MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA APRESENTAM

VENHA VIVER
MUITAS HISTÓRIAS.

Arena #SemFiltro

Um espaço para todas as idades, de público a debatedores, que concentra os mais diversos assuntos em uma arena especial, com capacidade para 400 pessoas. Ninguém vai querer ficar de fora dessa hashtag.

As fronteiras entre as diversas plataformas de conteúdo vêm se desintegrando na atualidade. Um autor pode publicar e se relacionar com seu público por meio de um rico ecossistema midiático, e essa é uma das diretrizes da programação da Arena #SemFiltro. A ideia é também refletir sobre os movimentos e as produções relacionados ao universo jovem de várias gerações, proporcionando o encontro de inúmeras juventudes.

Abrindo a agenda da Arena #SemFiltro, Rafael Vitti fala sobre poesia. Leo Jaime encontra Arthur Aguiar em um bate-papo sobre multi-homens, e em outro encontro, Sophia Abrão debate sobre multimulheres. LGBT, Moda, Música e Ideologia também fazem parte da programação. E nomes conhecidos do público, como Bruno Mazzeo, Helio de La Peña, Fernanda Young, Lelezinha, Tico Santa Cruz, Marcius Melhem, Marina Ruy Barbosa e Thalita Rebouças também fazem parte de uma vasta e eclética programação. Em encontros para os mais novos, Kéfera comanda a sessão “Da Autobiografia à Ficção”, RezendeEvil conversa sobre gamers e Larissa Manoela conta um pouco sobre sua vida junto à Fernanda Souza.

Serão 26 conversas sobre diversos temas, sem filtro e com a participação da plateia. Sejam bem-vindos!

Curadoria: Rosane Svartman
                    Claudia Sardinha

 

DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS

Com capacidade para 400 pessoas, o acesso à Arena #SemFiltro é feito através de pulseiras distribuídas no dia de cada apresentação, em horário a ser divulgado em breve, na Central de Senhas da Bienal Rio.

 

OBSERVAÇÕES:

• A distribuição de pulseiras é limitada a uma (1) por pessoa, respeitando a capacidade do espaço;
• A senha é válida somente para o mesmo dia de retirada e ao respectivo evento;
• A tolerância de entrada é de até 15 minutos após o início da sessão, depois desse horário, os lugares vagos serão liberados para os interessados que estiverem na fila de espera, respeitando a capacidade do espaço.

Clique aqui e consulte todas as regras de distribuição de senhas.

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.

31 agosto quinta

18h
Pavilhão 4 - Verde

POESIA EM TODA PARTE

Rafael Vitti, Yasmin Gomlevsky, Charles Peixoto, João Doederlein (Akapoeta)

Mediação: Viviane Mosé

Do mimeógrafo ao Instagram, várias gerações de poetas e com diferentes trajetórias se encontram na mesa de poesia da Arena #SemFiltro.

01 setembro sexta

15h
Pavilhão 4 - Verde

TÔ NA MODA

Maju Trindade, Julia Faria, Arlindo Grund

Mediação: Maria Prata

A internet se tornou a plataforma de referência para a busca de novas tendências da moda e do comportamento na atualidade? Tentando responder esta pergunta, Maria Prata, jornalista e experiente consultora de moda, irá mediar uma conversa com Maju Trindade e Julia Faria, que lançaram livros recentemente, e com o apresentador e stylist, Arlindo Grund.

19h
Pavilhão 4 - Verde

Cidadania, Só que não!

Mario Sergio Cortella, Marcelo Tas

Mediação: Lucas Salles

Marcelo Tas, escritor, apresentador, ator e humorista, e Mario Sérgio Cortella, escritor, filósofo e educador, lançaram  recentemente o livro Basta de Cidadania Obscena!. Além disso, têm em comum o fato de tratarem de temas polêmicos, pertinentes à sociedade e com popularidade nas redes sociais. 

02 setembro sábado

12h30
Pavilhão 4 - Verde

CRESCENDO COM A MÍDIA

Maisa Silva, Priscilla Alcantara

Mediação: Ana Paula Lisboa

Espontâneas e autênticas, Maisa Silva e Priscila Alcantara cresceram expostas a várias mídias do mundo digital. Talvez por isso transitem com tanta facilidade entre redes, telas e formatos. Apesar de nativas digitais, ambas têm livros, uma das mais antigas formas de contar uma história.

