigos escritos, orais e visuais. Para Böttcher, conhecido por suas participações em campeonatos de slam poetry, a forma e o conteúdo são inseparáveis. "A maneira como algo se apresenta muda completamente sua compreensão. Posso cochichar uma palavra ou gritá-la e, cada uma das vezes, ela ganhará um significado diferente", diz.
A tecnologia também entrou em pauta. Segundo o escritor e artista visual Ricardo Domeneck, as inovações na área configuram um retorno à tradição dos trovadores medievais, do texto oral aliado à performance visual. O Vallias, designer gráfico e poeta, completou: "A computação permitiu a integração total das linguagens escrita, falada e corporal".
 
Enfim, os museus
 
O Placar Literário, novidade desta Bienal, foi inaugurado com discussão sobre futebol, literatura e museus. Rosa Maria Araújo, do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e Leonal Kaz, do Museu do Futebol em São Paulo, acreditam que, cada vez mais, os museus despertam um sentimento de nacionalidade e liberdade.
 
Na mesa "Enfim, os museus", com mediação do jornalista Pedro Butcher, Rosa Maria enfatizou a importância dos museu como fruto de seu tempo, conectando o passado e o presente. Segundo ela, a intenção do Museu Imagem do Som é se tornar tanto um espaço para o encontro dos cariocas como referências para turistas. Leonel Kaz, por sua vez, acredita que o museu é um lugar onde o público precisa estar presente de corpo e alma. "E cada olhar é sempre uma descoberta para aquilo que aparentemente é o mesmo" afirma.
 
O primeiro dia da Bienal contou também com a estreia da jornalista Bianca Ramoneda como curadora do Mulher e Ponto. A mesa inaugural sintetizou bem o espírito das discussões dedicadas a temas do universo feminino: o cartunista Miguel Paiva e a jornalista Cristiane Costa participaram de uma conversa descontraída que descontruiu o conceito do espaço: "Coisas de mulher?".
 
Fotos em alta da Bienal estão disponíveis em http://www.flickr.com/photos/101023397@N04.
 
Os patrocinadores
 
O evento tem como patrocinadores másters a CCR, o Grupo Bradesco Seguros e a Petrobras, contando com o apoio cultural do BNDES. A Light patrocina a visitação escolar; a Supergasbras, o Placar Literário; a Secretaria Municipal de Cultura, o #acampamento na bienal; a Submarino, o e-
commerce; o Iba, o Café Literário; e os Correios patrocinam a operação logística. A Rede D’OR é responsável pelo serviço médico do evento.
A Bienal conta também com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
 
Os organizadores
 
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 eventos anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos do mundo - a francesa GL events −, a Fagga soma mais de meio século de experiência.
O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. A atual presidente do SNEL é Sonia Jardim, que também é vice-presidente de operações do Grupo Editorial Record.
Mais informações para a imprensa:
 
Adriane Constante – adriane.constante@approach.com.br
João Veiga – joao.veiga@approach.com.br
Cláudia Montenegro – claudia.montenegro@approach.com.br
Tel.: (21) 3461-4616 – ramal 123 – www.approach.com.br

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador café literário e papel oficial
patrocinador segurança oficial
patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
apoio espaço digital
transporte oficial
parceiro de mídia
APOIO ENSINO SUPERIOR
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 3094-5676
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil
http://orderultram.net/