MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

CAFÉ LITERÁRIO

Um dos principais pontos de encontro do público com os autores, o Café Literário é uma sala de estar onde podemos entender o passado, discutir o presente e pensar em caminhos para o futuro. Não há muros entre criadores e fãs.

Em 2017, a programação do Café Literário está marcada pela diversidade. Destacam-se alguns assuntos que estão na pauta do dia: as questões de gênero e os novos modelos de amor e de família; a luta pela igualdade entre homens e mulheres e o combate ao preconceito racial; a revalorização do saber humanista e os novos modelos de ensino; a permanência das religiões em um mundo regido pelo pensamento científico; o surgimento da pós-verdade e seu impacto em nosso cotidiano; a Lava-Jato e a tão necessária reforma política; os dilemas da civilização contemporânea em relação ao meio ambiente e muito mais.

Grandes nomes da literatura serão também objeto de sessões específicas, como o poeta Ferreira Gullar e o escritor Lima Barreto, moderno antes dos modernistas. O pelotão de frente se completa com três sessões sobre autores contemporâneos – uma de prosa, outra de poesia e a última de crônicas.

Por fim, teremos celebrações variadas: o samba faz 100 anos, e a Revolução Russa, quem diria, tem a mesma idade; Tom Jobim, o grande maestro, completaria 90 anos de nascimento; e livros diversos celebram as histórias e os grandes personagens da sociedade e da televisão brasileira.

Muitas conversas interessantes, e muita diversão, esperando por vocês!

 

DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS

Com capacidade para 220 pessoas, o acesso a esse espaço é feito através de pulseiras distribuídas 1 hora antes de cada sessão no balcão localizado em frente ao Café Literário.

 

OBSERVAÇÕES:

A distribuição de senhas é limitada a uma (1) por pessoa, respeitando a capacidade do espaço;
A senha é válida somente para o mesmo dia de retirada e ao respectivo evento;
A tolerância de entrada é de até 15 minutos após o início da sessão, depois desse horário, os lugares vagos serão liberados para os interessados que estiverem na fila de espera, respeitando a capacidade do espaço.

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.

31 agosto quinta

17h
Pavilhão 3 - Azul

Trajetórias Editoriais

Luiz Schwarcz, Alberto Martins, Cristina Zahar

Mediação: Mànya Millen

A alma de uma editora é dada por aqueles que escolhem os títulos que ela publica. Três editores, que imprimiram perfil muito próprio às suas casa editoriais -- Companhia das Letras, Editora 34 e Zahar, que completaram, respectivamente, 30, 25 e 60 anos -- falam de como conceberam o perfil editorial de seus catálogos e dos grandes sucessos das últimas décadas.

18h30
Pavilhão 3 - Azul

HOMENAGEM A SÉRGIO MACHADO

Lya Luft, Eduardo Spohr, Edney Silvestre, Sônia Machado Jardim

Mediação: Leda Nagle

À frente de um dos maiores grupos editoriais do Brasil, Sergio Machado conhecia como poucos o mundo do livro. Somando à editora Record outros selos históricos – José Olympio, Civilização Brasileira, Paz e Terra etc. –, ele foi inovador e deu grande incentivo à literatura brasileira contemporânea. Falecido em 2016, sua trajetória e a do grupo Record, que completa 75 anos,  merecem ser lembradas por leitores de todo o país.

01 setembro sexta

17h
Pavilhão 3 - Azul

A poesia de Ferreira Gullar

Antonio Carlos Secchin, Geraldo Carneiro, Ana Paula Pedro

Mediação: Cristiane Costa

O poeta Ferreira Gullar, falecido em dezembro de 2016, é homenageado por alguns dos maiores conhecedores de sua obra, com uma leitura especial dos poemas que marcaram a cultura brasileira.

19h
Pavilhão 3 - Azul

Feminismo Hoje

Giovana Madalosso, Ana Paula Maia, Antonia Pellegrino

Mediação: Marina Gonçalves

Em tempos de fortalecimento do feminismo, uma discussão sobre as vitórias já conquistadas, e sobre os problemas ainda pendentes na luta pela igualdade que todos desejamos.