17h
Pavilhão 4 - Verde

INTERCÂMBIO, UMA VIAGEM COM LEISA RAYVEN E BABI DEWET

Leisa Rayven

Mediação: Babi Dewet

A mesa contará com a presença das autoras Leisa Rayven e Babi Dewet. Leisa, escritora australiana, iniciou sua carreira no teatro enquanto Babi, brasileira, é formada em cinema. Ambas começaram a escrever no mundo das fanfics, têm uma pegada pop, feminina e uma produção prolífica.

19h
Pavilhão 4 - Verde

GAME É COISA DE MENINO?

Malena Nunes, Spok

Mediação: Paula Arantes

Videogame é coisa de menino? Hoje em dia, os gamers discordam completamente desta máxima. Malena Nunes irá conversar com Spok e o bate-papo terá a mediação de Paula Arantes.

03 setembro domingo

13h
Pavilhão 4 - Verde

Rebeldes Têm Asas - Como transformar crises em oportunidades

Rony Meisler

Mediação: Simone Magno

Bate-papo com o empresário Rony Meisler para aqueles que querem transformar seus sonhos em negócios. Empreendedores, executivos e estudantes poderão descobrir por meio da história de Rony as melhores dicas de como utilizar a crise como uma oportunidade e a importância da consciência socioambiental em uma empresa.

15h
Pavilhão 4 - Verde

TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER E NUNCA TEVE CORAGEM DE PERGUNTAR

Gabriela Medvedovski, David Lucas, Matheus Abreu

Mediação: Jairo Bouer

Tudo que um jovem sempre quis saber sobre sexo mas nunca teve coragem de perguntar – esse é o mote da mesa composta por David Lucas, que lançou um livro sobre o assunto, Gabriela Medvedovski e Matheus Abreu, que vivem um casal que lida com a gravidez durante a adolescência no programa Malhação. 

17h
Pavilhão 4 - Verde

Multi-homens

Leo Jaime, Arthur Aguiar

Mediação: Bruno Levinson

Leo Jaime e Arthur Aguiar jogam nas 11. São atores, músicos, apresentadores - além de protagonistas das redes sociais. Homens talentosos e cheios de assunto, irão conversar mediados pelo jornalista e produtor cultural Bruno Levinson. 

19h
Pavilhão 4 - Verde

CORRENDO ATRÁS

Helio de La Peña, Juan Paiva, Lelezinha, Jefferson De

Mediação: Ana Paula Lisboa

Helio de La Peña, humorista, autor e ator, escreveu o livro Glanderson, sobre um garoto que sonha em ser jogador de futebol e seu técnico que sonha em ser empresário de sucesso. O livro foi adaptado para o cinema por Jeferson De, talentoso e premiado cineasta, além de autor do livro Dogma Feijoada: e o Cinema Negro no Brasil.   

 

04 setembro segunda

17h
Pavilhão 4 - Verde

MÚSICA E IDEOLOGIA

Tico Santa Cruz, Leoni

Mediação: Bruno Levinson

Bruno Levinson, produtor cultural, jornalista, autor e biógrafo, vai mediar uma conversa com Tico Santa Cruz e Leoni. Estes artistas têm em comum o fato de levantarem bandeiras e discutirem os rumos da sociedade e da arte por meio de suas letras engajadas e reflexivas.  

19h
Pavilhão 4 - Verde

MULTIMULHERES

Sophia Abrahão, Lucy Alves

Mediação: Bruno Levinson

Sophia Abraão escreve - música e livros - atua, e é também apresentadora. Lucy Alves canta e interpreta, e vem cada vez mais se destacando pela vasta qualidade. O que estas mulheres talentosas têm em comum são carreiras e trajetórias ricas em experiências artísticas diversas, múltiplas. É sobre isso que estas mulheres incansáveis e incríveis irão conversar. 

05 setembro terça

12h
Pavilhão 4 - Verde

Falando sério com Larissa Manoela

Larissa Manoela, Thalita Rebouças

Mediação: Claudia Sardinha

Larissa Manoela começou sua carreira como atriz aos 6 anos de idade e ganhou muita notoriedade na TV e no cinema. Multitarefas, é cantora e autora de dois livros, O Mundo de Larissa Manoela e O Diário de Larissa Manoela. Dividindo a mesa com ela, uma das escritoras que mais venderam livros sobre o universo jovem, Thalita Rebouças. As trajetórias das duas se cruzaram quando Larissa Manoela foi convidada para estrelar o filme Fala Sério, Mãe!, adaptação do livro homônimo da Thalita, que já se tornou um clássico sobre o universo adolescente. 