02 setembro sábado

11h
Pavilhão 3 - Azul

Cafezinho Literário: O olhar curioso e as boas ideias

Rona Hanning, Ricardo Leite

O ser humano é curioso por natureza. Temos vontade de saber tudo, entender como as coisas funcionam e como foram feitas. E a curiosidade das crianças? Todo mundo sabe: é sempre pergunta atrás de pergunta. Em nosso encontro, vamos provocar a imaginação e a criatividade de pais e filhos por meio de desafios, enigmas, mistérios e questões de lógica.

13h
Pavilhão 3 - Azul

Religião e Modernidade

Frei Betto, Reginaldo Prandi, Alcio Braz, Pedro Siqueira

Mediação: Paulo Werneck

O cientificismo e o individualismo parecem prevalecer na sociedade contemporânea. Nesse contexto, é muito interessante discutir o papel que as religiões continuam representando em nossas vidas e como cada uma se adequa aos novos tempos.

15h
Pavilhão 3 - Azul

A Utilidade do Inútil

Nuccio Ordine, Marco Lucchesi e Ana Maria Machado

Mediação: Fernanda Diamante

A educação transforma a vida de um povo e dos indivíduos que o compõem, mas os obstáculos para esse ideal se concretizar não são poucos. Como o gosto pelo amplo conhecimento pode se afirmar no mundo acelerado e ultra-especializado em que vivemos?

17h
Pavilhão 3 - Azul

Lima Barreto

Lilia Schwarcz

Mediação: Paulo Werneck

A historiadora Lilia Schwarcz fala da importante biografia que acaba de lançar, sobre a pessoa e a obra do autor que enfrentou os preconceitos de sua época e abriu novos caminhos para a literatura brasileira.

19h30
Pavilhão 3 - Azul

A Lava-Jato e a Democracia Brasileira

Fernando Gabeira, Deltan Dallagnol

Mediação: Carlos Marcelo Carvalho

O jornalista e analista político Fernando Gabeira, e o procurador do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol analisam os desdobramentos da operação que revelou os grandes vícios da política nacional.

03 setembro domingo

12h
Pavilhão 3 - Azul

Novos Canais Literários

Pedro Gabriel, Daniel Pinsky, Gustavo Lembert, Gisele Eberspächer, Priscilla Sigwalt

Mediação: Mariana Filgueiras

Blogs de literatura, clubes do livro, resenhas online e outros modos novos de contato entre leitores e livros são o tema de uma conversa com alguns pioneiros nesse processo de multiplicação do hábito da leitura.

14h
Pavilhão 3 - Azul

Reforma política, sim, mas qual?

Alessandro Molon, Jairo Nicolau, Murillo de Aragão

Mediação: Julia Duailibi

O deputado Alessandro Molon e o cientista político Jairo Nicolau discutem as propostas até agora colocadas para a reforma política brasileira. O assunto é crucial para o melhor funcionamento da nossa democracia.

18h30
Pavilhão 3 - Azul

Vestindo a mesma pele

Martinho da Vila, Muniz Sodré, Maurício Pestana

Mediação: Ecio Salles

Artistas e intelectuais negros falam de suas experiências numa sociedade como a brasileira, na qual o preconceito ainda é um problema grave. Os caminhos da igualdade e do respeito precisam continuar sendo abertos.

05 setembro terça

11h
Pavilhão 3 - Azul

Papo de Almoço

Danton Mello, Paulo Vilhena

Mediação: Fernanda Gentil

Fernanda Gentil recebe  os atores Danton Mello e Paulo Vilhena para um bate-papo sobre relacionamento no Café Literário, na Bienal do Livro, no Riocentro. O 'Papo de Almoço' vai destacar assuntos de família, como casamento e separação: Quando saber que não dá mais, que não tem volta e é hora de se separar?

19h
Pavilhão 3 - Azul

Bendita panelinha

Rita Lobo

Mediação: Alice Granato

A gastronomia está na ordem do dia. Rita Lobo, uma de nossas maiores chefs, autora de livros e com programas de televisão de grande sucesso, fala de sua trajetória e de seus novos projetos.

06 setembro quarta

11h
Pavilhão 3 - Azul

Assista a esse livro

Maria Camargo, Fernando Bonassi e Eliane Giardini

Mediação: Edney Silvestre

O papel da TV no acesso a grandes obras literárias. Especial Capitu.

17h
Pavilhão 3 - Azul

Grandes Lançamentos

Heloisa Seixas, Santiago Nazarian, Joca Reiners Terron

Mediação: Mariana Filgueiras

Heloísa Seixas, Joca Reiners Terron e Santiago Nazarian, três importantes autores brasileiros, falam de seus lançamentos recentes, de sua carreira, de política cultural e da vida de escritor no Brasil contemporâneo.

19h30
Pavilhão 3 - Azul

Literatura e História

Mary Del Priore, Alberto Mussa, Samir Machado de Machado, Fabiano Costa Coelho

Mediação: Rodrigo Casarin

Mary Del Priore, autora de inúmeros sucessos relacionados à história do Brasil, Alberto Mussa, mestre na fusão entre fato e ficção, além de Fabiano Costa Coelho e Samir Machado de Machado, autores de dois excelentes romances históricos recém-lançados, procuram identificar as fronteiras entre a narrativa literária e a mãe das ciências humanas.

07 setembro quinta

11h
Pavilhão 3 - Azul

100 anos da revolução russa

Daniel Aarão Reis, Maria Cristina Fernandes, Rodrigo Patto de Sá Motta

Mediação: Rodrigo Elias

No centenário da Revolução de 1917, especialistas no assunto avaliam suas repercussões na história mundial, o papel de seus líderes em cada etapa do processo, seus limites e heranças duradouras. Uma sessão imperdível para todos que se interessam pela história das ideias.

13h
Pavilhão 3 - Azul

Novos Poetas Brasileiros

Bruna Beber, Fabrício Corsaletti, José Godoy

Mediação: Maria Cecilia Brandi

As novas vozes da poesia brasileira, suas vertentes e seus temas são o tema de uma conversa sobre o campo literário no qual o Brasil é fértil em grandes autores.

15h
Pavilhão 3 - Azul

Erotismo e Literatura

Ronaldo Bressane, Leusa Araujo, Alexandre Marques Rodrigues

Mediação: Paulo Werneck

Desde os clássicos da Antiguidade até os nossos dias, erotismo e literatura sempre andaram juntos. Uma discussão sobre os lançamentos, as ideias e os procedimentos literários dos escritores que trabalham nesse campo da criação.

17h
Pavilhão 4 - Verde

Histórias de Vida

PC Guimarães, Jotabê Medeiros, Ana Beatriz Barbosa Silva

Mediação: Matthew Shirts

O que o músico recém-falecido Belchior, o jornalista esportivo Sandro Moreyra e as mentes analisadas por Ana Beatriz Barbosa Silva têm em comum? São, todos, histórias de vida extraordinariamente interessantes, pelo talento artístico, ou pelo senso de humor, ou pelos dilemas do mundo contemporâneo.

19h30
Pavilhão 3 - Azul

Futuro Sustentável

André Trigueiro, Maurício de Paiva, Sérgio Túlio Caldas

Mediação: Matthew Shirts

A crise ambiental vivida pelo planeta colocou a civilização em processo de reformulação. O Brasil, em particular, por seus imensos recursos naturais, tem um papel importante a desempenhar. Um tema que não pode ser evitado, uma corrida contra o tempo.

08 setembro sexta

17h
Pavilhão 3 - Azul

Concordância de gêneros

Marcelino Freire, Marco Antonio Torres, Lícia Loltran, Marcia Tiburi

Mediação: Pedro Henrique França

As vertentes da sexualidade nunca foram tão reconhecidas, e múltiplas, na sociedade brasileira. Os obstáculos às liberdades individuais, porém, continuam a existir e ameaçar. Falar abertamente sobre o assunto é sempre a melhor política.

19h30
Pavilhão 3 - Azul

100 anos do samba

Luiz Antonio Simas, André Diniz, Marcelo Moutinho

Mediação: Alvaro da Costa e Silva

O centenário daquele que é talvez o maior símbolo da cultura brasileira: o samba. Sua incrível variedade, sua força, seus grandes nomes e muito mais, em uma roda de conversa para quem não é ruim da cabeça e nem doente do pé.