13h30
Pavilhão 4 - Verde

Slam Colegial Fluip

Slam Colegial FLUP

Em mais uma parceria da Bienal Internacional do Livro Rio com a FLUP - Festa Literária das Periferias, o Slam Colegial contará com a participação de estudantes de oito escolas públicas do Ensino Médio do Rio de Janeiro para uma competição de poetry slam, onde os poetas irão ler, recitar e performar os textos de sua autoria. Os vencedores serão escolhidos pelo público e os três melhores irão levar o troféu da competição.

19h
Pavilhão 4 - Verde

HUMOR! ONTEM, HOJE, SEMPRE

Bruno Mazzeo, Lucas Rangel

Mediação: José Lavigne

Os grandes nomes do humor brasileiro já vieram do rádio, do cinema, televisão, do teatro, da stand-up comedy e, recentemente, da internet. Na verdade, hoje é possível dizer que o humor desliza pelas diversas mídias e plataformas digitais. Diferentes gerações de artistas que se dedicam ao gênero irão discutir suas trajetórias e os novos caminhos do humor. 

06 setembro quarta

13h30
Pavilhão 4 - Verde

Slam Colegial FLUP

Slam Colegial FLUP

Em mais uma parceria da Bienal Internacional do Livro Rio com a FLUP - Festa Literária das Periferias, o Slam Colegial contará com a participação de estudantes de oito escolas públicas do Ensino Médio do Rio de Janeiro para uma competição de poetry slam, onde os poetas irão ler, recitar e performar os textos de sua autoria. Os vencedores serão escolhidos pelo público e os três melhores irão levar o troféu da competição.

17h
Pavilhão 4 - Verde

UMA PARTIDA COM REZENDEEVIL

RezendeEvil

Mediação: Chandy Teixeira

Ser jogador de futebol é o sonho de muitos jovens, mas Pedro Afonso, que chegou a ser goleiro de um time na Itália, desistiu dele para ganhar a vida praticando outro esporte: o videogame. Esse youtuber, famoso por fazer vídeos de Minecraft, vai ser entrevistado pelo jornalista Chandy Teixeira, do Globo Esporte e do SporTV, que vai desafiar o RezendeEvil para uma partidinha. 

 

07 setembro quinta

12h
Pavilhão 4 - Verde

KÉFERA: MUDANDO DE ASSUNTO

Kéfera

Mediação: Rosane Svartman

Kéfera Buchmann é escritora, atriz, vlogueira, apresentadora e também uma grande empreendedora. Construiu sua carreira com talento e criatividade na internet para depois migrar para outras plataformas e mídias. Estreando na ficção, Kéfera vem à Bienal do Livro para uma conversa sem filtro sobre sua nova experiência na literatura.

15h
Pavilhão 4 - Verde

FEMINISTA: A NOVIDADE

Fernanda Young, Jéssica Ellen, Ana Rios, Jarid Arraes

Mediação: Ana Paula Lisboa

Ana Rios, Jéssica Ellen, Fernanda Young e Jarid Arraes são feministas e vão conversar sobre como o ativismo digital ajudou na divulgação das pautas do movimento e sobre o desafio de extrapolar as discussões virtuais para o mundo real. 

17h
Pavilhão 4 - Verde

INTERCÂMBIO, UMA VIAGEM COM GAYLE FORMAN E PAULA PIMENTA

Gayle Forman

Mediação: Paula Pimenta e Rosane Svartman

No Brasil a escritora Gayle Forman é conhecida principalmente pelo livro, adaptado para o cinema, Se Eu Ficar, que conta a história de Mia. Mas além deste livro, outras de suas obras foram lançadas com sucesso em português, tal como Para Onde Ela Foi, que conta a mesma narrativa pelo ponto de vista de Adam, par romântico de Mia e Quando eu parti, um romance sobre aquela fase em que as pessoas já viveram o que pode ser a metade da vida e começam a se questionar se fizeram tudo certo. . A autora, que ganhou notoriedade por sua obra para jovens adultos, será entrevistada por Paula Pimenta e Rosane Svartman.
 

08 setembro sexta

13h30
Pavilhão 4 - Verde

Slam Colegial FLUP

Slam Colegial FLUP

Em mais uma parceria da Bienal Internacional do Livro Rio com a FLUP - Festa Literária das Periferias, o Slam Colegial contará com a participação de estudantes de oito escolas públicas do Ensino Médio do Rio de Janeiro para uma competição de poetry slam, onde os poetas irão ler, recitar e performar os textos de sua autoria. Os vencedores serão escolhidos pelo público e os três melhores irão levar o troféu da competição.