09 setembro sábado

12h
Pavilhão 3 - Azul

Novas políticas sobre drogas

Carl Hart, Ilona Szabó, Casagrande

Mediação: Rodrigo Lacerda

Após décadas de combate às drogas, o poder do tráfico e o consumo de substâncias ilícitas não param de aumentar. Novas maneiras de lidar com o assunto precisam ser encontradas. Figuras de ponta nessa discussão expõem seus argumentos e soluções. 

13h
Pavilhão 3 - Azul

Novas Editoras

Fabiano Curi, Tatiana Kely, Karla Melo, Flávio Moura

Mediação: Fernanda Diamant

Várias editoras surgiram nos últimos anos, diversificando o mercado editorial e abrindo novas portas para autores e leitores. Uma oportunidade para se conhecer o mercado editorial por dentro.

15h
Pavilhão 3 - Azul

Cronistas Contemporâneos

Fabrício Carpinejar, Raphael Montes, Afonso Borges

Mediação: Arnaldo Bloch

Alguns escritores parecem ter a capacidade de identificar, em meio ao cotidiano, os traços que definem a época e marcam a sensibilidade das pessoas: são os cronistas. Seus poderes de observação são um capítulo à parte na cena literária brasileira.

17h
Pavilhão 3 - Azul

A pós-verdade: Fatos e Narrativas

Leandro Karnal, Daniela Pinheiro

Mediação: João Gabriel de Lima

O duelo frenético de narrativas, as dificuldades da imprensa tradicional e a proliferação de boatos e meias-verdades pela internet têm tido forte impacto na política de todos os países. Novos fenômenos de grande impacto na vida contemporânea, que precisam ser discutidos e compreendidos.

19h30
Pavilhão 3 - Azul

Histórias da TV e sociedade

Artur Xexéo, Joaquim Ferreira dos Santos, Patrícia Kogut

Mediação: José Godoy

Um bate-papo sobre a sociedade brasileira, a mídia televisiva, sua história e alguns de seus grandes personagens, com destaque para o jornalista Zózimo Barroso do Amaral, que renovou o conceito de colunismo social entre nós, e para Hebe Camargo, durante 30 anos um dos expoentes da TV brasileira.

10 setembro domingo

12h
Pavilhão 3 - Azul

Cafezinho Literário: O olhar curioso e as boas ideias

Rona Hanning, Ricardo Leite

O ser humano é curioso por natureza. Temos vontade de saber tudo, entender como as coisas funcionam e como foram feitas. E a curiosidade das crianças? Todo mundo sabe: é sempre pergunta atrás de pergunta. Em nosso encontro vamos provocar a imaginação e a criatividade de pais e filhos através de desafios, enigmas, mistérios e questões de lógica.

14h
Pavilhão 3 - Azul

Para transformar a própria vida

Charles Duhigg

Mediação: Samy Dana

Um bate-papo sobre como podemos alterar nossos hábitos e reprogramarmos nossas atitudes no sentido de nos tornamos pessoas e profissionais melhores. 

16h
Pavilhão 3 - Azul

A era do imprevisto

Miriam Leitão, Sérgio Abranches

Mediação: Marcelo Pimentel Lins

O futuro sempre foi incerto. Agora, porém, mais do que nunca parece difícil prever onde terminará a transição histórica que vivemos. Para um mundo melhor, novos paradigmas filosóficos e sociológicos são necessários.

18h
Pavilhão 3 - Azul

90 anos de Tom Jobim

Ruy Castro

Mediação: Edney Silvestre

Tom Jobim, que completaria 90 anos em 2017, fez na música um retrato de nosso povo e de nossa história. O grande maestro e compositor da música popular brasileira é homenageado por um dos mais queridos escritores brasileiros em atividade.

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador café literário e papel oficial
patrocinador segurança oficial
patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
apoio espaço digital
transporte oficial
parceiro de mídia
APOIO ENSINO SUPERIOR
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 3094-5676
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil
http://orderultram.net/