18h
Pavilhão 4 - Verde

DOS LIVROS PARA AS TELAS E TEATRO

Carina Rissi, Luiza Trigo, Isabela Freitas, Clara Averbuck

Mediação: Ana Paula Lisboa

Clara Averbuck, Luiza Trigo, Isabela Freitas e Carina Rissi são autoras de sucesso que tiveram suas obras adaptadas para outras telas e vem à Bienal para um bate-papo com a jornalista Ana Paula Lisboa.

19h30
Pavilhão 4 - Verde

Encontro com Lázaro Ramos - Identidades, afeto e atitude

Mediação: Ana Paula Lisboa

09 setembro sábado

15h
Pavilhão 4 - Verde

LGBT

Lorelay Fox, Maicon Santini, Renato Plotegher Jr

Mediação: Felipe Cabral

Eles se utilizaram da literatura como ferramenta de debate para expor questões relativas à diversidade sexual e identidade de gênero. 

17h
Pavilhão 4 - Verde

GIRLS IN THE AO VIVO!

Raony Philips

Mediação: Ana Paula Lisboa

Raony Philips é criador, roteirista, diretor, dublador e tudo mais que você puder imaginar da websérie Girls In The House, que é desenvolvida a partir do jogo The Sims. Esse brasileiro de vinte e poucos anos é responsável, sozinho, por uma das séries de maior sucesso do YouTube. 

19h
Pavilhão 4 - Verde

BOM HUMOR

Marcius Melhem, Luan Novitt, Manoela Antelo, Victor Meyniel

Mediação: José Lavigne

Os grandes nomes do humor brasileiro já vieram do rádio, do cinema, da televisão, do teatro, do stand-up comedy e, recentemente, da internet. Na verdade, hoje é possível dizer que o humor desliza pelas diversas mídias e plataformas digitais. Diferentes gerações de artistas que se dedicam ao gênero irão discutir suas trajetórias e novos caminhos do humor.  

10 setembro domingo

14h
Pavilhão 4 - Verde

INTERCÂMBIO, UMA VIAGEM COM V.E. SCHWAB E FRINI GEORGAKOPOULOS

V.E. Schwab

Mediação: Frini Georgakopoulos

V.E. Schwab escreve livros de fantasia reconhecidos pelo público e pela crítica. Foi semifinalista do Goodreads Choice 2013 Book Awards e ficou entre as melhores publicações de fantasia de 2014, de acordo com as indicações de leitura da ALA (American Library Association)

15h
Pavilhão 4 - Verde

LEIA.SEJA.

Bernardinho

Mediação: Marcos Pereira

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros lança este mês uma campanha para valorizar o livro no Brasil e o papel transformador da leitura na sociedade. O conceito parte da ideia de que, quando lemos, nos tornamos parte da história. Ler estimula a imaginação, a criatividade e a inspiração. Faz rir e chorar, refletir e viajar.  Na campanha, o técnico de vôlei Bernadinho dá vida ao Capitão Rodrigo e vem à Bienal para uma contar detalhes desta participação.

18h
Pavilhão 4 - Verde

UM CONVITE À LEITURA

Marina Ruy Barbosa, Thalita Rebouças

Mediação: Olívia Torres

Thalita Rebouças é apresentadora, atriz e a escritora com mais livros vendidos para o público infanto-juvenil, adolescente. Muito começam a ler através de suas histórias. Para conversar com ela, Marina Ruy Barbosa, que lança em breve um livro que é também um projeto de fomento à leitura de poesia. Mediando a mesa, a atriz Olívia Torres.

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio.

Use as tags #EUAMOLER e #BIENALRIO e compartilhe seu amor pela leitura.

buy phentermine rx
patrocinador
patrocinador entreletras
patrocinador café literário e papel oficial
patrocinador segurança oficial
patrocinador e-commerce
apoio cultural
apoio
apoio espaço digital
transporte oficial
parceiro de mídia
APOIO ENSINO SUPERIOR
REALIZAÇÃO
AGENTS & BUSINESS CENTER
realização
http://orderultram.net/ gs-phentermine.com
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
+55 21 3094-5676
Atendimento: 13h às 19h
contato@bienaldolivro.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Approach Comunicação Integrada
21 3461-4616 - Ramal 133
Adriane Constante
bienal@approach.com.br
endereço
Rua Salvador Allende 6.555
Barra da Tijuca · RJ
22783-127 · Brasil